Por que Jesus nasceu no ano 6 a.C e não no ano 0 como muitos pensam?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Quando Jesus Cristo nasceu? Eu pensava que ele tinha nascido no ano 0 (zero), mas ouvi pessoas dizendo que dizer isso é um erro, que Jesus nasceu por volta do ano 6 a.C (Antes de Cristo). Mas isso me deixou mais confusa ainda. Como Jesus pode ter nascido em 6 a.C se Jesus foi quem separou o calendário em antes de Cristo e depois de Cristo?

Cara leitora, essa questão de quando Jesus Cristo nasceu realmente deixa muitas pessoas bem confusas. Mas vou te explicar em nosso estudo de hoje como podemos saber a data aproximada do nascimento de Jesus Cristo com base nos escritos dos evangelhos.

Quando Jesus Cristo nasceu?

(1) O evangelista Mateus nos narra o seguinte sobre o nascimento de Jesus Cristo: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém” (Mateus 2:1).

Com base unicamente nesse versículo fica bem difícil estabelecer exatamente o ano em que Jesus nasceu. Mas Mateus nos narra um fato interessante que nos ajudará a saber mais detalhes sobre isso: “Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe…” (Mateus 2:19).

(2) Escritos históricos nos narram que esse Herodes citado por Mateus em seu evangelho, que era conhecido como Herodes, o grande, morreu em Abril do ano 4 a.C (Antes de Cristo) do nosso calendário. Aqui muitos se confundem, pois como Herodes poderia ter morrido Antes de Cristo nascer? Vamos às explicações sobre essa confusão de calendários e o ano do nascimento de Jesus:

(3) Sabemos que esse Herodes, o grande, ordenou a matança de meninos com menos de 2 anos de idade, devido a visita dos magos:

“Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos” (Mateus 2:16).

Ou seja, Jesus já estava aqui nessa época com aproximadamente dois anos de idade. Observe que os magos visitaram Jesus em casa e não no dia do nascimento dele (Mateus 2:11).

Isso explica Jesus já não ser apenas um bebezinho recém-nascido nesse momento, mas uma criança de aproximadamente dois anos.

(4) Se Herodes morreu em Abril do ano 4 a.C (antes de Cristo) e somarmos mais esses dois anos (provável idade de Cristo quando essa matança dos meninos ocorreu), chegamos a uma data provável do nascimento de Jesus em cerca de 5 ou 6 a.C.

Mas como podemos explicar essa confusão no calendário, se o nascimento de Jesus geralmente é usado para separar o calendário em antes de Cristo e depois de Cristo?

(5) O que ocorreu (resumidamente) é exatamente um erro na marcação no calendário que usamos. O calendário gregoriano (que seguimos atualmente) não começou sua contagem exatamente pelo nascimento de Cristo devido a um erro de estabelecimento de datas, pois o império Romano contava as datas baseada na fundação de Roma.

Mas quando este império caiu e o cristianismo se estabeleceu fortemente, o papa mandou que um monge especialista em cronologia criasse um novo calendário baseado no nascimento de Cristo. Mas, por vários motivos, esse monge (chamado Dionísio) se equivocou em seus estudos causando essa grande confusão nas datas, que acabou permanecendo, pois o conserto seria pior que esse erro.

(6) Assim, saber quando Jesus Cristo nasceu de forma exata é um desafio. Mas o mais próximo que conseguimos chegar com as informações bíblicas e históricas que temos é que Jesus tenha nascido em 5 ou 6 a.C (do calendário oficial que usamos atualmente).

Alguns querem também saber o dia e o mês em que Jesus nasceu. Mas isso é quase impossível de se identificar, pois as informações são muito inconclusivas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp