Aqui se faz, aqui se paga! Esse ditado é bíblico?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Tem um ditado popular, que lembro que minha mãe sempre ME dizia, que era “aqui se faz, aqui se paga”. Minha dúvida hoje, sendo eu evangélica, é se esse ditado tem algum fundamento bíblico nele. De fato, existe pagamento aqui na terra de coisas que fazemos?

Cara leitora, por coincidência, eu também ouvi muito esse ditado na minha família! Aliás, ele é bem comum mesmo. Porém, veremos a seguir que, ao mesmo tempo que ele tem algum fundo de verdade, ele também não é 100% verdadeiro.

A Bíblia explica que existe um princípio de Deus chamado de lei da semeadura. Esse princípio está contido, por exemplo, neste texto:

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

No entanto, apesar desse princípio realmente existir, devemos pensar que existe um “quando”, um “momento” em que ocorrerá essa ceifa, essa colheita. Quando o homem colherá aquilo que ele plantar?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Aqui se faz, aqui se paga! É Bíblico?

(1) Primeiro, vamos analisar o motivo de “aqui se faz, aqui se paga” não ser 100% correto. A primeira coisa a ser refletida é que se realmente recebêssemos aqui na terra tudo que merecemos, não teríamos mais uma alma viva nesse planeta e nem esperança alguma para ninguém!

“Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:15).

Falo isso porque Deus aplica sua misericórdia sobre nós, mesmo sendo pecadores! E isso se dá até sobre os maus, mesmo sobre aqueles que não reconhecem a Cristo!

“para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45).

Sendo assim, a justiça total e plena não acontece aqui na terra. Podem existir “pagamentos”, penalidades, colheitas aqui nessa terra, porém, elas não representam 100% da verdadeira justiça de Deus que será feita no tempo oportuno.

É por isso que a Bíblia afirma que haverá um juízo final, inescapável, onde, aí sim, haverá um acerto de contas pleno:

“porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31).

Concluímos que a justiça plena não acontece na terra, senão não precisaria desse dia do juízo! Portanto, “aqui se faz, aqui se paga” falha nessa questão.

(2) Agora vamos considerar que existe algo de real com o ditado “aqui se faz aqui se paga”. Sim, existem alguns atos nossos que geram consequências ainda em vida!

Essas consequências, porém, são resultados que podemos colher aqui nessa terra e não representam, como vimos anteriormente, a totalidade da justiça que o próprio Deus fará. Mas representam alguma justiça!

Podemos pensar no exemplo de alguém que decide ser criminoso. Essa pessoa poderá ser capturada pelas autoridades e pagar uma pena pelos seus maus atos.

Mas aqui entra uma problemática: A justiça humana é falha! Por isso, nem sempre alguém que agiu mal paga nesta terra tudo que deveria pagar!

Mas algum nível de consequências certamente teremos. Alguém pode perguntar: Mas e Deus, Ele não pode, ele mesmo, fazer a pessoa pagar aqui nessa terra tudo de mau que ela faz?

(3) Sim, nós temos exemplos na Bíblia de Deus punindo pessoas, punindo povos. Deus faz isso em algum nível que só Ele tem controle.

Porém, como vimos no começo, se Deus fosse aplicar 100% de justiça sobre todos, sem exceção, ninguém escaparia de uma punição pesada! Toda a população seria exterminada, já que a Bíblia explica:

“como está escrito: Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3:10). 

Se não tem justos, em essência, todos estão condenados! Claro, sabemos que, após crermos em Cristo, Deus nos torna justos. Isso precisa ser considerado! É, inclusive, a continuação do verso de Romanos 3:10.

Mas esse próprio perdão já é também uma misericórdia de Deus que afasta de nós as penas justas que o pecado traria sobre nós se Cristo não as tivesse recebido em nosso lugar!

E a Palavra de Deus ainda diz mais:

“porque o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23)

Com toda sinceridade, nenhum de nós, na condição de pecadores que estamos, iria querer de verdade que Deus fizesse a frase “aqui se faz, aqui se paga” ser cumprida em plenitude! Pois todos seríamos atingidos de forma pesada!

Por isso, deve haver um desejo de justiça em nosso coração, isso é correto e aceitável! Mas devemos ter em mente que Deus terá a sua justiça plenamente feita sobre os ímpios no final e também sobre os salvos, pois Cristo recebeu toda a punição no lugar deles!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp