Com que mulher Jó teve mais filhos depois que sua vida foi restaurada?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em minhas leituras no livro Jó, percebi um fato curioso: A mulher de Jó parece abandoná-lo depois de todas as tragédias que vieram sobre ele, porém, no final do livro, Jó tem mais filhos. Com que mulher Jó tem esses filhos? É possível sabermos essa informação?

Caro leitor, sua observação é bem interessante e curiosa. Vamos analisar juntos ponto a ponto o livro de Jó para acharmos essa resposta? Vem comigo!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Com que mulher Jó teve mais filhos depois que sua vida foi restaurada?

(1) Jó é citado de forma muito elogiosa pelo Senhor, que o chama de homem reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:1). A história mostra que ele tinha 7 filhos e 2 filhas (Jó 1:2).

Também observamos a citação de sua esposa, que estava viva à época em que a narrativa acontece (Jó 2:9).

Como sabemos, Jó teve sua fé provada, quando Deus permite que Satanás lhe tirasse diversas coisas, como seus bens (Jó 1:16), seus servos (Jó 1:17), seus filhos (Jó 1:18-19) e sua saúde (Jó 2:7-8).

(2) A sequência da história mostra que a esposa de Jó, amargurada com tudo aquilo que via o marido passar, desespera-se, dando ao marido já terrivelmente afetado pelas dores que estava passando, uma sugestão maldita:

“Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2:9).

Muitos se perguntam por que a mulher de Jó parece que some das narrativas? Ela teria morrido depois dessas palavras ditas a ele?

(3) No exame da continuidade desse livro, observamos que Jó faz mais uma menção sobre sua situação diante da esposa, mostrando a profundidade de sua dor: “O meu hálito é intolerável à minha mulher, e pelo mau cheiro sou repugnante aos filhos de minha mãe” (Jó 19:17).

Esse verso parece demonstrar que a esposa de Jó ainda está viva durante esse tempo mais difícil da provação de Jó. Ela nem morreu e nem se divorciou dele. O que existiu foi uma dificuldade imposta pela doença para que o casal tivesse sua vida normal, porém, ainda se mantém a aliança de casamento.

Observe que até os irmãos de Jó (filhos de minha mãe) se afastam dele, tirando dele esse contato familiar mais próximo.

(4) Quando a Bíblia narra a restauração de Jó, mostra que houve uma restauração da família dele e das amizades afastadas por causa de sua doença:

“Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro” (Jó 42:11).

Na sequência, temos a restauração do casamento no que diz respeito à relação de marido e mulher. Agora Jó não é mais repulsivo à sua mulher, pelo contrário, eles restauram os laços matrimonias de forma plena, inclusive tendo mais filhos e filhas: “Também teve outros sete filhos e três filhas” (Jó 42:13).

(5) Feitas essas observações, a meu ver não temos elementos para incluir uma nova esposa para Jó nessa narrativa. A restauração narrada parece ter ocorrido com a mesma esposa, que permaneceu viva, mas um pouco afastada, enquanto Jó passava pela grave provação.

Alguns argumentam que Jó já deveria ser idoso quando houve essa restauração de Deus e, consequentemente, sua esposa também, então, ele não poderia ter tido esses novos filhos com ela.

Porém, a julgar pelos exemplos bíblicos das bênçãos do Senhor, como no exemplo de Sara, que deu à luz por volta dos 90 anos de idade, essa possibilidade não seria um problema para o Senhor!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp