O que significa que Jesus veio por meio de água e sangue em 1 João 5:6?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Estou estudando a carta de 1 João e me deparei com a expressão de que Jesus veio por meio de água e sangue e não consegui compreender bem o significado dessa expressão. Poderia me ajudar a entender fazendo um estudo desse tema?

Caro leitor, algumas expressões bíblicas, quando lidas em nossos tempos, nem sempre nos passam uma ideia clara e precisa da interpretação exata, do significado real delas.

Talvez os leitores originais, que receberam a carta, tivessem mais informações para compreender de forma mais exata seu significado.

No entanto, é possível, nessa expressão que estudaremos agora, levantarmos possibilidades que nos ajudarão a entendê-la melhor.

Jesus veio por meio de água e sangue

(1) O apóstolo João está falando sobre a importância da fé em Jesus Cristo, da demonstração de um amor genuíno por Ele. João quer demonstrar a grandeza de Jesus e a realidade de Seu ministério quando da Sua vinda a esse mundo.

Nesse contexto ele diz: “Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade” (1 João 5:6).

João não explica aqui o que seria o simbolismo dessa água e sangue. Seus leitores originais deveriam conhecer bem essa linguagem.

Mas para nós causa certas dúvidas que iremos resolver levantando algumas possibilidades de significados dela.

Água e sangue (possibilidades)

(2) Muitos significados já foram levantados para a expressão água e sangue, vou demonstrar alguns a seguir e depois quero opinar sobre o que acho mais correto dentro do contexto trabalhado aqui pelo apóstolo João:

a) Água e sangue seriam o batismo (água) e a morte de Cristo (sangue). Esses foram dois acontecimentos narrados de forma detalhada pelos evangelistas e, portanto, conhecidos em detalhes pelos leitores de João.

b) Água e Sangue seriam os líquidos que saíram do lado de Jesus, que foi perfurado pela lança quando estava na cruz. Alguns pensam que esse significado seria plausível, pois João combate em sua carta o ensino dos docetistas, que pregavam que Jesus não teve um corpo material, antes, ele veio somente em espírito.

c) Água e Sangue seriam a purificação (água) a redenção que recebemos pelo morte de Jesus, pelo derramamento de Seu (sangue).

Os que pensam nesse significado dizem que João quer mostrar os resultados da ação de Cristo, ou seja, os resultados que a vinda e morte de Cristo provocaram na vida das pessoas.

d) Os sacramentos do batismo (água) e da ceia do Senhor (Sangue). Quem pensa nesse significado pensa que João tem em vista mostrar a importância dos sacramentos que Jesus Cristo deixou e deu como modelo para Sua igreja.

Todas essas interpretações são razoavelmente possíveis, mas qual delas será que está mais em harmonia com o contexto?

(3) Ao meu ver o primeiro significado (Batismo e morte de Cristo) se encaixa de forma mais correta na explicação do apóstolo João.

Como João está querendo demonstrar a realidade da vinda de Jesus e de Sua missão, parece-me apropriado que ao citar água e sangue estivesse focando a atenção nos dois principais acontecimentos na vida de Jesus, que foi o Seu batismo (carregado com o testemunho do Pai e do Espírito Santo) e a Sua missão sendo completada quando morre pelo pecadores na cruz (derramando Seu sangue).

Ou seja, foi por meio do cumprimento pleno de Sua missão (nascimento e morte), de Sua vitória completa na cruz, que Jesus Cristo se tornou plenamente nosso salvador.

Isso responde as objeções daqueles que achavam que Jesus não tinha vindo em carne e ossos e também demonstra que não somente veio, mas também cumpriu plenamente Sua missão e isso deve fazer os crentes adorarem e crerem em Cristo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp