O que significa genealogia? Veja o que a Bíblia ensina sobre isso

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

A Bíblia é recheada de genealogias. Provavelmente você já deve ter lido alguma mesmo sem saber. O povo judeu, tradicionalmente, dava muito valor aos registros das suas genealogias, o que nos permitiu conhecer muito das personagens que compuseram a sua história.

Genealogia é uma lista onde constam os nomes dos parentes de alguém ou de alguma família. Desse termo surgiu a expressão árvore genealógica, que é uma lista de nossos descendentes. Para exemplificar, vou expor abaixo um trecho da genealogia de Adão até Noé, que se encontra em Gênesis 5. 3-32: Adão – Sete – Enos – Cainã – Maalalel – Jarede – Enoque – Metusalém – Lameque – Noé.O que significa genealogia?

O que significa genealogia bíblica?

Essa genealogia de Adão que mencionamos acima é uma genealogia simplificada que segue mostrando apenas um dos filhos de cada personagem, provavelmente o primogênito (primeiro filho homem), que era quem recebia a liderança da família quando o pai morria. A genealogia completa contaria com todos o entes da família. A Bíblia geralmente usa o personagem que tem mais importância na história e descreve a sua genealogia de modo a simplificar o relato.

As mulheres e a genealogia

Você deve ter notado também que na sociedade judaica, que era patriarcal, na maioria das genealogias não constava o nome das mulheres. No entanto, elas também fazem parte de qualquer genealogia, afinal, sem elas, não há multiplicação dos descendentes.

Porém, em algumas genealogias bíblicas, vemos também mulheres citadas que, normalmente, eram incluídas quando se destacavam de alguma forma na sociedade ou na história narrada. É o caso, por exemplo, da genealogia de Jesus Cristo registrada em Mateus 1. 1-17, onde constam nomes de várias mulheres que tiveram importância singular na narrativa bíblica.

Normalmente as pessoas acham bem chato ler as genealogias, mas estudá-las nos ajuda a enxergar melhor a história bíblica e seus personagens. Vou te dar um exemplo: você sabia que estudando as genealogias consegui verificar que Adão conviveu com Noé devido as idades grandes que os personagens viveram naquela época? Esse fato nos ajuda a entender como os relatos orais conseguiram se manter fieis até que alguém os escrevesse. Afinal, por exemplo, Adão estava ali para contar a história exatamente como ocorreu e evitar distorções.

Se você quer saber um pouco mais sobre as genealogias na Bíblia, te aconselho a dar uma lida em 1 Crônicas. Lá se encontram várias genealogias registradas de forma simples e objetiva.

E você, conhece a história dos seus antepassados. Faça a sua árvore genealógica, é muito legal!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp