Por que o nome dado a Jesus não foi Emanuel como foi dito pelo profeta?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Na descrição de Mateus sobre o nascimento de Jesus observamos ali que ele cita que o menino que nasceria de Maria seria chamado de Emanuel, de acordo com uma profecia dada ao profeta Isaías. A minha dúvida é porque Jesus foi chamado de “Jesus” e não de “Emanuel”, que foi o nome que Ele teria segundo o profeta Isaías?

Caro leitor, sua pergunta é bem interessante e realmente muitas pessoas ficam confusas quanto a essa questão, assim, vou fazer uma explicação para que você entenda de forma simples essa questão do nome de Jesus.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus não se chamou Emanuel como o profeta Isaías disse?

(1) No relato de Mateus temos a aparição de um anjo que busca tranquilizar José (noivo de Maria) a respeito do que estava acontecendo:

“Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1:20).

José também recebe instruções a respeito do nascimento dessa criança. A primeira instrução é quanto ao nome que seria dado a ela: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).

Aqui fica claro que o nome próprio que a criança teria seria Jesus (que significa “Jeová é salvação”).

(2) Na sequência temos a citação da profecia contida em Isaías 7:14: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23).

Como Jesus (nome que o anjo mandou colocar na criança) se chamaria agora Emanuel? Houve algum erro aqui? Alguma contradição com relação aos nomes? A resposta é não! Mas o que explica esses dois nomes?

O nome da criança seria Jesus ou Emanuel?

(3) José, que foi quem recebeu a orientação do anjo, entendeu claramente que Emanuel não seria usado como nome próprio de Jesus. Fica claro que a orientação do anjo quanto ao nome próprio é que seria Jesus.

O nome Emanuel, que em hebraico significa “Deus conosco” está ligado a missão de Jesus, a Sua pessoa e obra. Jesus (que é Deus) seria Deus em nosso meio, nasceria para realizar um feito incrível! Essa é a indicação do significado da citação de que Ele seria chamado de Emanuel.

Outros nomes de Jesus

(4) Em outra profecia sobre o nascimento do Salvador são mostrados pelo profeta Isaías outros nomes que essa criança teria:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro (pele’ ya Ìats), Deus Forte (El gibbor), Pai da Eternidade (‘Ab Ìad), Príncipe da Paz (sar shalom)” (Isaías 9:6 – Acréscimos meus entre parênteses).

Esse texto nos mostra títulos e características dessa criança especial que nasceria. Não temos aqui uma indicação de que esse Salvador seria alguém com vários nomes próprios, mas sim alguém que teria um nome próprio (como é natural em nosso mundo) e vários atributos incríveis que vinham de Sua divindade (características únicas do Salvador).

(5) Dessa forma, podemos concluir que ficou muito claro para José que o nome próprio que Deus desejava para aquele menino, que estaria nascendo em breve, deveria ser Jesus.

E ficou igualmente claro que outros nomes representavam títulos e características dessa grande pessoa que nasceria e que carregava em si não apenas a vida de um homem comum, mas Deus se fazendo homem para cumprir a obra de Salvação desejada por Ele para nos alcançar e nos trazer vida!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp