O que era a pedra angular ou pedra de esquina? Por que Jesus era essa pedra?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Se você pudesse dar uma nota de 1 a 10 para a SUA leitura e estudo da Bíblia esse ano, que nota daria?

Talvez você não tenha ganhado um 10 esse anos, mas você já pensou que você pode melhorar sua nota ainda hoje tomando simplesmente uma decisão?

Sim, nós podemos melhorar, desde que desejemos isso de todo o coração e estejamos dispostos a pagar o preço!

A solução é mais simples do que você imagina e está a praticamente 1 único clique de você!

SIM! Eu vou te ajudar e saiba que, ainda hoje, essa dificuldade de entender a Bíblia vai sumir da sua vida! Você crê?

Então, é hora de acessar a solução que preparei para te ajudar... clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

Você pergunta: Em Efésios 2:20 diz que Jesus Cristo é a pedra angular. Em algumas versões já vi escrito pedra de esquina também. Eu gostaria muito de saber o que era essa pedra angular ou de esquina e qual é o simbolismo dela quando aplicada para Jesus. Por que Cristo é comparado a essa pedra?

Caro leitor, a Bíblia é bastante rica no uso de comparações e ilustrações que são usadas de forma profunda para transmitir grandes lições.

Hoje iremos analisar a pedra angular que é mencionada algumas vezes e entender a aplicação dela para Cristo.

O que é a pedra angular que a Bíblia menciona em vários textos?

O que é a pedra angular ou pedra de esquina?

(1) A primeira menção na Bíblia sobre a pedra angular está em uma fala de Deus a Jó, quando Deus diz a Jó a respeito de Sua grandeza na criação de todas as coisas:

“Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular…” (Jó 38:6).

Está claro que a linguagem aqui é de construção, ou seja, de edificação de algo. Dentro das construções antigas essa pedra era a pedra que ficava no canto e dava sustentação às paredes (veja foto acima).

Esse tipo de pedra também era usada na construção de arcos, era a pedra central que mantinha toda a estrutura unida, na forma correta, com a força necessária para suportar pesos e sem a possibilidade de cair (veja foto acima).

Por que Jesus é chamado de Pedra angular?

(2) Essa importante e fundamental pedra de uma construção é usada como figura em Isaías 28:16 para alguém que seria colocado em Sião (Jerusalém):

“Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge” (Isaías 28:16).

Em Atos 4:11 Pedro apontou que essa pedra era Jesus Cristo, que foi rejeitado, mas, na verdade, era a Pedra Angular, principal da obra que Deus estava fazendo:

“Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:11).

(3) Quando a Bíblia, então, usa o termo pedra angular aplicado a Jesus Cristo está destacando a posição exaltada de Jesus, Sua grandeza, Sua primazia, Sua importância fundamental.

Sem Ele nenhuma construção haveria, nenhuma obra de Deus seria realizada e não haveria qualquer esperança para os povos.

Além dos apóstolos, o próprio Jesus destacou que Ele era essa pedra angular, quando contou a parábola dos lavradores maus:

“Mas Jesus, fitando-os, disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra, angular? Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (Lucas 20:17-18).

Jesus destaca que a Pedra angular (Ele) é a pedra mais forte que sustenta toda a construção. Também é a pedra indestrutível.

Qualquer pedra que caia sobre ela se quebrará (aqui temos a menção do juízo de Deus sobre os que se levantarem contra Jesus).

(4) Por fim, na referência feita no início dessa pergunta ao texto de Efésios 2:20, temos Cristo sendo apontado como o fundamento principal da igreja.

Os apóstolos eram também “pedras” nessa construção (edificação) da igreja que estava sendo feita por Deus, mas Jesus era a pedra fundamental, a pedra angular, principal, que sustentava tudo e todos:

“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Efésios 2:20).

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp