Quantos animais entraram na arca de Noé? Tinha espaço para todos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Me converti há cerca de 2 anos e gosto muito de estudar a Bíblia, mas confesso a você que a história que mais me deixa desconfiado na Bíblia é a da arca de Noé. Com a grandeza desse mundo e A quantidade de animais que temos, fico me perguntando se é realmente possível que a arca de Noé realmente seja algo real. Quantos animais entraram na arca de Noé? Seria possível um único barco realizar essa obra? Haveria ali espaço para todos? Essas são perguntas que me deixam muito confuso.

Caro leitor, eu já sou cristão há quase 20 anos e posso lhe garantir que a Bíblia Sagrada é verdadeira em todos os seus relatos, pois a estudo de forma profunda. Sobre a arca de Noé, quero lhe dar algumas informações que talvez tenham passado despercebido dos seus estudos e que lhe ajudarão a verificar a veracidade dos fatos.

Quantos animais entraram na arca de Noé? Tinha espaço para todos?

Quantos animais entraram na arca de Noé?

(1) Nas instruções de Deus acerca de quantos animais seriam levados na arca, observamos o seguinte: “De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra” (Gênesis 7:2-3).

Provavelmente esses animais “limpos” seja uma referência a animais de rebanho que serviriam de alimentação posteriormente. Desses são 7 pares. Das aves também são 7 pares. Do restante dos animais são 2 pares. Quando observamos isso, a primeira coisa que vem à nossa mente é: Como poderia caber tantos animais assim na arca? A isso, precisamos fazer algumas observações:

Haveria espaço para tantos animais na arca de Noé?

(2) Qual seria o conceito de espécie que se tinha na época bíblica? Não sabemos ao certo. Porém, é bem possível que na arca tenham sido levados apenas um casal de cada espécie e não dois indivíduos que representassem cada particularidade de cada espécie. Eu explico: Vamos usar como exemplo os cães domésticos. Sabemos hoje que todos os cães domésticos são da espécie Canis familiaris. Mas dentro dessa espécie de cães temos vira-latas, poodle, pastor-alemão, etc. Na arca possivelmente foram apenas dois dessa espécie e não dois de cada “subespécie” dessa. Esses dois (cães) que foram levados deram origem a diversidade que temos hoje, considerando que a parte da matéria que trata de certas facetas da evolução das espécies é verdadeira.  Isso já diminuiria em muito a necessidade de espaço.

(3) Outro dado interessante é que uma grande parte das espécies de animais existentes no planeta são aquáticas, ou seja, não teriam sérios problemas com o dilúvio a ponto de necessitarem de um espacinho na arca. Isso já economizaria mais uma quantidade enorme de espaço.

(4) Mais um fato a ser considerado é que um planejamento inteligente jamais levaria na arca animais já adultos ou velhos. É altamente possível que os animais levados fossem filhotes. Enquanto um elefante adulto pode chegar a quatro metros de altura e pesar cerca de quatro toneladas, um filhote mede cerca de um metro e pesa em torno de cem quilos.

Mais um monte de espaço economizado. Os filhotes teriam muito mais potencial de dar continuidade à espécie do que um adulto velho. Além disso, a maioria das espécies não são de porte grande, principalmente, se considerarmos o seu tamanho enquanto filhotes. Isso já começa a abrir a sua mente a respeito de quantos animais entraram na arca e se havia espaço ali? Vamos a mais dados:

(5) Para fechar, de acordo com Dr. Henry Morris, citando a arca de Noé em seu livro, [MORRIS, Henry. Criação ou Evolução. São Paulo: Fiel, 1979.], “considerando os três andares que possuía, ela tinha o tamanho suficiente para abrigar o conteúdo de 522 vagões ferroviários modernos. Isso significa que, na arca, havia espaço para mais de 120.000* animais e alimento para todos” (Considerando o tamanho médio de uma ovelha). É bastante espaço, não?

(6) Assim, não sabemos ao certo quantos animais entraram na arca de Noé, mas sabemos que todas as informações que temos na Bíblia torna sim possível essa história mesmo do ponto de vista científico. Se olharmos ainda com os olhos da fé, sabendo a grandeza do poder de Deus, então, não há como negar tal fato.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão