O que significa “terra que mana leite e mel” na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Sempre tive curiosidade de entender melhor a expressão “terra que mana leite e mel”, que é muito citada na Bíblia Sagrada, quando se refere a terra prometida por Deus ao povo de Israel. Gostaria de saber com mais profundidade o significado dessa expressão, principalmente nos originais em hebraico.

Caro leitor, de fato, as expressões bíblicas têm significados profundos que às vezes vão bem além da própria palavra pura e simples, figuras de linguagem que falam com muita profundidade sobre a forma como Deus tratou com Seu povo e sobre as grandezas das promessas do Senhor

. Vamos aprender juntos mais uma dessas expressões.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

 

O que significa “terra que mana leite e mel”?

(1) A primeira menção dessa expressão acontece em Êxodo 3:8, que diz: 

“por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu”.

O contexto aqui é do chamado de Deus a Moisés para ser o libertador do povo de Israel que estava escravo no Egito e da revelação de Deus sobre o que iria fazer ao Egito, tirando Seu povo dali e levando-o para uma terra bem diferente da que estavam agora como escravos.

Então, o contexto nos aponta para um contraste: estavam em um local de privações e iriam ser levados para outro, com características totalmente diferentes!

Deus cita essa terra como terra que mana leite e mel. Vejamos o detalhamento dessa expressão.

(2) Nossa análise começa pelo significado do verbo usado ali. Sobre essa terra que Deus daria ao Seu povo, Ele diz que “mana”.

O verbo “manar” no hebraico significa “destilar, pingar, brotar”, que aponta para coisas que aquela terra daria ao povo.

Mostra que não era uma terra seca, sem vida, mas uma terra onde brotava prosperidade. É um grande contraste com a vida dura dos escravos israelitas no Egito, que enfrentavam a escassez, a dureza do trabalho incessante e a opressão dos egípcios. Eles iriam ver a abundância do Senhor brotar sobre suas vidas! Era como viver um sonho!

(3) Na sequência Deus diz que era uma terra que mana “leite e mel”. São dois produtos bem característicos de locais onde se criava gado e pasto para a sobrevivência.

Como Deus estava prometendo levá-los (um número bem grande de pessoas) para a terra de Canaã, era esperado que as principais atividades iniciais fossem ligadas a criação de animais (de onde vinha o leite, um produto que possibilitava a criação de uma grande gama de “comidas”) e coleta daquilo que temos na natureza (por exemplo, o mel).

No entanto, o sentido aqui vai além dos produtos em si. É óbvio que a terra prometida não teria apenas leite e mel, portanto, temos na expressão “mana leite e mel” um tipo de expressão resumida, uma figura que aponta para uma terra muito abundante, de muita fertilidade, com prosperidade sem igual.

(4) É como se Deus estivesse em um breve resumo dizendo àquele povo: o lugar para onde vou levar vocês tem uma abundância que vocês não vivem aqui no Egito!

Eu preparei para vocês uma prosperidade tão boa que o coração de vocês se alegrará sobremaneira! Temos aqui mais um desafio do Senhor para um povo que vivia na escassez!

Eles deveriam ter fé suficiente para crer no que Deus iria fazer, ainda que não tivessem nem ideia de como Deus iria fazer, pelo contrário, humanamente, tudo parecia indicar um sonho impossível de ser realizado na vida de um povo escravo!

De fato, Deus age muitas vezes assim, prometendo filhos a quem é estéril, abundância para quem passa pelo vale da escassez! Quem cresse de fato iria ver a promessa de Deus acontecer e, de fato, ela aconteceu!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp