Por que Jesus disse ai das que estiverem grávidas naqueles dias?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Na descrição que Jesus faz do final dos tempos, Ele diz “ai das que estiverem grávidas naqueles dias”. Eu gostaria de entender por que Ele disse isso. Nos últimos tempos a gravidez seria algo ruim para as mulheres? Seria algum tipo de pecado ou maldição carregar um filho nesses dias que seriam muito difíceis?

Caro leitor, não é tão simples entender o que Jesus quis dizer de forma exata em todo o capítulo 24 de Mateus. Mas é possível observar que Ele está respondendo a uma pergunta dos Seus discípulos:

“No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século” (Mateus 24:3).

Essa pergunta surgiu porque em Mateus 24:1-2 Jesus diz aos discípulos que não ficaria pedra sobre pedra do grande templo de Jerusalém que não seria derrubada.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa ai das que estiverem grávidas e amamentam?

(1) Na fala seguinte Jesus passa a explicar aos apóstolos uma série de informações que ora aponta para o final dos tempos e Sua segunda vinda e ora aponta para a destruição de Jerusalém e do templo, que, sabemos, ocorreu no ano de 70 d.C. Numa dessas explicações, Jesus diz:

“Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias!” (Mateus 24:19).

Nesse contexto, Jesus também orienta a orar para que tal acontecimento que Ele narra não aconteça nem no sábado e nem no inverno (Mateus 24:20). A grande pergunta é: Jesus está falando aqui da destruição do templo e de Jerusalém ou do final dos tempos?

(2) Uma grande maioria de teólogos entende que Jesus está falando nestes versos da destruição de Jerusalém, devido as orientações que deu. Por exemplo, Ele diz:

“então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes” (Mateus 24:16). A Judeia é a região onde fica Jerusalém. Isso fortalece a ideia de que Cristo fala nesses versos de forma profética sobre a destruição de Jerusalém e do templo, que ocorreu alguns anos após a Sua morte e sobre a fuga que haveria por conta desse acontecimento.

(3) Quando diz “ai das que estiverem grávidas”, juntamente com a orientação de orarem para que a fuga não aconteça no sábado e nem no inverno, aponta de forma clara para o fato de uma gravidez constituir um fator de dificuldade para uma fuga.

Da mesma forma o inverno e o sábado (onde os judeus não trabalhavam) também seriam fatores que trariam ainda maior dor aos que passariam por esse grave momento da história.

(4) Alguns, porém, pensam que essas citações específicas de Jesus também se aplicam ao final dos tempos e que o uso da citação à Judeia, ao inverno, ao sábado, à mulheres grávidas e que amamentam, constitui uma maneira de falar de Jesus que trouxesse maior entendimento aos seus ouvintes (pois eram figuras que eles conheciam bem).

E que esses fatores todos significam que o fim dos tempos seriam dias muito difíceis e que qualquer dificuldade a mais (uma gravidez, por exemplo) traria muito mais dor.

Ai das que estiverem grávidas poderia ser uma maldição?

(5) O fato é que nas duas interpretações possíveis “ai das que estiverem grávidas” significa exatamente um fator a mais de dificuldade em uma situação que já seria muito difícil.

Não temos qualquer maldição sobre as grávidas, nem punição, nem algo do tipo. Apenas uma constatação do Senhor de como esses tais dias que Ele citou seriam realmente muito difíceis para a maioria, mas muito mais dolorosos para quem estivesse em um momento da vida que inspirava cuidados, como uma gravidez ou amamentação!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp