Cada pessoa tem o seu anjo da guarda?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)
[adrotate group="9"]

Você Pergunta: Desde pequena minha mãe sempre me falava que eu tinha um anjo de Deus me protegendo, que seria o meu anjo da guarda. Hoje já sou grande e queria achar onde tem sobre isso na Bíblia. Você poderia me ajudar? Toda pessoa tem um anjo da guarda?

Cara leitora, antes de analisarmos o que a Bíblia diz sobre o assunto, é importante relembrar que, segundo o ensino de alguns, o anjo da guarda seria um anjo que é enviado por Deus quando do nascimento de uma pessoa para protegê-la e acompanhá-la durante toda sua vida. Porém, esse ensino não tem base sólida nas Escrituras. A Bíblia Sagrada não apoia a ideia de que cada pessoa tem um anjo da guarda e nem de que quando alguém nasce Deus designa um anjo para seguir aquela pessoa pela sua vida toda. Vamos analisar alguns textos usados para afirmar que temos um anjo da guarda e ver se realmente dizem isso:

Cada pessoa tem o seu anjo da guarda?

Temos um anjo da guarda?

(1) Muitos usam o texto de Êxodo 23:20 para embasar o pensamento sobre o anjo da guarda: “Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado”. Esse texto, porém, não embasa a ideia de que cada um tem um anjo da guarda. Esse anjo mencionado foi um anjo que foi enviado por Deus para guiar a nação toda de Israel pelo caminho do deserto até a terra prometida. Não é mencionado no texto um anjo para cada pessoa. Deus designa esse anjo para acompanhar Seu povo, mesmo aqueles que já haviam nascido e eram adultos e velhos. Além disso, a missão desse anjo terminou quando Deus deu posse ao povo na terra prometida.

(2) Outro texto muito usado por aqueles que defendem que cada um tem um anjo da guarda é Salmos 91.11: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”. Mais uma vez esse texto não embasa a ideia de um anjo da guarda para cada pessoa. No verso 9 o salmo é bem claro, quando aponta que somente aqueles que fazem do Senhor o seu refúgio e fortaleza, ou seja, Seus servos, têm proteção especial Dele e de Seus anjos. Mas mesmo estes não têm um anjo da guarda particular. O que vemos no texto é a afirmação de que existem anjos de Deus cuidando dos Seus servos e trabalhando em benefício Deles.

(3) Mais um texto muito usado para defender a ideia do anjo da guarda é Salmos 34:7: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. Esse é mais um texto que de forma nenhuma afirma que cada pessoa tem um anjo da guarda. O texto afirma o cuidado geral de Deus pelos que o temem. Note que o salmista usou o termo “Anjo do Senhor” e não “anjos do Senhor”. Uma provável referência ao Anjo do Senhor que acompanhava a nação de Israel em suas peregrinações no deserto (Êxodo 3.2; 23:20) e não uma referência a um anjo para cuidar de cada pessoa.

(4) Algumas pessoas também se confundem sobre essa questão de anjo da guarda, pois existia uma pensamento entre os judeus de que cada pessoa tinha um anjo guardião e que, inclusive, esse anjo podia tomar a forma da pessoa se necessário. Veja este texto: “Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo” (Atos 12:15). O apóstolo Pedro tinha sido preso (Atos 12:3). A igreja estava orando pela libertação dele (Atos 12:5). Deus o liberta da prisão usando um anjo para isso (Atos 12:7). Liberto da prisão, Pedro se dirigiu a casa de Maria, mãe de João, onde muitos estavam reunidos (Atos 12: 12).

O mais interessante é que ninguém acreditou na palavra da serva que foi ao portão ver quem batia. Por zombaria, ou se apoiando nessa tradição, os que estavam ali afirmaram que a mulher estava louca e que, se alguém estava no portão, que seria o anjo de Pedro. Evidentemente não era, era o próprio Pedro. Essa passagem não pode ser tomada para apoiar a existência de um anjo da guarda para cada pessoa, pois é apenas uma descrição do que alguns que estavam ali na casa de Maria achavam (ou com que zombaram da serva) e não uma doutrina do que realmente é.

(5) Assim, concluímos que a ideia de um anjo da guarda para cada pessoa não se sustenta biblicamente. Não temos um anjo particular. O que temos é o cuidado de Deus pelos Seus servos e, para tal, Deus dispõe de seres espirituais criados especialmente para o serviço Dele e de Seus servos.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério Infantil[adrotate group="9"] O curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) - […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)[adrotate group="9"] Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermões[adrotate group="9"] Conheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) - Memorização Fácil […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000[adrotate group="9"] Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em Teologia[adrotate group="9"] Você não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão