Como Davi era segundo o coração de Deus se adulterou, matou e teve várias mulheres?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Como Davi poderia ser um homem segundo o coração de Deus mesmo cometendo tantas atrocidades como ele cometeu? Eu acho isso bem contraditório na Bíblia. O que poderia me dizer sobre isso?

Caro leitor, de fato a Bíblia dá a Davi esse grande elogio e muita gente não entende porque ou entende esse elogio da forma errada. Vou explicar no estudo a forma correta de compreendê-lo.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como Davi poderia ser segundo o coração de Deus cometendo tantos pecados graves?

(1) Comecemos observando os textos sobre esse tema. A expressão “homem segundo o coração de Deus” só aparece dessa forma no Novo Testamento, dentro do discurso do apóstolo Paulo, realizado em uma sinagoga de Antioquia da Pisídia. Vejamos o trecho:

“E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:22).

Paulo aqui cita o texto que encontramos em 1 Samuel 13:14, que fala da reprovação de Deus ao rei Saul e do levantamento de Davi para ser rei:

“Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou”

Aqui já temos uma primeira pista sobre o significado do que é ser esse homem segundo o coração de Deus. Veremos daqui a pouco mais sobre isso.

(2) Antes precisamos aprender o que NÃO É o significado de ser um homem segundo o coração de Deus, pois é justamente aqui que as pessoas se confundem bastante.

a) NÃO É ser perfeito. Nenhum homem, por mais bom que seja, poderia ter a ousadia de achar que poderia ser perfeito aqui em vida, sem nenhum pecado, sem erros na sua caminhada!

Todos os personagens bíblicos humanos (exceto Jesus) são citados de forma aberta na Bíblia, que mostra claramente seus defeitos! Com Davi não foi diferente!

b) NÃO É cometer só pecados “menos graves”. Na mente da maioria das pessoas existe uma classificação de pecados menos graves e mais graves, de forma que alguns tipos de pecados são tidos como “mais aceitáveis”.

Sendo assim, um adultério é inaceitável por muitos, enquanto uma mentira pode até ser tolerada. Davi cometeu todo tipo de pecado, assim como cada um de nós! Se os pecados fossem a única coisa que Deus visse em nós, todos estaríamos perdidos!

c) NÃO É ser “santo” do dia para a noite. A Bíblia nos manda ser santos, ou seja, consagrados a Deus, porém, isso é um processo em nossa vida! Ninguém conhece a Deus em um dia e no outro já é totalmente consagrado.

Dia a dia vamos resolvendo problemas, pecados, entendimentos errados que temos. Isso geralmente leva tempo! Com Davi não foi diferente. Ele cometeu graves erros até aprender muitas das lições que Deus precisou ensinar a ele.

Sendo assim, para ser “segundo o coração de Deus” Davi não teria de ser perfeito, ou só cometer “pecadinhos” bem pequenininhos ou mesmo, do dia para noite, se transformar em um super homem santificado!

(3) Agora podemos retomar o que é então ser um homem segundo o coração de Deus. O texto de 1 Samuel 13:14, tem uma frase interessante: O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada”. Como um homem pode agradar a Deus, mesmo sendo pecador?

A resposta é: não pode agradá-Lo! Agradar a Deus só é possível quando Deus derrama sua graça sobre nós e nós podemos, então, responder a Ele, fazendo a Sua vontade! A iniciativa “primeira” é de Deus!

Esse trecho indica que Deus olha muito além das aparências e do que Davi era naquele momento. Humanamente falando, Davi era o menos favorecido da sua casa, porém, do ponto de vista de Deus, não!

Mas Davi também era pecador, certo? Então, o que Deus vê em Davi. Deus vê o Davi pecador, fraco, pobre, ou vê o Davi redimido, perdoado, contristado pelos seus pecados, transformado e sendo o rei de Israel, segundo a vontade de Deus?

Se olharmos com os olhos humanos, facilmente julgamos e damos o veredito: Davi não podia ser um homem segundo o coração de Deus, pois pecou muito! Mas e sob os olhos de Deus?

Deus possivelmente diria algo assim: Davi é um pecador, mas um pecador redimido, arrependido, quebrantado, em processo de santificação, e isso me agrada! Continuarei trabalhando em Davi, pois Ele é meu servo, minha ovelha!

A perfeição não é possível a nenhum rei. Mas Davi tinha elementos de comunhão com Deus que sobrepujavam em muito, por exemplo, o Rei Saul, que foi o rei anterior. Davi pecou muito, porém, ao analisarmos vários dos Salmos escritos por ele, podemos perceber que existia algo de diferente nele! Vejamos um trecho de um destes Salmos:

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito” (Salmos 51:10-11)

E é essa forma de viver de Davi, de encarar os erros, de encarar sua comunhão com Deus que fez de Davi um homem segundo o coração de Deus! Muita graça de Deus em sua vida, muita luta contra seu coração pecaminoso, muito quebrantamento, muita “cara no pó” nas vezes em que caiu por dar ouvidos à carne!

Talvez Davi seja um exemplo para cada um de nós, de como somos pecadores, mas de como devemos lidar com nossos pecados, buscando em Deus a santificação, sermos melhores a cada dia! Davi fazia isso. Isso é ser segundo o coração de Deus! Reconhecer a graça de Deus sobre nós e lutar dia a dia para vencer a nós mesmos, o mundo e o diabo!

Quando Deus olha para Davi, ainda jovem, e diz que buscou um rei que o agradasse, Deus estava vendo o fim do processo, o que ele se tornaria, o que ele aprenderia, como ele se quebrantaria em diversos momentos!

Deus viu como Sua graça transformaria Davi e como Davi responderia a isso! E por isso Deus pode afirmar que aquele jovem era segundo Seu coração!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp