Ter ou ser? É possível que haja harmonia entre eles?
A paz do Senhor! Só me confirme uma coisa:
Você já participa do meu canal de estudos Bíblicos GRATUITOS no WhatsApp? Lá eu envio 1 estudo bíblico por dia gratuitamente, direto no seu celular, para ajudar você a crescer no conhecimento da Palavra de Deus com constância. Se ainda não participa, entre agora, por favor! Agora vamos ao estudo de hoje...
A mídia, que hoje é uma referência para muitas pessoas, escancara de forma clara que é melhor “ter” do que “ser”. Quem [tem] mais dinheiro é sempre melhor. Quem [tem] atributos físicos “bonitos” é sempre melhor. Quem [tem] a beleza e a mostra é sempre melhor. Quem [tem] o poder é sempre melhor…e por aí vai. Dificilmente o [ser] é louvado. É melhor [ter] o dinheiro posando nu para uma revista que [ser] correto e obedecer ao que é digno. É melhor [ter] o poder a qualquer custo que [ser] honesto e vencer com retidão. É melhor [ter] a beleza a qualquer custo que [ser] grato com o que Deus deu…e por aí vai.
Não podemos ser hipócritas e dizer que o [ter] no seu todo é dispensável. O próprio Jesus admitiu que [temos] as nossas necessidades, mas no mesmo texto mostrou que Deus cuida delas. Jesus repreendeu a ansiedade por causa do [ter] que evidencia uma prioridade errada em nossa vida. Jesus chega a desafiar-nos a avançar em direção ao [ser] e testificar que o Pai cuidaria do resto. “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer [o ser], e ele lhes dará todas essas coisas. [o ter]” (Mt 6:33)
No diálogo com o jovem rico Jesus prova aquele jovem que aparentemente era equilibrado no [ser] e no [ter], mas ele foi reprovado no teste, pois preferiu ficar com o seu [ter], que eram as suas riquezas, a ficar com o [ser], que era o convite de Jesus para ele vender tudo, dar aos pobres e [ser] Seu discípulo. (Lc 18. 22-23)
Com relação ao [ser], Jesus fala de forma profunda. No início do sermão do monte, Ele fala das bem-aventuranças, e todas elas estão relacionadas com o [ser]: Bem aventurados os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça…(Mt 5. 3-10).Aqui, o [ter] não é nem mencionado!
Falando sobre tesouros, Jesus surpreende: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;” (Mateus 6. 19-20).Esses tesouros ajuntados nos céus mencionados por Jesus estão vinculados com o [ser] e não com o [ter].
Temos um grande desafio pela frente. Em meio a um mundo capitalista e hedonista, equilibrarmos o [ser] e o [ter] de forma harmônica, correta, digna em nossa vida, para que agrademos a Deus e vivamos bem nessa terra que ele criou para nós.
Os bereanos foram elogiados por Paulo porque examinavam as Escrituras todos os dias.
Eles não apenas ouviam… eles se dedicavam. Hoje, muitos até ouvem bons estudos… mas poucos têm constância no aprendizado. E isso faz toda a diferença. A minha comunidade (Comunidade André Sanchez) é para quem deseja sair da superficialidade e crescer de forma contínua na Palavra. Separei 3 presentes para você resgatar agora! 1 deles é meu WhatsApp pessoal para você tirar dúvidas da Bíblia quando quiser, sem limites! Sabe quais são os outros 2 presentes?👉 Acesse aqui para ver os outros presentes e como participar
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- 20 benefícios que o estudo da teologia traz a vida do cristão (O 2° é o melhor de todos)
- Como receber de verdade o perdão de Deus
- Amanhã com certeza!
- A multidão, os sinais e os verdadeiros discípulos de Cristo
- 5 razões porque você lê a Bíblia e não consegue entendê-la
- Como estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com entendimento?
- Quem nunca teve um dia difícil?