A Bíblia proíbe fazermos simpatias, por exemplo, para melhorar as finanças?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Sou nova convertida e sempre gostei de fazer simpatias das mais diversas. Mas agora que sou convertida estou em dúvida se a Bíblia aprova fazer simpatias, por exemplo, para melhorar a saúde, para arrumar um namorado, melhorar as finanças etc. Você poderia me instruir a respeito disso com embasamento bíblico?

Cara leitora, o nosso país é um país onde essa questão de simpatias é muito difundida, trazendo muita confusão na mente das pessoas. Mas hoje vamos trazer luz a esse tema, usando a Bíblia Sagrada.

A Bíblia apoia fazermos simpatias, por exemplo, para melhorar as finanças?

A Bíblia aprova fazermos simpatias?

(1) Primeiramente, vamos relembrar o que é uma simpatia: “É uma ação praticada supersticiosamente com a finalidade de conseguir algo que se deseja”. Uma pesquisa rápida na internet nos revela que existem simpatias de todos os tipos: para arrumar trabalho, para arrumar namorado (a), para trazer felicidade, para trazer dinheiro, para trazer sorte, e até para trazer sorte para a pessoa jogar na loteria, etc.

Leia também: A sorte existe? O que a Bíblia diz?

(2) Esse significado nos mostra que simpatias são contrárias ao que a Palavra de Deus nos ensina. A palavra nos ensina a termos fé em Deus e que sem fé não conseguimos agradá-Lo: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Os que praticam simpatias ignoram o poder de Deus sobre suas vidas e colocam a sua fé em coisas, como se uma determinada ação realizada por meio de rituais tivesse o poder de fazer as coisas se realizarem na vida, sem que a vontade de Deus tivesse qualquer valor. Como se o universo fosse uma grande bagunça desvinculada de um Soberano que governa tudo e todos.

(3) Quando Deus fala a respeito de nossos desejos, daquilo que queremos para a nossa vida, em nenhum lugar da Bíblia Deus nos manda fazer simpatias ou coisas parecidas. O que Deus nos manda fazer é orarmos a Ele: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lucas 11:9). O servo de Deus é chamado a confiar em Deus de todo coração e a ter fé na vontade Dele, devendo orar e buscar os desejos de Deus em primeiro lugar em sua vida: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 João 5:14). Simpatias simplesmente ignoram a vontade Deus, fazendo do homem o senhor dos acontecimentos que ele deseja.

Para quem as simpatias são feitas?

(4) Grande parte das simpatias que as pessoas fazem são como uma espécie de oferendas a santos, a anjos, a deuses e até a espíritos de pessoas mortas. Tudo isso é proibido pela Bíblia, pois a Bíblia declara claramente que esse tipo de contato com essas coisas representa um contato com demônios, portanto, é do desagrado de Deus: “Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais” (Deuteronômio 32:17). O servo de Deus ora a Deus colocando diante Dele os seus anseios, sabedor de que Ele é o único que pode transformar sua vida. Quem faz simpatias coloca os seus anseios diante de demônios e não de Deus.

(5) Além de tudo o que já foi posto, simpatias levam as pessoas a serem enganadas. Veja esta simpatia que peguei em um famoso site de uma personalidade dessa área: Simpatia para superar problemas financeiros: “Ao acordar, esquente 1 litro de água com 1 copo de arroz cru em 1 panela. Em seguida, coe e deixe a água esfriar. Tome um banho bem demorado e depois jogue a água do arroz no seu corpo, do pescoço para baixo. Coloque 1 roupa branca e limpa e verá que o dinheiro aparecerá como que por encanto. O arroz, você deve jogar no lixo. Lave e reutilize a panela normalmente”. Conforme vemos, esse tipo de simpatia leva as pessoas ao engano, leva as pessoas a acharem que as coisas na vida se conseguem dessa forma, como que “por encanto”. Isso nos mostra o quão prejudicial esse tipo de crendice é para a vida das pessoas.

(6) Dessa forma, servos de Deus não devem se apegar a nenhum tipo de simpatia. Ao contrário, devem se apegar totalmente a Deus, o seu Senhor, aquele que lhes ajuda e fortalece, e aquele que realmente pode mudar aspectos da nossa vida, nos ajudar, nos fazer crescer e nos abençoar sobremaneira. Nenhum tipo de tentativa humana supersticiosa pode dar aquilo que Deus não quer que seja dado. Nenhum esforço humano pode realizar aquilo que Deus não quer realizar: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Salmos 127:1-2).

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão