Por que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Alguns meses do ano de 2019 já se passaram e você ainda não conseguiu ler a Bíblia do jeito que prometeu para Deus em Janeiro? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição para qualquer dúvida que tiver... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: eu li na carta de Judas algo que me intrigou, lá diz que Miguel disputou com o diabo a posse do corpo de Moisés. Não entendi muito bem por que isso ocorreu, pois não me lembro no Antigo Testamento nada falando a respeito dessa questão. Pode me ajudar a entender por que houve essa disputa pelo corpo de Moisés?

Caro leitor, esse texto que você mencionou se encontra em Judas 1:9: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”. Vamos fazer uma análise dele agora para o compreendermos!

Por que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo?

Por que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo?

(1) A primeira coisa a compreender nesse texto é o motivo de Judas estar escrevendo esses versos. Judas escreve condenando a falta de reverência dos falsos mestres a qualquer autoridade levantada por Deus. Esses falsos mestres, além de causar confusão, chegavam até a negar o Senhor Jesus Cristo (Judas 1:4). Dentro desse contexto, Judas usa vários exemplos do juízo de Deus derramado sobre pessoas que agiam de forma semelhante. Usa o exemplo das pessoas que receberam punição no deserto depois do êxodo (Judas 1:5), de anjos que desagradaram a Deus (Judas 1:6) e das cidades de Sodoma e Gomorra (Judas 1:7). O ponto em comum das más condutas dessas pessoas era não respeitar as autoridades instituídas por Deus (Judas 1:8).

(2) Dentro desse contexto Judas usa o exemplo de um arcanjo (Miguel), que disputou o corpo de Moisés com o diabo, porém, que não ousou acusar de  forma difamatória o diabo (embora ele merecesse), antes, o entregou nas mãos do grande juiz, o Senhor Todo Poderoso. O foco principal de Judas aqui era exemplificar que aqueles falsos mestres agiam muito mal fazendo o que eles faziam. Mas de onde Judas tirou essa história de que Miguel disputou o corpo de Moisés?

(3) Não encontramos em qualquer dos escritos inspirados (canônicos) essa menção dessa disputa. Segundo vários teólogos, Judas a tirou de um livro chamado Assunção de Moisés, um livro que consideramos apócrifo, ou seja, não inspirado. Mas como Judas poderia ter citado um livro assim? O fato dele fazer essa citação não significa que ele considerava o livro 100% inspirado. O que ele fez foi pegar uma história contida nesse livro e que, possivelmente, era considerada plausível entre os judeus, e a usou como exemplo em sua analogia. Essa disputa pelo corpo de Moisés era algo possível de ter ocorrido, pois na citação da morte de Moisés, observamos que o próprio Deus o sepulta: “Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura” (Deuteronômio 34:5-6). Esse sepultamento pode muito bem ter sido feito após Miguel vencer o diabo na disputa pelo corpo.

Por que o corpo de Moisés foi disputado?

(4) Mas por que houve essa disputa pelo corpo de Moisés? Apesar do texto não mencionar, podemos pensar aqui em algumas possibilidades:

a) Será que o diabo pode ter reivindicado que Moisés era um assassino (em Êxodo 2:12 matou um egípcio) e, por isso, pelo menos seu corpo pertencia a ele? Isso, claro, era uma manipulação, pois Moisés era um pecador sim, mas arrependido.

b) Será que o diabo queria usar o corpo de Moisés para criar algum tipo de idolatria para o povo de Israel? Sabemos que um dos pecados em que o povo mais caia era na idolatria. Imagine o corpo de Moisés sendo feito um tipo de deus para o povo de Israel? Possivelmente seria adorado!

c) Será que o diabo queria fazer algum tipo de profanação e humilhação no corpo de Moisés para ridicularizar sua figura e seu ministério diante de pessoas?

(5) Nenhuma dessas possibilidades sobre a disputa do corpo de Moisés pode ser provada biblicamente, por isso, devemos encará-las como hipóteses. Deus não nos quis revelar os detalhamentos dessa batalha espiritual ocorrida com Miguel e o diabo, pois, em Judas, o objetivo principal era demonstrar para homens malignos que nem mesmo o grande arcanjo Miguel ousou caluniar o diabo, ou seja, o exemplo de cima mostra que não devemos agir como esses falsos mestres agiam, desrespeitando autoridades de forma difamatória e negando a autoridade de Jesus Cristo.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão