Qual foi o João que escreveu o livro de Apocalipse?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Qual foi o João que escreveu apocalipse? Sou nova convertida e estou um pouco confusa em minhas leituras do Novo Testamento. Lá nos evangelhos temos o evangelho de João. Depois tem três cartas de João. E ainda no começo de Apocalipse fala que quem o escreveu foi João. Teria alguma coisa a ver com João Batista, ele escreveu alguma dessas cartas? Pode me ajudar a entender melhor isso?

Cara leitora, às vezes esse monte de nomes repetidos realmente confunde a cabeça de quem está começando nas leituras da Bíblia. Mas com o estudo de hoje tudo vai ficar mais claro para você. Vamos à nossa análise?

Qual foi o João que escreveu o livro de Apocalipse?

Qual foi o João que escreveu Apocalipse?

(1) O início da narrativa de Apocalipse mostra que quem o escreveu se chamava João: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João” (Apocalipse 1:1). Mas como saber exatamente quem era esse João, se o nome João era um nome comum nessa época?

(2) A primeira coisa a se pontuar é que a grandeza das revelações contidas no livro do Apocalipse só seria de fato aceita como sendo uma revelação de Deus se elas trouxessem fortes evidências disso. Por isso, em Apocalipse 1:1 vemos narrado que as revelações vieram de Deus a Jesus Cristo, que através de um anjo comunicou a João. Isso nos mostra que esse “João”, o receptor dessa grande revelação, não poderia ser qualquer João, mas um que era conhecido e que gozava de credibilidade diante daqueles que receberam essas narrativas do livro de Apocalipse.

(3) Apenas um João conhecido e com autoridade diante da igreja primitiva teria as características e credibilidade necessária para portar esses escritos. Tais características só poderiam ser encontradas no Apóstolo João, que esteve com Cristo, que era judeu e, portanto, conseguiria tratar de todos os temas revelados com grande habilidade e autoridade. Esses são fatores que apontam para a autoria do Apóstolo João. Além disso, no século 2 d.C vários escritores da história cristã identificavam o apóstolo João como o autor (por exemplo, Justino Mártir e Irineu).

(4) Vale lembrar que o apóstolo João já havia escrito outras cartas consideradas inspiradas por Deus, sendo o evangelho de João e ainda as cartas de 1ª, 2ª e 3ª João, portanto, era já conhecido como um autor que comunicava questões importante da parte de Deus ao povo do Senhor. Tudo isso fez com que a autenticidade de Apocalipse tivesse sido provada e aprovada com certa tranquilidade.

Quantos João temos na Bíblia?

(5) Por fim, para os leitores que ainda estão começando em seus estudos bíblicos é importante lembrar que temos pelo menos quatro “João” citado na Bíblia. Vamos ver cada um deles para que não confundamos:

a) João Batista, o filho de Izabel e Zacarias, que era primo de Jesus Cristo. Esse João não escreveu nenhuma carta ou livro conhecido. Ele morreu decaptado a mando do rei Herodes Antipas (Mateus 14:1-12).

b) João, o pai do apóstolo Pedro, citado em João 1:42 (Algumas versões traduzem como Jonas).

c) João Marcos, que acompanhou Paulo e Barnabé em uma das viagens missionárias (Atos 12:25). Era mais conhecido por Marcos e foi o escritor do evangelho de Marcos.

d) João, o apóstolo. Esse foi apóstolo de Jesus Cristo e, dentre muitas coisas que fez, foi o escritor do evangelho de João, de 1ª, 2ª e 3ª João e de Apocalipse.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão