O que significa nascer da água e do Espírito?

Postado por em: #VocêPergunta Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Você Pergunta: Eu gosto muito de ler sobre o encontro de Jesus com Nicodemus. Acho incrível a forma como Jesus impacta um mestre da lei com Suas palavras poderosas. Mas existe uma frase de Jesus a Nicodemus que ainda não consegui compreender plenamente. Quando ele diz que para entrar no reino de Deus a pessoa precisa nascer da água e do Espírito. O que seria isso de forma prática? Como podemos entender essa fala de Jesus a ele?

Cara leitora, esse encontro de Jesus com Nicodemus realmente é algo muito lindo de se ver. Nos mostra como Deus é poderoso e consegue convencer o ser humano do pecado e do erro e transformá-lo em uma nova criatura. Vamos juntos agora entender melhor a expressão nascer da água e do Espírito para que tenhamos uma compreensão correta desse encontro:

O que significa nascer da água e do Espírito?

O que é nascer da água e do Espírito?

(1) Analisando o contexto conseguimos observar claramente que a intenção de Jesus é mostrar a Nicodemus que ele estava iludido, achando que sua religião o salvaria, que ser um mestre da Lei era suficiente para agradar a Deus.

Jesus, no entanto, é claro em dizer a ele que ele precisava nascer de novo para fazer parte do reino de Deus: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Nicodemus se confunde todo, achando que Jesus estava falando sobre um novo nascimento físico (João 3:4), talvez se confundindo tendo em mente as falsas ideias de que a reencarnação existia.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

Leia também: Qual a diferença entre reencarnação e ressurreição

(2) É, então, nesse momento que Jesus usa de uma figura de linguagem muito rica de significados para que Nicodemus entendesse a questão: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

(3) Nascer da água: Jesus aqui usa um elemento que nos aponta para a purificação. A água tem esse forte apelo purificador, lavador. Nicodemus precisaria ser lavado, purificado de seus pecados e pensamentos errados. A água também pode ter sido usada aqui por Jesus para trazer à memória a pregação de João Batista, que era enfático da importância do arrependimento antes de receber o batismo (água) como símbolo daquilo que já havia acontecido no coração da pessoa. O arrependimento e, consequentemente, a purificação dos pecados, era um pré-requisito importante para fazer parte do reino de Deus.

(4) Nascer do Espírito: O Espírito Santo é aquele que toca em nosso coração. Jesus exemplificou de uma forma impressionante: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 3:8). O Espírito Santo impacta nosso coração, nos mostra nosso erro, nos provoca, trabalha em nós. Ai sim temos as condições de responder a essa ação com o nosso arrependimento e sendo purificados então por Ele.

Sem nascer do Espírito ninguém consegue se arrepender, pois está totalmente preso a sua natureza carnal pecaminosa. O Espírito Santo nos dá a possibilidade de vencermos essa natureza, de nascermos de novo para uma nova vida, agora com Deus.

(5) O que temos aqui é o ensino profundo de Jesus sobre a obra de salvação. Não depende de nossas obras, é graça de Deus (Efésios 2:8-9). Deus nos capacita a responder ao Evangelho. Nascemos de novo. Nosso espírito se renova, somos perdoados, somos transformados e experimentamos o poder de Deus. Nos transformamos em discípulos, em seguidores de Jesus de Nazaré. Era essa ênfase poderosa que Jesus expôs a Nicodemus quando lhe disse que era necessário nascer da água e do Espírito.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

5 comentários

  • Jeferson Santos disse:

    Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26

    Nascer da água é nascer pela palavra que é a água que Jesus está falando.

    Responder
  • Jeferson Santos disse:

    Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 1 João 5:6

    Responder
  • Jose Carlos Parra disse:

    Deus convence o ser humano? é isso? irmão embora tenho mais de 70 anos sou um novo convertido e qualquer dúvida eu pergunto pois quero aprender, obigado

    Responder
  • Beatriz disse:

    Que o Espirito Santo o capacite mais. Gloria a Deus pelos estudos

    Responder
  • Eliane Aguiar Dos Santos disse:

    Olá. Meu nome é Eliane. Tenho dúvida com relação a Gênesis 2.24. Que diz :portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. Isso é logo na criação do mundo, na formação do homem e da mulher, porém não existia outros seres humanos. O que quer dizer esté versículo,se eles eram os primeiros como pai e mãe .

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.