Anjo da guarda: cada pessoa tem um anjo pessoal?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Desde minha infância, minha mãe costumava me dizer que havia um ser celestial protetor enviado por Deus para me proteger, o que seria o meu anjo da guarda pessoal. Agora, sendo mais velha, desejo encontrar referências ns Bíblia relacionadas a esse conceito. Será que você poderia me mostrar os versículos que abordam esse tema? A Bíblia confirma que cada indivíduo tem seu próprio anjo da guarda?

Cara leitora, antes de analisarmos o que a Bíblia diz sobre o assunto, é importante relembrar que, segundo o ensino de alguns, o anjo da guarda seria um anjo que é enviado por Deus quando do nascimento de uma pessoa para protegê-la e acompanhá-la durante toda sua vida.

Porém, esse ensino não tem base sólida nas Escrituras. A Bíblia Sagrada não apoia a ideia de que cada pessoa tem um anjo da guarda e nem de que quando alguém nasce Deus designa um anjo para seguir aquela pessoa pela sua vida toda.

Vamos analisar alguns textos usados para afirmar que temos um anjo da guarda e ver se realmente dizem isso:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Temos um anjo da guarda?

(1) Muitos usam o texto de Êxodo 23:20 para embasar o pensamento sobre o anjo da guarda: “Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado”.

Esse texto, porém, não embasa a ideia de que cada um tem um anjo da guarda. Esse anjo mencionado foi um anjo que foi enviado por Deus para guiar a nação toda de Israel pelo caminho do deserto até a terra prometida.

Não é mencionado no texto um anjo para cada pessoa. Deus designa esse anjo para acompanhar Seu povo, mesmo aqueles que já haviam nascido e eram adultos e velhos. Além disso, a missão desse anjo terminou quando Deus deu posse ao povo na terra prometida.

(2) Outro texto muito usado por aqueles que defendem que cada um tem um anjo da guarda é Salmos 91:11: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”.

Mais uma vez esse texto não embasa a ideia de um anjo da guarda para cada pessoa. No verso 9 o salmo é bem claro, quando aponta que somente aqueles que fazem do Senhor o seu refúgio e fortaleza, ou seja, Seus servos, têm proteção especial Dele e de Seus anjos.

Mas mesmo estes não têm um anjo da guarda particular. O que vemos no texto é a afirmação de que existem anjos de Deus cuidando dos Seus servos e trabalhando em benefício Deles.

(3) Mais um texto muito usado para defender a ideia do anjo da guarda é Salmos 34:7: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.

Esse é mais um texto que de forma nenhuma afirma que cada pessoa tem um anjo da guarda. O texto afirma o cuidado geral de Deus pelos que o temem.

Note que o salmista usou o termo “Anjo do Senhor” e não “anjos do Senhor”. Uma provável referência ao Anjo do Senhor que acompanhava a nação de Israel em suas peregrinações no deserto (Êxodo 3:2; 23:20) e não uma referência a um anjo para cuidar de cada pessoa.

(4) Algumas pessoas também se confundem sobre essa questão de anjo da guarda, pois existia um pensamento entre os judeus de que cada pessoa tinha um anjo guardião e que, inclusive, esse anjo podia tomar a forma da pessoa se necessário.

Veja este texto: “Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo” (Atos 12:15).

O apóstolo Pedro tinha sido preso (Atos 12:3). A igreja estava orando pela libertação dele (Atos 12:5). Deus o liberta da prisão usando um anjo para isso (Atos 12:7). Liberto da prisão, Pedro se dirigiu a casa de Maria, mãe de João, onde muitos estavam reunidos (Atos 12:12).

O mais interessante é que ninguém acreditou na palavra da serva que foi ao portão ver quem batia. Por zombaria, ou se apoiando nessa tradição, os que estavam ali afirmaram que a mulher estava louca e que, se alguém estava no portão, que seria o anjo de Pedro.

Evidentemente não era, era o próprio Pedro. Essa passagem não pode ser tomada para apoiar a existência de um anjo da guarda para cada pessoa, pois é apenas uma descrição do que alguns que estavam ali na casa de Maria achavam (ou com que zombaram da serva) e não uma doutrina do que realmente é.

(5) Assim, concluímos que a ideia de um anjo da guarda para cada pessoa não se sustenta biblicamente. Não temos um anjo particular. O que temos é o cuidado de Deus pelos Seus servos e, para tal, Deus dispõe de seres espirituais criados especialmente para o serviço Dele e de Seus servos.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp