O que era o espírito maligno da parte de Deus que veio sobre Saul?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou começando a ler a história dos reis de Israel e fiquei meio chocada com um texto que fala que veio um espírito maligno da parte de Deus sobre Saul para atormentá-lo! Como é possível que venha de Deus algo que é do maligno? Deus não é justo e bom?

Cara leitora, você tem razão, essa citação bíblica confunde bastante a cabeça das pessoas, no entanto, apenas quando é lida sem a compreensão dos contextos em que ela é citada.

De fato, por três vezes a Bíblia diz que um espírito maligno da parte de Deus atormentava o rei Saul, sendo em 1 Samuel 16:14; 1 Samuel 18:10 e 1 Samuel 19:9

Mas como um Deus que é amor e justiça usava um espírito maligno em Seus planos? Vamos descobrir mais detalhes sobre isso agora…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O espírito maligno da parte de Deus sobre Saul

(1) O primeiro texto que menciona o espírito maligno da parte de Deus está em 1 Samuel 16:14, que diz: “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava” (1 Samuel 16:14).

Saul, no início de seu reinado, por diversas vezes teve a ajuda do Espírito do Senhor para fazer um reinado que agradasse a Deus.

No entanto, Saul se mostrou desrespeitoso com a Lei de Deus e com o próprio Senhor, o que fez com que Deus o rejeitasse.

“Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel” (1 Samuel 15:26).

(2) É interessante notar que o impacto dessa saída do Espírito de Deus de sobre a vida de Saul foi tão grande, que isso ficou muito claro a todos:

“Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta” (1 Samuel 16:15)

A situação de Saul mudou a tal ponto que as pessoas viam que sua nova forma de viver, de se mostrar, seu humor, seus acessos de raiva, sua mania de perseguição, tudo mostrava que algo do maligno estava sobre ele, que ele estava desviado dos caminhos do Senhor.

Mas por que eles diziam que era um espírito maligno enviado de Deus e não do próprio maligno?

(3) Para entender isso precisamos entender como pensavam os hebreus (israelitas). Para Eles o controle de todas as coisas (boas e más que aconteciam) estava nas mãos de Deus, inclusive o controle do maligno, que não podia fugir do poder de Deus e só agia dentro dos limites estabelecidos da permissão de Deus:

“Tocar-se-á a trombeta na cidade, sem que o povo se estremeça? Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?” (Amós 3:6)

Sendo assim, eles viam a situação de Saul como um tipo de castigo de Deus, um juízo do Senhor que permitiu que um espírito maligno o penalizasse!

Saul, que outrora chegou até a profetizar entre os profetas (1 Samuel 10:11), agora está com o semblante e com atitudes de um possuído pelo maligno! O juízo de Deus está sobre ele! Essa era a ideia!

E, claro, a rejeição de Saul ainda aponta para a introdução no cenário de Israel do escolhido de Deus, Davi, que seria o rei de Israel em breve. O escolhido de Deus crescia e Saul afundava andando nos caminhos do maligno!

(4) O escritor bíblico utiliza exatamente essa ideia em suas descrições. Por exemplo, quando diz:

“No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança” (1 Samuel 18:10).

Se Saul não mais conta com a bênção do Espírito de Deus, não há outra ideia possível senão que agora Saul é influenciado pelo maligno e Deus permite isso como juízo sobre ele. Essa é a ideia que o escritor bíblico deseja transmitir.

Saul está entregue ao maligno, rejeitou a Deus e foi rejeitado também pelo Senhor. Só lhe resta viver na direção que dará em caminhos de morte! Ele escolheu andar nos caminhos errados, infelizmente!

(5) Sendo assim, concluímos que quando uma pessoa está afastada da presença de Deus, é presa fácil nas mãos do maligno. E muitas vezes Deus permite isso para juízo dessa pessoa.

Isso não significa que Deus é mau e nem que os espíritos malignos fazem o mal porque Deus os manda fazer mal.

Quando o Espírito de Deus não está em algo, temos ali uma casa varrida e decorada para receber as mais terríveis hostes do maligno! Uma triste realidade a de Saul!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp