Fazer apelo para as pessoas “aceitar Jesus” é uma heresia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu sou pregador iniciante e em uma pregação em minha igreja fiz um apelo para as pessoas aceitarem Jesus. No final do culto meu pastor me chamou a atenção, dizendo que falar “aceitar Jesus” é errado biblicamente, pois é Jesus quem nos aceita. Eu ouvi com respeito, mas não concordei muito. Está errado dizer “aceitar Jesus”?

Caro leitor, de fato existe essa confusão de termos, onde alguns acham que o termo “aceitar Jesus” estaria contrário ao que a Bíblia ensina.

É fato que a obra de salvação é realizada por Deus e não está baseada em nenhuma obra humana:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9)

Então, nesse sentido, não temos como fazer algo que nos dê a salvação, ou seja, que seja a base da nossa salvação. Nenhuma obra nossa pode nos fazer ganhar a salvação.

Mas isso significa que não fazemos nada, então, nesse processo? Ficamos imóveis e a salvação nos alcança sem qualquer reação da nossa parte? Evidentemente que não.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Fazer apelo para as pessoas “aceitarem Jesus” está incorreto?

(1) O grande erro na análise da obra de salvação que Deus realiza na vida de uma pessoa é achar que ela não fará nada como resposta ao que Deus está fazendo na vida dela!

Deus faz a obra em nós e nos capacita a crer, a tomarmos decisão, a entregarmos nosso coração totalmente a Ele! Essas coisas nós fazemos. Fazem parte da nossa reação ao evangelho pregado!

Observe como a Palavra de Deus sobre o evangelho de Jesus Cristo é apresentada a um grande número de pessoas ali no começo de Atos dos Apóstolos. O que elas fazem com aquilo que foi revelado a elas?

“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil” (Atos 4:4).

O que essas pessoas aceitaram? A palavra sobre Jesus e, evidentemente, o próprio Cristo, o Salvador, que é centro dessa palavra revelada.

O termo “aceitar Jesus” não está descrito na Bíblia, mas a ideia que ele representa está, ou seja, as pessoas reagem ao chamado de Deus, aceitando-o!

(2) Em outro momento parecido, observe que as pessoas também são citadas aceitando a mensagem do evangelho, ou seja, tendo uma reação adequada ao chamado de Deus feito a elas:

“Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41)

O resultado dessa aceitação é que elas foram consideradas servas de Cristo, logo, aptas para o batismo. E consequentemente, essas pessoas também aceitaram o próprio Cristo, pois Ele não está desvinculado da Palavra!

Textos como esses nos mostram claramente que não existe pecado na reação humana ao chamado de Deus, claro, quando a reação é adequada. A reação esperada por Deus é crer e aceitar.

(3) Isso nos mostra que, a meu ver, não existe nenhum problema com o termo “aceitar Jesus” usado por muitos pregadores que fazem apelos às pessoas.

Mas, evidentemente, quando ele é usado como um chamado para que as pessoas tomem uma postura diante da palavra que ouviram, diante do evangelho que foi apresentado a elas.

Se o uso do apelo para aceitar Jesus for algo apenas emocional, manipulador, sem conteúdo, é evidente que ele não está alinhado aos padrões bíblicos!

Não adianta também chamar as pessoas a crerem em Cristo se a Palavra não foi devidamente pregada a elas. Isso acaba gerando pessoas que não compreendem o que estão fazendo!

Então, em um cenário como aquele apresentados em Atos dos Apóstolos, onde o evangelho é exposto às pessoas, esse chamado a “aceitar Jesus” não fere o princípio bíblico de salvação pela fé e não por obras.

Ele significa apenas um chamado a uma decisão e posicionamento. E, nesse sentido, todos nós que fomos alcançados pela Palavra, teremos de tomar essa decisão:

“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32).

Dentro desse contexto, “aceitar Jesus” é reconhecer que a salvação é pela fé e totalmente pela graça de Deus, o que leva o pecador a, gratuitamente, reconhecer a grande obra que Deus fez por ele! Esse é o significado correto do termo “aceitar Jesus”!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp