A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Muitas pessoas têm dificuldades de compreender claramente algumas verdades bíblicas. A divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para o qual damos o nome na teologia de trindade, é uma dessas coisas. Alguns buscam compreendê-la já que ela está vivamente relatada na Bíblia, já outros preferem ignorá-la por preguiça de estudá-la a fundo ou outro motivo que não entendo.

Já expliquei aqui no Blog a respeito da palavra trindade não existir na Bíblia mas, mesmo assim, ser totalmente bíblica. Nesse artigo, porém, não pretendo defender a trindade, mas mostrar se a Bíblia afirma ou não que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus. As conclusões vou deixar por conta de cada leitor.

A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus?

JESUS CRISTO É APONTADO NA BÍBLIA COMO SENDO DEUS?

A resposta é sim! Algo muito interessante a se observar é que Jesus logo nos primeiros dias de Sua vida já foi adorado (coisa que só é devida a Deus): “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2.11). Muitas outras pessoas o adoraram no decorrer de sua vida. Ele aceitou a adoração sincera dessas pessoas e nunca as repreendeu por isso (Mt 14.33; Mt 28.9; Mc 5.6; Jo 9.38). Observe, por exemplo, a atitude totalmente contrária de um anjo quando o apóstolo João se prostrou diante dele e tentou adorá-lo: “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apocalipse 19.10). Assim, a adoração dada a Jesus é uma evidência fortíssima de Sua divindade!

Além disso, temos um texto bíblico extremamente explicito falando da divindade de Jesus Cristo. Aqueles que negam que Jesus Cristo é Deus precisam dar uma boa explicação para esse texto: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1 João 5.20)

Dentre vários argumentos existentes que apoiam a divindade de Cristo, deixo ainda mais alguns para selar a questão:

Alguns atributos do Deus Pai são também aplicados a Jesus na Bíblia: Ele é chamado de Senhor (Mc 16.19; Jo 20.28). É apontado como o Eterno (Ap 1. 8; 22. 13). É onipresente (Mt 18. 20; Mt 28. 20). É onisciente ( Jo 1.48; Ap 2. 23). É onipotente (Fp 3. 21; Ap 1. 8).

O ESPÍRITO SANTO É APONTADO NA BÍBLIA COMO SENDO DEUS?

O Espírito Santo também é apontado claramente na Bíblia como sendo Deus. Veja um acontecimento do Antigo Testamento creditado à ação Dele como Deus: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.” (Hebreus 3.7-9). Além disso, a revelação profética de Deus ao seu povo é creditada a ação do Espírito Santo: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.21)

Além dessas evidências claras, alguns dos atributos divinos de Deus são também atribuídos ao Espírito Santo: onipresença (Sl 139. 7-10); onisciência (Is 40. 13, 14; I Co 2. 10-11); onipotência (I Co 12. 11). Semelhantemente ao Deus Pai e ao Filho Jesus Cristo, ao Espírito Santo é atribuído a eternidade (Hb 9.14).

Outro indício muito forte é a ordem de Jesus para batizar Seus discípulos. É atribuída às três pessoas da trindade a ação completa do batismo naquela vida restaurada, sem qualquer distinção, colocando-os um após o outro como sendo Deus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

CONCLUSÃO

Creio que os textos e argumentos mencionados apontam claramente que Jesus Cristo e o Espírito Santo são Deus. Assim, o que cabe a nós é tentarmos entender o mistério desse fato e não taparmos os olhos para o fato de que realmente a Bíblia afirma a divindade deles.

Aos que insistem em declarar que Jesus e o Espírito Santo não são Deus, cabe a explicação do que então as dezenas de textos que afirmam o contrário estão falando!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp