O que significa nascer da água e do Espírito?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você Pergunta: Eu gosto muito de ler sobre o encontro de Jesus com Nicodemus. Acho incrível a forma como Jesus impacta um mestre da lei com Suas palavras poderosas. Mas existe uma frase de Jesus a Nicodemus que ainda não consegui compreender plenamente. Quando ele diz que para entrar no reino de Deus a pessoa precisa nascer da água e do Espírito. O que seria isso de forma prática? Como podemos entender essa fala de Jesus a ele?

Cara leitora, esse encontro de Jesus com Nicodemus realmente é algo muito lindo de se ver. Nos mostra como Deus é poderoso e consegue convencer o ser humano do pecado e do erro e transformá-lo em uma nova criatura. Vamos juntos agora entender melhor a expressão nascer da água e do Espírito para que tenhamos uma compreensão correta desse encontro:

O que significa nascer da água e do Espírito?

O que é nascer da água e do Espírito?

(1) Analisando o contexto conseguimos observar claramente que a intenção de Jesus é mostrar a Nicodemus que ele estava iludido, achando que sua religião o salvaria, que ser um mestre da Lei era suficiente para agradar a Deus.

Jesus, no entanto, é claro em dizer a ele que ele precisava nascer de novo para fazer parte do reino de Deus: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Nicodemus se confunde todo, achando que Jesus estava falando sobre um novo nascimento físico (João 3:4), talvez se confundindo tendo em mente as falsas ideias de que a reencarnação existia.

Leia também: Qual a diferença entre reencarnação e ressurreição

(2) É, então, nesse momento que Jesus usa de uma figura de linguagem muito rica de significados para que Nicodemus entendesse a questão: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

(3) Nascer da água: Jesus aqui usa um elemento que nos aponta para a purificação. A água tem esse forte apelo purificador, lavador. Nicodemus precisaria ser lavado, purificado de seus pecados e pensamentos errados. A água também pode ter sido usada aqui por Jesus para trazer à memória a pregação de João Batista, que era enfático da importância do arrependimento antes de receber o batismo (água) como símbolo daquilo que já havia acontecido no coração da pessoa. O arrependimento e, consequentemente, a purificação dos pecados, era um pré-requisito importante para fazer parte do reino de Deus.

(4) Nascer do Espírito: O Espírito Santo é aquele que toca em nosso coração. Jesus exemplificou de uma forma impressionante: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 3:8). O Espírito Santo impacta nosso coração, nos mostra nosso erro, nos provoca, trabalha em nós. Ai sim temos as condições de responder a essa ação com o nosso arrependimento e sendo purificados então por Ele.

Sem nascer do Espírito ninguém consegue se arrepender, pois está totalmente preso a sua natureza carnal pecaminosa. O Espírito Santo nos dá a possibilidade de vencermos essa natureza, de nascermos de novo para uma nova vida, agora com Deus.

(5) O que temos aqui é o ensino profundo de Jesus sobre a obra de salvação. Não depende de nossas obras, é graça de Deus (Efésios 2:8-9). Deus nos capacita a responder ao Evangelho. Nascemos de novo. Nosso espírito se renova, somos perdoados, somos transformados e experimentamos o poder de Deus. Nos transformamos em discípulos, em seguidores de Jesus de Nazaré. Era essa ênfase poderosa que Jesus expôs a Nicodemus quando lhe disse que era necessário nascer da água e do Espírito.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado usando um método passo a passo para te guiar em como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente? Clique aqui e pegue seu Método passo a passo agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão