Os 10 cristãos que não respeito e não admiro

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Antes de mostrar os 10 cristãos que não respeito e não admiro gostaria de justificar que o termo cristão que apliquei nesse texto não indica necessariamente o cristão verdadeiro, pois há quem se denomine cristão sem que o seja. Outra coisa, quando digo que não respeito não significa desrespeitar a pessoa como ser humano, mas sim o tipo de atitude que ela sustenta em sua vida. De acordo com o dicionário online Priberam, respeito significa também “apreço, consideração, deferência.”, justamente o que não tenho pelas atitudes desses 10 cristãos.

Os 10 cristãos que não respeito e não admiro:

Os 10 cristãos que não respeito e não admiro

1-) Aquele que provoca a desunião. Esse é um dos piores. Em nome de sua opinião, daquilo que acha certo, por se achar “o cristão” mais espiritual da igreja ou por qualquer outro motivo vagabundo, ele sacrifica a paz da igreja. Não se preocupa em espalhar contendas, não fica nem um pouco preocupado em acabar com a paz por causa de coisas fúteis. Age nos bastidores com seu egoísmo e com sua supervalorização de fatos irrisórios e depois que é descoberto se faz de coitadinho, de incompreendido, de perseguido, etc. A Bíblia diz que Deus abomina esse tipo de comportamento (Pv 6. 16-19).

2-) Aquele que tenta barganhar com Deus. Esse tipo de cristão acha que Deus está à venda. Ele é semelhante ao enganador Jacó, quando disse a Deus que “se” Deus fizesse algumas coisas em sua vida ele o seguiria (Gn 28.20-21). É bem comum haver centenas desses tipos de crentes em igrejas que fazem as famosas campanhas onde esse crente deve fazer algo para que Deus em troca faça aquilo que ele quer. Ele sempre busca algo para trocar com Deus, a fim de que Deus lhe dê o que quer. Deus para ele é um mero comerciante.

3-) Aquele que vive uma vida de aparências. Jesus combateu muito esse tipo de pessoa. A figura que nos veem automaticamente à mente são os fariseus. Muitos cristãos sustentam esse tipo de vida. A cultura popular diz que esse é o crente Raimundo, um pé na igreja e o outro no mundo. São cristãos que não merecem respeito, pois são covardes para assumir uma postura transparente. Jesus chegou a chamar esse tipo de pessoa de “raça de víboras” (Mt 12.34), tamanho o seu descontentamento com eles.

4-) Aquele que se acostumou ao conforto dos bancos da igreja. Esse tipo é bem complicado. Ele é apenas um observador. Sabe de tudo que está acontecendo, mas não participa de nada. Vê as pessoas trabalhando, se sacrificando, vê alguns dos lutadores da igreja indo para a batalha, mas não se movimenta um milímetro. Fica até ofendido quando algum líder chama a atenção e o taxa como esquenta-banco.

5-) Aquele que nunca tem tempo para servir a Deus. Nunca espere contar com esse tipo de crente, pois ele nunca tem tempo. Ou melhor, ele diz que nunca tem tempo. Se esquiva de tudo, é um exímio inventor de desculpas. Arruma problemas que não têm só para ter um álibi para não precisar ter alguma responsabilidade na obra de Deus. Ele normalmente será encontrado de “pernas para o ar” descansando enquanto alguns poucos bravos guerreiros da igreja de Cristo estão fazendo a obra.

6-) Aquele que só sabe criticar. Esse só abre a boca para falar mal de algo ou alguém. Sim, falar mal, pois a sua crítica não é construtiva. Esse tipo de pessoa, por exemplo, pega o boletim dominical da igreja, examina-o por completo e consegue achar o único erro ortográfico que exista ali. E corre rapidamente para “alertar” o pastor da igreja e perguntar quem cometeu esse erro para que seja corrigido. De sua boca nunca se ouvirá um “parabéns”, somente apontamentos dos erros que possa haver na igreja. Nunca se põe à disposição para ajudar, mas sempre está disposto a criticar.

7-) Aquele que ama ser bajulado. Esse tipo de cristão ama ser o centro das atenções na igreja. O pastor precisa se desdobrar para agradá-lo senão ele “mete a língua” no pastor. O pastor e líderes da igreja precisam servi-lo, precisam notá-lo sempre senão ele espalha fofocas, mina o trabalho dos líderes. Quando ele é mimado por todos a igreja vive uma paz tremenda. Eu chamo esse cristão de o “bebezão” da igreja. Precisa de cuidados o tempo todo.  Os anos passam e nada dele crescer.

8 -) Aquele que só vai atrás de Deus por causa de bênçãos. Esse tipo de cristão é interesseiro. Ele não quer saber de compromisso com o Senhor e de forma nenhuma está disposto a levar a sua cruz. O negócio dele é resolver algum problema que o está incomodando. Normalmente já tentou diversas formas para resolver esse problema e nada funcionou. Deus é o último recurso. Nesse momento ele começa a buscar a Deus atrás do que Ele teria a oferecer a ele e não quer saber de mais nada além disso.

9-) Aquele que é contra tudo que se quer fazer. Esse cristão até gosta de participar de alguns trabalhos da igreja, de ajudar a fazer alguma coisa, mas sempre é contra tudo. Ele adora causar polêmica e deseja que seu ponto de vista seja sempre o que predomine. Ele não sabe trabalhar em equipe, mas se infiltra nas equipes da igreja para causar dificuldades. É o primeiro a levantar a mão para colocar objeções. Não sabe debater saudavelmente e chegar a consensos. Faz as reuniões e planejamentos virarem um inferno.

10-) Caro leitor, em sua opinião quem é o décimo cristão que não merece respeito e admiração? Diga nos comentários logo abaixo. 

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão