➡ O que é consagrar e consagração? Como consagrar coisas a Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

A palavra consagrar é amplamente usada pela igreja e também aparece muito na Bíblia Sagrada, principalmente devido ao seu significado profundo. Por todo lado ouvimos que “fulano” tem o ministério consagrado, que o CD do artista “X” foi consagrado a Deus, que os elementos da Santa Ceia serão consagrados, etc. E é em meio a esse uso dessa palavra que as pessoas não sabem muito bem a profundidade do que estão falando e do significado dessa expressão.

Por isso vamos abaixo destacar o que a Bíblia ensina a respeito dessa consagração.
consagração, consagrar, dedicar, orar, dar a Deus

*Você entenderá o porque da imagem (tênis) no fim deste artigo.

O que significa consagrar?

Consagrar significa dedicar uma pessoa ou algo a Deus. Tudo aquilo que é consagrado é dedicado para servir ao Senhor e aos desígnios Dele, para honrar Deus, para a santificação de Seu nome e realização da obra Dele. Não é pouca coisa, é algo extremamente sério e profundo.

A consagração de alguém ou algo não é algo automático, ou seja, que acontece na vida da pessoa sem qualquer esforço ou busca. Essa consagração é realizada através de algum ato, como por exemplo, uma oração ou algum ritual. Exemplo disso é quando se consagra algum pastor ou servo de Deus ao santo ministério. Eles são consagrados em um culto especial num momento especial. A oração é sempre usada quando se consagra algo ou alguém, pois é através dela que colocamos diante de Deus tal desejo.

Na Bíblia encontramos o povo de Deus consagrando de tudo: pessoas (Êxodo 22. 31); vestes sacerdotais (Êxodo 29. 29); campos (Levítico 27. 21); ofertas (Deuteronômio 12. 26); dinheiro e utensílios (Josué 6. 19); animais (2 Crônicas 29. 33); o dia (Neemias 8. 9); lugares (Jeremias 31. 40). Isso mostra que podemos consagrar todas as coisas a Deus em um ato de fé e de busca da vontade Dele.

Consagrar algo dá poder ao que foi consagrado?

Muitas pessoas ficam confusas achando que consagrar algo ou alguém gera algum tipo de poder ou mágica especial sobre aquilo. Isso não é verdade. A consagração não vale nada se não for acompanhada da obediência e da busca da vontade de Deus. Eu posso me consagrar diante de Deus para servir a Deus, mas se eu não for reto nos meus caminhos, essa consagração não vale de nada.

Quando me mudei para minha casa, logo após meu casamento, há 12 anos, chegou aos meus ouvidos que o antigo dono era espírita e que o lugar poderia ser meio “pesado” para morar. Por dentro, no meu coração, ri, pois a primeira coisa que fiz ao entrar em minha casa nova foi orar e consagrá-la totalmente ao Senhor. Se eu a consagrei ao Senhor, agora ela está debaixo da bênção Dele e ponto! A palavra faz bem poderosamente sobre isto: “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável” (1 Timóteo 4:4).

Tenho a mesma postura com relação a tudo que tenho, que adquiro, que faço e que sou. Assim, não me preocupo com relação ao que as pessoas dizem quando apontam que, por exemplo, o produto A ou B foi “consagrado ao diabo” pelo dono da empresa para vender mais e tal… simplesmente o consagro ao Senhor (sendo ele licito, é claro) e usufruo, pois o diabo não tem nada, não criou nada e não é dono de nada.

Uma vez fui desaconselhado a comprar um determinado tênis (de muita qualidade por sinal, como o da foto que está neste estudo) por ser ele, segundo a pessoa, “consagrado ao diabo” para vender mais. O dono da empresa teria feito um pacto com o “tinhoso” para alavancar as vendas. Simplesmente fui lá, comprei o tênis (com meu dinheiro dado pelo Senhor através do meu trabalho), o consagrei ao Senhor Todo-Poderoso, e o usei até furar a sola, pois ele era agora dedicado e consagrado a Deus.

Nenhuma consagração ao diabo é mais poderosa do que a consagração a Deus!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão