Por que o nome dado a Jesus não foi Emanuel como foi dito pelo profeta?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Na descrição de Mateus sobre o nascimento de Jesus observamos ali que ele cita que o menino que nasceria de Maria seria chamado de Emanuel, de acordo com uma profecia dada ao profeta Isaías. A minha dúvida é porque Jesus foi chamado de “Jesus” e não de “Emanuel”, que foi o nome que Ele teria segundo o profeta Isaías?

Caro leitor, sua pergunta é bem interessante e realmente muitas pessoas ficam confusas quanto a essa questão, assim, vou fazer uma explicação para que você entenda de forma simples essa questão do nome de Jesus.

Por que o nome dado a Jesus não foi Emanuel como foi dito que ele chamaria?

Por que Jesus não se chamou Emanuel como o profeta Isaías disse?

(1) No relato de Mateus temos a aparição de um anjo que busca tranquilizar José (noivo de Maria) a respeito do que estava acontecendo: “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1:20). José também recebe instruções a respeito do nascimento dessa criança. A primeira instrução é quanto ao nome que seria dado a ela: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). Aqui fica claro que o nome próprio que a criança teria seria Jesus (que significa “Jeová é salvação”).

(2) Na sequência temos a citação da profecia contida em Isaías 7:14: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23). Como Jesus (nome que o anjo mandou colocar na criança) se chamaria agora Emanuel? Houve algum erro aqui? Alguma contradição com relação aos nomes? A resposta é não! Mas o que explica esses dois nomes?

O nome da criança seria Jesus ou Emanuel?

(3) José, que foi quem recebeu a orientação do anjo, entendeu claramente que Emanuel não seria usado como nome próprio de Jesus. Fica claro que a orientação do anjo quanto ao nome próprio é que seria Jesus. O nome Emanuel, que em hebraico significa “Deus conosco” está ligado a missão de Jesus, a Sua pessoa e obra. Jesus (que é Deus) seria Deus em nosso meio, nasceria para realizar um feito incrível! Essa é a indicação do significado da citação de que Ele seria chamado de Emanuel.

Outros nomes de Jesus

(4) Em outra profecia sobre o nascimento do Salvador são mostrados pelo profeta Isaías outros nomes que essa criança teria: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro (pele’ ya Ìats), Deus Forte (El gibbor), Pai da Eternidade (‘Ab Ìad), Príncipe da Paz (sar shalom)” (Isaías 9:6 – Acréscimos meus entre parênteses). Esse texto nos mostra títulos e características dessa criança especial que nasceria. Não temos aqui uma indicação de que esse Salvador seria alguém com vários nomes próprios, mas sim alguém que teria um nome próprio (como é natural em nosso mundo) e vários atributos incríveis que vinham de Sua divindade (características únicas do Salvador).

(5) Dessa forma, podemos concluir que ficou muito claro para José que o nome próprio que Deus desejava para aquele menino, que estaria nascendo em breve, deveria ser Jesus. E ficou igualmente claro que outros nomes representavam títulos e características dessa grande pessoa que nasceria e que carregava em si não apenas a vida de um homem comum, mas Deus se fazendo homem para cumprir a obra de Salvação desejada por Ele para nos alcançar e nos trazer vida!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão