Por que o bebê, filho de Davi com Bate-Seba, morreu e pagou pelo pecado de Davi?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu fico muito intrigada quando leio a história do rei Davi e vejo que ele pecou contra Urias, tomou Bate-Seba para si e adulterou, pecando contra Deus e quem sofreu a morte foi a criança que nasceu dessa relação. Como explicar isso? Deus puniu o bebê pelo pecado de Davi?

Cara leitora, de fato, em uma leitura superficial do que ocorreu em toda a cena do pecado de Davi, podemos, de forma equivocada, achar que Deus fez a criança culpada e a puniu pelo pecado de Davi.

No entanto, não é isso que acontece ali! Para entender isso, é preciso recorrer aos contextos imediatos e mais amplos da Bíblia, o que faremos a seguir.

O que podemos perceber na história é que essa criança não recebeu uma punição (como se ela fosse culpada) pelo pecado de Davi, antes, ela foi um instrumento nas mãos de Deus para tratar a situação de Davi de forma profunda e didática!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A criança pagou pelo pecado de Davi com Bate-Seba?

“Então, Natã foi para sua casa. E o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente” (2 Samuel 12:15).

Sendo Deus o dono da vida de todas as pessoas, Ele pode usar a nossa vida para os propósitos Dele. Ele pode, inclusive, usar uma criança pequena como essa. E foi o que Ele fez!

Em nenhuma parte do texto você encontra qualquer menção de que a criança pagou pelo pecado de Davi. Antes, a criança cumpriu um propósito de Deus para a vida dela e de outras pessoas naquela cena!

“Ao sétimo dia, morreu a criança; e temiam os servos de Davi informá-lo de que a criança era morta, porque diziam: Eis que, estando a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança é morta? Porque mais se afligirá” (2 Samuel 12:18).

Mas como podemos chegar a essa conclusão, já que o texto parece demonstrar que a criança foi ferida “em lugar” de Davi?

O Senhor explicou isso através do profeta Ezequiel, quando disse: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este” (Ezequiel 18:20).

Ou seja, a culpa pelo pecado é totalmente individual, ela não pode ser transferida! Sendo assim, o filho de Davi com Bate-Seba não recebe a culpa pelo pecado de Davi. Essa culpa estava somente sobre Davi.

No entanto, o Senhor usou a criança para Seus propósitos naquele momento. E, dentro desses propósitos, estava a doença e morte dessa criança! A criança, então, mesmo tão pequena, serviu ao Senhor Deus!

Por exemplo, algo parecido aconteceu com Lázaro. Quando Jesus recebe a notícia sobre a grave doença de Lázaro, Ele explica:

“Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado” (João 11:4).

Observe que as nossas dores não são “por nada”, vazias de significado. O Senhor tem propósitos nelas quando elas vêm das próprias mãos de Deus!

Claro, dentro da nossa pequena compreensão dos propósitos maiores de Deus, ficamos mexidos com esse tipo de acontecimento, questionando. Isso é natural ao ser humano! No entanto, sabemos que apenas Deus tem a visão do todo e, por isso, Ele é Deus e não nós!

Para finalizar, é preciso lembrar que nossos pecados podem atingir pessoas, podem ferir pessoas, podem trazer problemas diversos, mas não por essas pessoas estarem recebendo castigo em nosso lugar, pelo nosso pecado.

Paulo nos ensina claramente sobre isso, dizendo o seguinte: “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12).

O que ocorre é que nossas vidas são interligadas e podemos fazer mal a outros quando pecamos, da mesma forma que podemos fazer bem quando fazemos o que é correto.

O nosso pecado pode gerar consequências para outros, mas não que isso seja elas pagando pelo nosso erro! Isso é apenas uma amostra do estrago que o pecado causou em tudo! Por isso, a santidade é tão importante na vida do Servo do Senhor!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp