O que a Bíblia diz a respeito do poderoso anjo Gabriel?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu gosto muito de ler na Bíblia a respeito do trabalho dos anjos de Deus, de como o Senhor os usa na obra. Gostaria de entender um pouco mais sobre o poderoso anjo Gabriel, que é citado na Bíblia. Pode fazer um estudo nos mostrando que tipo de anjo ele era e qual era o seu poder?

Um dos assuntos que provoca grande curiosidade em nós quando lemos a Bíblia é a respeito dos anjos de Deus que são mencionados. A Bíblia menciona a existência dos anjos de forma clara:

“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos” (Salmos 91:11).

Além disso, vemos em várias narrativas os anjos realizando obras designadas por Deus aqui em nosso mundo: “Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada” (Gênesis 16:10).

Leia também: o que significa anjo, arcanjo, querubim e serafim?

Mas chama a atenção que apenas dois anjos são chamados pelo nome na Bíblia. Um é Miguel (Judas 1:9, Daniel 10:13) e o outro é Gabriel.

Esses dois anjos são apresentados de forma muito detalhada cumprindo propósitos de Deus na terra. Hoje vamos falar um pouco sobre Gabriel e suas importantes aparições para cumprir diversos propósitos de Deus aqui na terra.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que a Bíblia diz sobre o anjo Gabriel?

(1) Gabriel é um nome de origem hebraica que significa “Guerreiro de Deus”. Seu nome é formado de duas palavras: “geber” (guerreiro) e “el” (Deus).

Na Bíblia, a primeira menção sobre ele foi quando, em forma humana, ele apareceu a Daniel para revelar o significado de uma visão:

“E ouvi uma voz de homem de entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão” (Daniel 8:16).

Gabriel também falou a Daniel em forma humana sobre o Dia do Juízo: “Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde” (Daniel 9:21).

(2) Após esse acontecimento na época de Daniel, não temos mais relatos de Gabriel no Velho Testamento. Claro, isso não significa que ele não estava atuante, mas que apenas não tivemos mais registros.

A nova menção sobre a atuação dele aparece em Lucas 1:11-20, quando ele visita Zacarias, esposo de Izabel, que viriam a ser os pais de João Batista:

“Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas” (Lucas 1:19).

Ele também determinou que Zacarias ficasse mudo por não crer na promessa de Deus de fazer sua esposa Izabel ter um filho em sua velhice, demonstrando que é um anjo muito poderoso:

“Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão” (Lucas 1:20).

(3) Após seis meses Gabriel entra em ação novamente e é mencionado visitando Maria para dar-lhe a notícia de que fora escolhida por Deus para, de maneira milagrosa, ser a mãe de Jesus, o Messias prometido:

“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria” (Lucas 1:26).

Leia também: O que significa Messias na Bíblia?

(4) Além desses relatos temos também muitos relatos sobre Gabriel nos livros que chamamos de apócrifos, principalmente no livro de Enoque, que traz diversas informações sobre ele. Porém, não aceitamos esses livros como inspirados, por isso, as informações contidas neles são duvidosas. Se quiser saber mais sobre o que são os livros apócrifos, clique aqui e leia este estudo.

(5) Assim, concluímos que Gabriel é anjo muito poderoso e que realizou muitos trabalhos para Deus aqui na terra. Observamos que existe muito misticismo a respeito dele, pessoas que oram a ele, que o cultuam, que fazem simpatias e uma série de outros misticismos supersticiosos a este anjo.

Mas tudo isso é incorreto e proibido pela Bíblia. O que a Bíblia nos autoriza a pensar sobre ele é que é um grande mensageiro de Deus a serviço do reino do Senhor tanto no céu quando na terra. O que passa disso é especulação e deve ser rejeitado.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp