O que significa buscar o Senhor enquanto se pode achar e enquanto está perto?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria de compreender o significado daquele verso que diz para buscar a Deus enquanto se pode achar e enquanto está perto. Haverá um tempo em que Deus não mais poderá ser achado pelas pessoas? Como funciona isso biblicamente falando?

Caro leitor, o texto a qual você se refere em sua pergunta é Isaías 55:6, que diz: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. É importante compreender esse texto dentro de seu contexto para extrairmos o ensino exato dele com profundidade.

O que é buscar e invocar enquanto se pode achar?

(1) O texto de Isaías 55:1-13 nos fala sobre a grandeza da graça de Deus derramada sobre pecadores arrependidos. Existe um chamado de Deus para que os pecadores deixem seus maus caminhos e se aproximem Dele com um coração sincero e arrependido:

“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1).

As figuras deste texto apontam para as bênçãos que estão somente na presença de Deus (águas, vinho e leite). E tudo isso, de graça (sem dinheiro e sem preço).

Aponta para a graça de Deus, mas exige também uma postura de arrependimento e busca por parte do pecador (vinde).

(2) Se existe esse claro convite do Senhor, se existe esse chamado de Deus para o arrependimento, existe também do outro lado aquele que ouve esse convite, aquele que é objeto desta chamada.

Como ele lida com ela? Sabemos que muitos a rejeitam, ou deixam para depois, ou simplesmente ignoram. Mas Deus deixa claro que os pecadores precisam tomar uma posição com urgência:

“Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).

Esse texto mostra que existe uma “janela de oportunidade”. Deus não estará sempre disponível, pois haverá um momento em que essa “janela” se fechará.

É possível que essa pessoa não tenha tempo para tomar essa importante decisão diante de Deus. Mas quando é tarde demais para buscar e invocar o Senhor?

(3) Sabemos que a forma mais clara de uma janela de oportunidade ser fechada em nossas vidas é através da morte. A morte, segundo a Bíblia, sela, fecha as oportunidades, pois é em vida que tomamos as decisões importantes e não depois que ela acaba:

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hebreus 9:27).

Mas quando será a nossa morte? Alguns acham que viverão por dezenas de anos. Mas qual a garantia disso? Sendo assim, buscar a Deus enquanto se pode achar nos leva a refletir que Deus está chamando a uma busca “agora”, nesse momento, já que não está nas mãos do homem o poder de controle sobre o tempo de duração de sua vida.

Assim, deixar para se arrepender amanhã pode representar o fim da oportunidade.

(4) Quando o texto diz “invocai-o enquanto está perto” está nos mostrando que o soberano juiz ainda aceita que nós sejamos absolvidos em Sua presença.

Ele ainda não se assentou em Seu trono para fazer o julgamento final! Sendo assim, o chamado é para que nos retratemos diante Dele: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7).

Mas sabemos que essa oportunidade não ficará aberta para sempre! É por isso que Jesus, ao narrar uma cena do dia do juízo final, mostra que muitos desejarão estar com Deus, mas não poderão mais:

“Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23).

(5) Concluímos que Deus é tão misericordioso que nos dá grandes oportunidades para nossa salvação! Mas também é transparente mostrando que a oportunidade acabará, pois Ele é justo!

Por isso, cabe a cada um decidir se aproveita tal oportunidade ou se se mantém como rebelde, na corda bamba, pois a qualquer momento o Senhor poderá não mais estar acessível e a oportunidade não mais poderá ser encontrada.

Por isso, Jesus diz que quando condenados, esses que rejeitaram a oportunidade, viverão em choro e ranger de dentes (Mateus 8:12).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp