Entreguei a Satanás! Por que Paulo entregou dois homens ao diabo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Ao ler a carta de Paulo a Timóteo, encontrei um trecho no qual o apóstolo menciona que ele entregou Himeneu e Alexandre a Satanás para serem punidos. Não compreendi completamente por que Paulo tomou essa decisão. O que significa essa entrega a Satanás? Não seria uma ação excessivamente severa? Talvez tenha faltado amor de Paulo para com essas pessoas? Gostaria de sua ajuda para compreender melhor.

Caro leitor, a Bíblia é cheia de expressões figuradas que precisam ser compreendidas para que você tenha a real ideia do que o autor quis comunicar ali.

Vamos hoje fazer um exercício para compreensão do que significa a expressão “entreguei a satanás” que Paulo usou nesse texto que você citou.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa entreguei a Satanás?

(1) O texto em que Paulo entrega Himeneu e Alexandre a Satanás é 1 Timóteo 1:20: “E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem”.

Quando observamos o contexto vemos o apóstolo Paulo aconselhando Timóteo a manter sua fé firmada e sua mente focada no bem (1 Timóteo 1:19).

Paulo continua demonstrando que muitos que não cuidaram da sua fé e da sua boa consciência vieram a abandonar a fé em Cristo.

Na sequência temos então a citação de Himeneu e Alexandre como maus exemplos de pessoas que agiram assim.

(2) Esses dois homens são citados como apóstatas, ou seja, homens que abandonaram a fé. Além disso, tornaram-se pessoas problemáticas dentro da comunidade, trazendo prejuízos grandes para a obra de Deus.

Himeneu, por exemplo, é citado novamente por Paulo como exemplo de alguém que usava as palavras para destruir: “Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto” (2 Timóteo 2:17).

Alexandre também é citado em outro texto como sendo um homem que perseguiu o apóstolo Paulo com muita maldade: “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras” (2 Timóteo 4:14).

Entregar para Satanás, o significado da expressão

(3) Agora que conhecemos bem esses homens que Paulo “entregou a Satanás”, devemos saber que essa expressão usada por Paulo em 1 Timóteo 1:20 geralmente é compreendida de duas formas:

a) Paulo estaria com sua autoridade apostólica dando um castigo especial a esses dois homens como punição.

b) Paulo estaria usando sua autoridade apostólica para expulsá-los da comunidade cristã, o que geralmente é chamado de excomunhão.

O segundo significado é o mais provável. Digo isto, pois Paulo já usou essa mesma expressão em 1 Coríntios 5:3-5 para também com sua autoridade aplicar essa expulsão.

Por que entregar uma pessoa a Satanás? Isso não é falta de amor?

(4) Alexandre e Himeneu se opunham fortemente à fé cristã, tinham uma atitude moral condenável e desafiavam o ensino dos apóstolos, que era a base da igreja, portanto, estavam debaixo do domínio do Diabo.

Quando Paulo os entrega a Satanás, ou os expulsa da comunidade, como vimos no ponto anterior, na verdade, tem como foco principal não só a proteção da comunidade cristã, mas também a aplicação de severa punição que resultasse na conversão deles.

Observe que o trecho final diz: “a fim de não mais blasfemarem”. Aqui temos a esperança do apóstolo de que eles aprendam a honrar o nome de Deus através da dor e sofrimento que experimentariam longe da comunidade cristã.

Portanto, não temos por parte do apóstolo um desejo maldoso de vingança, mas o exercício da sua autoridade dentro da comunidade cristã, protegendo-a de pessoas que se opõe à sã doutrina e ao mesmo tempo o desejo de que tais homens aprendam a tratar o nome do Senhor da maneira desejável, o que aconteceria se houvesse a conversão deles.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp