Quem creu em Jesus e não se batizou não será salvo!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Jesus falou aos discípulos que quem crer Nele e for batizado será salvo. Isso está em Marcos 16:16. Mas o que acontece em um caso onde a pessoa creu em Jesus, mas não quer se batizar, nesse caso, essa pessoa perde a salvação? Ou acontece outra coisa com ela? Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, a ordem de Jesus registrada em Marcos é bastante clara: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:16).

E isso foi muito bem compreendido pelos apóstolos, pois é exatamente o que acontece quando existem conversões verdadeiras. As pessoas são encaminhadas ao batismo:

“Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41).

Inclusive, o apóstolo Paulo, que veio depois, também seguiu essa mesma ordem, pregando e batizando os que creram. Veja o caso do carcereiro e dos que estavam com ele em casa:

“Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus” (Atos 16:33).

Então, o que entendemos é que a regra geral para um crente é que ele creia em Jesus e busque o batismo. Não existe um tempo estipulado para isso, mas ele deve se preparar, buscar e se batizar.

O que está fora da regra são exceções e exceções devem ser analisadas dentro de seus contextos para que se faça uma análise justa e bíblica. Vamos pensar em alguns casos abaixo e o que a Bíblia diz sobre eles.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Caso 1: Creu em Jesus e morreu antes de conseguir se batizar

Para entender essa exceção precisamos entender que o batismo não é um fator fundamental para a salvação (se batizar é uma obra que realizamos). Paulo explica como a salvação funciona e ela não é por obras:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Então, compreendemos que dentro dessa exceção, se o batismo não foi possível realmente por um motivo justo diante de Deus, a pessoa é salva normalmente. 

Um exemplo clássico dessa exceção é o ladrão crucificado ao lado de Jesus, que foi perdoado e salvo sem poder exercer a espiritualidade de forma plena, pois morreu sem poder descer da cruz:

“Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43).

Caso 2: Creu em Jesus, mas não quer se batizar por escolha pessoal

Essa é uma exceção estranha, pois qual seria o motivo de não querer se batizar? Penso que nesse caso, temos duas possibilidades:

Na primeira pode ser que a pessoa não entendeu o batismo. Precisa ser instruída a respeito dele. Então, seria uma dúvida sincera. Logo, Deus compreende isso e essa pessoa precisa ser ensinada.

Depois que for ensinada sobre o tema, se ainda permanecer no erro, aí podemos ter desconfiança se houve ali uma conversão verdadeira.

No segundo caso, podemos ter o caso de alguém não querer se batizar sem um motivo justo e verdadeiro. Sendo assim, essa pessoa, creio eu, está no grupo dos convencidos e não dos convertidos. E se não for convertida de verdade, então, não é salva. Se morrer estará perdida!

Temos de lembrar as palavras de Jesus: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46). Sendo o batismo uma ordem de Jesus deve ser feito enquanto existe vida!

Caso 3:  Está se preparando para o batismo e morre antes

Esse é um caso parecido com o primeiro que examinamos. E a situação aqui é bem parecida quanto ao que ocorre. A pessoa, nesse caso, já é salva.

Se ela não teve oportunidade de ter vida até o momento em que iria ser batizada, isso não trará nenhum prejuízo a ela.

Como já mencionei, a salvação não é por obras, logo, não conseguir se batizar por motivo justo (como morrer antes), não altera a obra que Deus fez na vida dessa pessoa.

Caso 4: Outros casos de exceção

Poderíamos desenhar aqui diversos cenários possíveis que podem ser exceções a esse caso. O que temos de pensar é que Deus conhece cada coração, sabe quem são os salvos e os conduzirá. Nenhum dos eleitos de Deus se perderá, nenhuma acusação ficará de pé contra os escolhidos do Senhor, pois Ele é quem os justifica:

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” (Romanos 8:33).

Isso nos leva a entender que Deus conduzirá Seus escolhidos ao batismo e nos casos de exceção justa, esses escolhidos serão perdoados diante do Deus vivo, que os justifica por causa do Cristo que morreu no lugar deles.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp