5 verdades sobre as provações que todos precisam saber

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Jesus Cristo foi bastante claro quando nos ensinou que as provações fariam parte da nossa vida. Ele disse que “no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). Se você não está sendo provado agora, certamente será provado em algum momento de sua vida. As provações podem vir de diversas fontes, podem ser provocadas por nossa desobediência, pelas circunstâncias da vida, pela ação de Deus ao nos lapidar, por perseguições, etc. O fato é que é bem melhor estarmos preparados para elas do que sermos surpreendidos por elas e sofrer além do necessário. Por isso, vou apresentar cinco verdades que a Bíblia nos ensina sobre as provações para que estejamos preparados para enfrentá-las de uma melhor forma.

5 verdades sobre as provações que todos precisam saber

5 verdades sobre as provações

1) As provações serão várias

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tiago 1:2). Alguns talvez desanimem diante dessa constatação da variedade de provações que enfrentaremos. Mas devemos entender que passaremos por várias provações no decorrer de nossa vida. Isso nos ajudará a nos preparar para as enfrentarmos. Imagine que você tenha certeza de que amanhã será um dia chuvoso e fará muito frio. O que fará? Certamente vai se preparar, deixar o guarda-chuva na bolsa e levar uma blusa de frio. A chuva e o frio em si não nos trazem males, são “provações” que farão nosso dia mais difícil. Mas, preparados, conseguimos enfrentar com muito mais alegria e saímos vitoriosos. Assim é com a provação.

2) As provações serão passageiras

“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:3). Quando Tiago diz que a nossa fé será confirmada pela provação, podemos compreender que a provação tem um objetivo; e assim, tem um começo, um meio e um fim. Ela não será eterna. Não fará parte da nossa vida para sempre. Isso traz ao nosso coração a perseverança, ou seja, aquela força de se manter firme nesse processo de luta que passaremos em alguns momentos de nossas vidas, e vencê-los.

3) As provações são pedagógicas

“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:3). A função da pedagogia é ensinar, educar. As provações, se observadas com o olhar correto, nos mostrarão que são pedagógicas, pois elas têm por objetivo produz algo positivo em nós. Sabemos que somos provados por Deus ou por permissão de Deus para que produzamos o melhor de nós. Já o diabo nos tenta para produzirmos o pior de nós. A pedagogia da provação é edificante, constrói pessoas melhores, mais fortes, mais sábias, mais dignas. Ela produz bênçãos. Por isso, devemos buscar extrair os melhores ensinos das provações.

4) As provações fazem meninos virarem homens

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4). A grande marca das crianças é a sua imaturidade para enfrentar os desafios do mundo. Por isso precisam ser preparadas por longo tempo até que possam ser maduras e suficientemente capazes de se virar por conta própria. A provação na vida do cristão transforma pessoas imaturas e distantes de Deus em cristãos íntegros, santos, discípulos de Cristo. O próprio Jesus conduziu seus discípulos diante de muitas situações desafiadoras para incentivá-los a fortalecer a fé e crescer. A provação transforma meninos e meninas, imaturos, em homens e mulheres de Deus capazes de ter uma fé madura e atuante mesmo nas situações menos favoráveis. Não desperdice a sua provação. Já que tem de passar por ela, extraia o máximo de crescimento para sua vida. Jó fez isso, mesmo em meio à sua grande provação, quando avaliou tudo que passou na presença de Deus, e declarou: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5)

5) As provações glorificam a Deus

Quando as provações estão em curso ou já terminaram e produziram bons efeitos em nós, integridade e muitas outras qualidades, certamente Deus é glorificado. Isso ocorre porque aquele que enxerga a provações sob a ótica correta não consegue ver Deus fora dela. Deus está ali. Está no comando, está ajudando, está incentivando, está conduzindo. Não é à toa que temos centenas de promessas na Bíblia falando sobre esse cuidado de Deus. Jesus disse aos Seus discípulos: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20). Uma promessa de cuidado. Quando enfrentamos as provações como bons discípulos glorificamos a Deus através da nossa vida.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão