São 12 tribos ou 13 tribos de Israel? Já que a Bíblia cita 13 tribos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu sempre ouço falar das 12 tribos de Israel, inclusive, na minha bíblia tem um mapa dessas 12 tribos. No entanto, quando leio a Bíblia eu vejo que tem 13 tribos de Israel, pois a tribo de Levi não está descrita no mapa. Eu gostaria de entender se o correto é dizer 12 tribos ou 13 tribos de Israel?

Caro leitor, se você pesquisar em toda a bíblia não encontrará nenhum texto dizendo que temos 13 tribos de Israel.

Todos os textos sempre se referem às tribos como sendo 12 tribos. Veja este verso, por exemplo:

“Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel” (Êxodo 24:4).

Ao mesmo tempo, temos uma tribo que não está citada dentro dessas 12 tribos e que é chamada também de tribo, o que nos leva a entender que, na prática, temos sim 13 tribos que descendem de Jacó. Veja:

“Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam” (Números 3:6).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que os textos falam sempre de 12 tribos de Israel e esquecem dos levitas?

(1) Primeiro precisamos compreender que as 12 tribos de Israel não são exatamente os 12 filhos de Jacó. Muita gente comete esse erro de interpretação. Vejamos a diferença:

Aqui temos os 12 filhos homens de Jacó: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

Aqui temos as 12 tribos de Israel: (1)Rubén, (2)Simeão, (3)Judá, (4)Dã, (5)Naftali, (6)Gade, (7)Asser, (8)Issacar, (9)Zebulom, (10)Manassés, (11)Efraim e (12)Benjamim.

Observe que Levi (filho de Jacó) não tem seu nome entre as 12 tribos. E nem José. No lugar deles estão os dois filhos de José (Efraim e Manassés).

(2) Então, a primeira conclusão é que as 12 tribos de Israel nomeiam a organização determinada por Deus do povo de Israel. Eles seriam organizados dessa maneira, em tribos, em número de doze.

Essa organização foi seguida também na divisão da terra de Canaã, quando eles a conquistaram, fazendo com que cada tribo tivesse seu pedaço de terra e, juntas, formassem Israel (país).

Então, quando a Bíblia cita 12 tribos está sempre apontando para a totalidade de Israel, para a sua organização completa que era dessa forma.

Mas você deve estar se perguntando:

Mas e a tribo de Levi? Ela simplesmente foi ignorada?

(3) De forma alguma. Dentro da narrativa bíblica, os filhos de Levi eram uma tribo especialmente escolhida por Deus para representar os primogênitos de todo o Israel, os que foram salvos na décima praga do Egito e todos os que nasceriam no futuro também:

“Eis que tenho eu tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus” (Números 3:12).

Além de serem representantes do povo como um todo, os levitas também foram separados para servirem ao Senhor de forma especial em tudo que era relacionado ao culto a Deus:

“mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele” (Números 1:50).

(4) Por conta de tudo isso, os levitas não tinham uma terra de posse especial deles, ou seja, um “lugar no mapa” com o nome deles como as outras tribos tinham. Antes, eles viviam em meio às outras tribos, compartilhando o território delas e com elas:

“Quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, se for numerosa a tribo, tomareis muitas; se for pequena, tomareis poucas; cada um dará das suas cidades aos levitas, na proporção da herança que lhe tocar” (Números 35:8).

De forma prática, os levitas viveriam e serviriam a Deus em meio às outras tribos de Israel, em cidades designadas para eles viverem suas vidas, criarem seus animais, cultivarem sua terra e formarem suas famílias.

(5) Sendo assim, temos 13 tribos de Israel no que se refere a quantidade delas. Mas temos a menção de 12 tribos com relação ao território e organização geográfica de Israel.

O número de 12 tribos é o mais usado e, no contexto bíblico, mostra a união de todo o povo de Deus, de Israel, incluindo os levitas, que representam os primogênitos de todas as tribos, que foram consagrados ao Senhor.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp