5 dicas para quem não está conseguindo ler a Bíblia todos os dias

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu gostaria de saber se tem algum segredo para conseguir ler a Bíblia todos os dias. Confesso a você que sempre começo animado, mas aparece tanta luta que acabo deixando de ler a Palavra e desanimando. Já perdi a conta de quantas vezes comecei em Gênesis e nem consegui acabar o Antigo Testamento, desisti do plano. Pode me ajudar com dicas práticas para vencer isso?

Caro leitor, essa é a realidade de milhares de pessoas que têm uma boa intenção de conhecer mais a Palavra do Senhor, mas, diante de toda a correria do dia a dia, acabam desistindo, ou mesmo falhando muitas vezes, o que prejudica muito o crescimento do conhecimento nas coisas do Senhor.

Mas felizmente temos como vencer isso. Vou te passar algumas dicas que vão fazer a diferença.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

(1) Separe o momento com menor possibilidade de imprevistos

O estudo da Bíblia é feito no tempo. Por isso, é preciso que separemos um tempo para que ele seja feito. No entanto, muitas pessoas erram quando colocam o estudo bíblico em horários em que muitas interferências, muitos imprevistos podem ocorrer.

Vou lhe dar meu exemplo: Sou casado, trabalho bastante e tenho uma filha pequena que gosta de muita atenção. Já tentei colocar meus estudos da Bíblia na hora do almoço (não deu certo), já tentei colocar antes de dormir (estava esgotado de cansaço e não funcionou), já tentei colocar logo que chegava do trabalho (tinha mil coisas para fazer em casa e não funcionou também).

Percebi, então, que precisava achar um horário em que tinha disposição e também houvesse a menor possibilidade de ocorrer imprevistos! 

Foi aí que comecei a testar acordar mais cedo. Mais especificamente às 5 da manhã. Nesse horário tudo estava tranquilo por aqui. Só iria começar a trabalhar bem mais tarde.

Poucos imprevistos da vida poderiam surgir nesse horário! Comecei a testar e… FUNCIONOU! Percebi, então, que a leitura bíblica deveria ser colocada nesse melhor horário em que imprevistos seriam raros! E deu resultado! Por isso, pense seu dia e ache esse horário em sua agenda.

(2) Comece pequeno, mas pense grande

Um grande erro de muitos que começam a estudar a Bíblia é confundir uma meta (que pode ser, por exemplo, ler a Bíblia toda) com a execução da meta. A meta deve ser grande, um objetivo que queremos alcançar, porém, o começo deve ser pequeno! E por que isso?

É simples: Se você já começar colocando uma hora de leitura por dia, em poucos dias poderá desistir! Isso porque para tudo que fazemos existe um tempo de adaptação e de crescimento. Imagine uma pessoa que nunca correu uma corrida longa. Ela resolve começar a correr e já sai correndo na máxima velocidade que consegue.

O que vai acontecer? Ela, em poucos metros, estará esgotada de cansaço e vai desistir! Porém, se ele começar caminhando, fortalecendo suas pernas, pulmões, o corpo todo, depois começar a trotar em velocidade tranquila e depois ir aumentando dia a dia seu desempenho, terá muito mais resultados nessa corrida!

Por isso, depois de encontrar seu tempo no dia em que tem menor riscos de imprevistos, comece com seus estudos com tempo pequeno, onde conseguirá pequenas vitórias iniciais para se animar.

Sugiro que comece com 15 minutos. Dá para ler 3 capítulos nesse tempo. Depois, quando 15 minutos ficar fácil, você terá a necessidade de aumentar um pouco. Aí sim se desafie a mergulhar mais fundo nos estudos da Palavra!

(3) Esforce-se mais no começo até criar o hábito

Especialistas que estudam a formação dos hábitos humanos dizem que para formar um novo hábito em sua vida leva em torno de 21 dias até 3 meses. O que isso significa?

Significa que nesse período você terá que fazer um esforço a mais, até que o hábito aconteça e sua nova atividade seja realizada por você de uma forma mais tranquila, quase automática no seu dia a dia!

Por isso, programe sua mente para não desistir por pelo menos o período de 3 meses. Faça uma força a mais. Leia mesmo sem vontade! Mesmo com sono! Faça até formar o hábito, pois, depois de formado, será bem mais fácil mantê-lo, e todo seu esforço terá valido a pena!

(4) Elimine distrações

Seu tempo de estudo bíblico já é pequeno, então, precisa ter sabedoria e não permitir distrações naquele momento. Um exemplo clássico são as notificações de celular.

Se você deixa seu celular com som ou no vibra, não adianta querer ignorar, quando o som ou a vibração da notificação tocar, sua mente sairá do estudo e se focará no celular, mesmo que não pegue ele nas mãos! Por isso, coloque o celular no modo “não perturbe”, isso fará com que ele não toque nada e não te atrapalhe.

O mesmo serve para tevê, rádio, ou outra coisa que possa roubar a sua atenção. Tire isso de perto de você no seu período de estudo! O ideal é que sua área de estudo tenha o menor número possível de coisas que possam te atrapalhar. Imagine que você é um cirurgião que está operando um paciente. Se você se distrair o paciente morre! Tenha o foco como o de um cirurgião!

(5) Se falhar um dia não acabe com todo o plano

Um erro que vejo muita gente cometer é falhar um dia, ou dois e simplesmente acabar com todo o plano! É importante que você tenha em mente que tem dias que você irá falhar no seu estudo.

Mas você já deve estar preparado quando houver uma falha. Mas o que fazer quando houver uma falha? É simples: simplesmente recomece de onde parou. Não fique se culpando, não fique se criticando por isso.

Apenas entenda o que deu errado, aprenda com o erro e siga o plano. Acabar com todo um plano por causa das dificuldades que irão aparecer não é uma atitude sábia!

É por isso que as pessoas todo ano, em janeiro, começam de novo planos que não irão cumprir! Desistem fácil! Simplesmente não permita que a palavra desistir faça parte de seu plano. Deu algo errado? Reerga-se no outro dia e continue!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp