De que forma Deus endureceu o coração do Faraó?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Apesar de ver claramente na Bíblia que o Faraó tinha o coração muito duro, fico um pouco confusa quando a Bíblia diz que em um determinado momento ele queria libertar o povo israelita e Deus endureceu o coração do Faraó. Nesse caso Deus não interferiu no livre arbítrio da pessoa? E por que Deus fez isso, já que Deus queria que o Faraó libertasse o povo e era justamente isso que o Faraó queria fazer quando Deus endureceu o coração dele? Por favor, me ajude a entender isso.

Cara leitora, vamos avaliar juntos essa questão biblicamente para tentarmos entender a atitude de Deus nesse caso.

De que forma Deus endureceu o coração do Faraó?

O que significa dizer que Deus endureceu o coração do Faraó?

(1) Podemos perceber que diante das pragas enviadas por Deus ao Egito, o próprio Faraó endureceu o coração por seis vezes (Êxodo 7:13; 7:22; 8:19; 8:32; 9:7; 9:34). Isso mostra o nível de maldade desse tirano que, mesmo vendo claramente a mão de Deus agindo, não dava o braço a torcer, pois confiava em seus deuses e também se considerava ele próprio um deus.

(2) Em três das pragas enviadas (das chagas, dos gafanhotos e das trevas) observamos que Faraó sente o poder de Deus e dá sinais de que iria libertar o povo israelita, porém, o próprio Deus endureceu o coração do Faraó (Êxodo 9:12; 10:20; 10:27). Somente na última praga Faraó libertou definitivamente os israelitas (Êxodo 12: 29-36).

(3) Dito isto, agora temos de explicar o que significou o ato realizado por Deus de “endurecer” o coração de Faraó. Alguns entendem erroneamente que Deus obrigou o Faraó a fazer algo que era pecado, no caso, ir contra a própria ordem Dele mesmo de libertar os israelitas. Isso fere o princípio bíblico ensinado em Tiago 1:13: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta”. Ou seja, quando Deus endureceu o coração do Faraó de modo nenhum fez com que o Faraó realizasse o mal. Esse não é o significado de endurecer o coração do Faraó.

(4) A melhor explicação para entender essa questão é que Deus retira de Faraó qualquer aspecto de sua graça comum que ainda poderia lhe dar a possibilidade de enxergar o que Deus estava fazendo. A graça comum é a graça de Deus que é derramada sobre maus e bons e que permite que mesmo os maus tenham algumas boas atitudes. É importante observar que por seis vezes o próprio Faraó endureceu o seu próprio coração, o que demonstra uma maldade quase sem limites. Quando Deus retira de Faraó o pouco da Sua graça que ainda sensibilizava o Faraó a enxergar a mão de Deus, o Faraó fica totalmente entregue a si mesmo, ou seja, entregue ao seu coração que já era extremamente endurecido e mal. Nós vemos algo parecido em Romanos 1:24, onde Deus “entrega” pessoas que têm o coração totalmente endurecido aos seus próprios corações pecaminosos, o que as leva a agir com cada vez mais maldade e receberem por isso uma justa punição: Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si”.

(5) Por que Deus endureceu o coração do faraó? Porque toda essa situação fazia parte do plano de Deus, conforme Ele explica a Moisés: “Disse o SENHOR a Moisés: Vai ter com Faraó, porque lhe endureci o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles, e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o SENHOR” (Êxodo 10:1-2). Mesmo quando os maus são deixados por Deus à mercê de seus próprios corações malignos, eles não conseguirão frustrar os planos de Deus, antes, receberão em si mesmos a justiça de Deus como punição, assim como ocorreu com Faraó. E os planos de Deus nunca poderão ser frustrados por qualquer coração humano que esteja endurecido!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão