Não vem pelo amor, vem pela dor. Tem isso na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Quando eu estava “no mundo” minha mãe, que era já crente e muito fervorosa, sempre me dizia que se eu não viesse para Deus pelo amor, viria pela dor. De fato, eu tive que passar uma dor muito grande para me converter. Mas agora, estudando a Bíblia, queria saber se essa frase “não vem pelo amor, vem pela dor” tem na Bíblia e se ela é correta?

Caro leitor, existem diversas frases que ouvimos todos os dias e que achamos que estão na Bíblia e não estão.

Inclusive, já falei aqui sobre a famosa frase “Não cai uma folha de uma árvore sem a permissão de Deus”, que não tem na Bíblia!

A frase “não vem pelo amor, vem pela dor” também não tem na Bíblia e, vou mostrar a seguir, que ela não é totalmente correta, ou seja, não expressa um ensino exato do que a Bíblia ensina sobre essa questão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Não vem pelo amor, vem pela dor, tem na Bíblia?

(1) Primeiro, temos de observar que é bem claro a todos que essa frase não está escrita na Bíblia, por isso, você não vai encontrá-la em nenhum dos 66 livros da Palavra de Deus.

Mas e o conceito dela, está correto? Deus usa o amor e a dor para chamar pessoas? Pessoas dizem não ao amor de Deus, mas quando sentem a dor, então, caem em si e passam a ter fé em Deus?

A resposta é sim e também não! Explico:

(2) Existem casos em que isso acontece. Por exemplo, na parábola do filho pródigo, Jesus narra a história de um rapaz que não estava feliz na casa do pai, pede a herança com o pai ainda vivo e sai para o “mundão” para viver a vida que achava mais apropriada, claro, influenciado pelo seu coração pecaminoso.

Ou seja, ele despreza o amor do pai por ele, despreza a casa do pai e desonra o próprio pai, quando pede uma herança com o pai ainda vivo. Ou seja, rejeita o amor do pai!

O texto narra que ele gasta toda a herança com festas e prostituições, ficando sem nada, atraindo para si grande dor:

“Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada” (Lucas 15:16).

(3) Depois da grande dor que sofreu, finalmente enxergou a realidade, arrependeu-se e foi recebido pelo pai, como um homem convertido e transformado:

“Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti” (Lucas 15:18).

O que vemos aqui é que o conceito “não vem pelo amor, vem pela dor”, neste caso, foi aplicado. Mas será que essa é uma regra geral?

Infelizmente não é! E temos exemplos bíblicos pesados sobre isso!

Não vem pelo amor e não vem pela dor!

(4) No texto de Apocalipse, na narrativa sobre eventos dos últimos tempos, vemos ali que homens de todos os tipos rejeitam totalmente o Senhor, ou seja, rejeitam o Seu amor.

Com isso, atraem juízo sobre si, que gera uma grande e intensa dor: “O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo” (Apocalipse 16:8).

Se a frase “vem pela dor” fosse real e aplicável a todos os casos, esses homens deveriam mudar sua postura. Porém, veja o que aconteceu com eles:

“Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória” (Apocalipse 16:9).

(5) Talvez alguém possa pensar: a dor deles não foi tão grande a ponto deles conseguirem “cair em si”, como ocorreu com o filho pródigo.

Apocalipse mostra que a dor é ainda mais intensificada, Deus faz com que ela fique ainda mais grave:

“Derramou o quinto a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino se tornou em trevas, e os homens remordiam a língua por causa da dor que sentiam” (Apocalipse 16:10).

A dor agora parece ser bem forte e suficiente para mudar a postura deles, certo? Errado! O texto explica que eles ficaram ainda piores:

“e blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras” (Apocalipse 16:11).

(6) O que percebemos é que a dor em si não tem poder de amolecer corações em todos os casos. Muitos, mesmo sentindo dor, preferem permanecer com o coração endurecido diante de Deus.

Isso nos leva a compreender que a frase “não vem pelo amor, vem pela dor” não é uma frase inteiramente correta e aplicável a todos os casos.

Mas não podemos negar que muitas conversões acontecem quando alguém vive uma dor intensa que abre os olhos dessa pessoa para seu mau caminho e a ajuda a compreender o amor do Pai por ela e a necessidade de conversão!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp