O que significa graça comum? Por que Deus abençoa ímpios?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Sou novo convertido e meu amigo que pregou o evangelho para mim me disse que existem dois tipos de graça de Deus sobre nossa vida. A graça salvadora e a graça comum. Eu não consigo entender isso direito dentro da Bíblia. Pode fazer um estudo sobre isso?

A graça comum talvez seja uma das doutrinas mais fascinantes e impressionantes mostradas na Bíblia Sagrada. Mas antes de sabermos com um pouco mais de detalhes seu significado, vamos definir as duas palavras que formam essa doutrina.

“Graça” na Bíblia significa o movimento de Deus em favor do ser humano mesmo ele não sendo merecedor. A graça de Deus está amplamente ligada ao Seu amor quase que inexplicável.

“Comum” aqui é algo que aponta para essa graça como sendo ampla ao ponto de atingir a todos. Nesse ponto é necessário alertar que essa graça comum não é a mesma coisa que a graça salvadora que vemos na Bíblia, que alcança o indivíduo e o leva a ser justificado por Jesus Cristo, que faz dele um salvo.

Leia também: 5 verdades a respeito da salvação

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é a graça comum?

Jesus trouxe uma palavra que exemplifica muito bem o significado da graça comum:

O estado de pecado do ser humano o faz não merecedor de nenhuma bênção de Deus. Se Deus não derramasse sequer uma bênção sobre o ser humano não estaria sendo injusto e nem mau.

Porém, observamos que não é assim que Deus age. Observamos claramente que Deus age com sua graça mesmo entre os maus como disse Jesus.

Mas Deus faz muito mais do que fazer o sol nascer e a chuva cair para abençoar justos e injustos! A graça comum de Deus é muito amplamente derramada no mundo.

Observe, por exemplo, que mesmo os maus têm talentos que podem ser usados em prol da sociedade. Observe quantos ateus cientistas, que sequer declaram Deus como Senhor, têm inteligência e vida para trazer benesses à humanidade e a si mesmos.

Observe que a terra, ano após anos, dá o seu fruto, traz riquezas, possibilidades de bem a todos. Observe como a graça comum de Deus permite que haja autoridades, justiça, ordem – ainda que imperfeita.

Observe que muitos seres humanos conseguem viver uma vida com bons valores mesmo estando afastados de Cristo. Tudo isso e muito mais é o derramar da graça comum de Deus sobre a vida na terra.

Não fosse essa graça comum de Deus, o ser humano sofreria de forma quase insuportável o poder das consequências devastadoras de seus pecados, que transformariam tudo em um caos. O mundo estaria em um caos maior do que o que vemos hoje.

Por isso a Bíblia declara: “Pois do SENHOR é o reino, é ele quem GOVERNA as nações.” (Salmos 22.28). O governo de Deus, de forma justa, derrama essa graça comum sobre justos e injustos.

É importante ressaltar que essa graça comum de Deus derramada sobre todos em nenhum momento invalida Sua justiça contra aqueles que o rejeitaram.

Pois a Bíblia é clara quando mostra que Deus julgará toda a terra (Salmos 96.13). Essa graça apenas acentua a benignidade e amor de Deus diante de seres que mereceriam apenas o Seu desprezo e condenação. Isso é a graça!

Mais uma coisa a salientar é que a graça comum não salva ninguém. A graça salvadora é que atua na regeneração da pessoa, a graça comum não. Porém, na vida dos eleitos de Deus essas duas “graças” atuam de certa forma em conjunto na vida deles de forma muito especial.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp