Por que Jesus perguntou três vezes se Pedro o amava?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Quando Jesus encontrou Pedro após a ressurreição, perguntou a Pedro por três vezes se ele o amava. Eu não entendi muito bem o propósito de Jesus ali com essas perguntas repetidas. Percebi que Pedro parece que ficou até entristecido com as perguntas de Jesus. O que podemos aprender nesse texto?

Caro leitor, o que podemos saber com toda certeza é que nada do que Jesus disse e ficou registrado é por acaso. Sempre existe um propósito.

Algumas vezes, entender esse propósito exige um pouco mais de estudo e esforço. Iremos fazer isso a seguir para compreendermos juntos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus perguntou três vezes se Pedro o amava?

(1) Esse encontro acontece após a ressurreição de Jesus, após um segundo milagre de pesca milagrosa que Jesus promoveu (agora, já ressuscitado) diante de alguns dos discípulos, parecido com o primeiro milagre da pesca maravilhosa, que está registrado lá em Lucas 5:1-11.

Após esse milagre, Pedro percebeu que o homem que estava na praia era Jesus (João 21:7). Então, todos foram comer juntos e segue-se o diálogo de Pedro com Jesus, com a primeira pergunta de Jesus a ele:

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros” (João 21:15).

Por que Jesus, mesmo depois de receber a resposta de Pedro de que o amava, perguntou mais duas vezes a Pedro se ele o amava?

(2) Alguns pensam que Jesus quis fazer um contraste aqui com as três vezes que Pedro o negou (Mateus 26:75). Isso é muito possível.

Era algo que estava bem fresco na memória de Pedro, porém, Jesus não o fez diretamente como uma forma de feri-lo, mas de uma forma incrivelmente sensível, para demonstrar a nova situação de Pedro, agora, perdoado e sendo preparado para ser o líder da sequência do trabalho de Deus na terra.

Com suas perguntas Jesus “forçou” Pedro a dizer 3 vezes que ele O amava!

Agora, Jesus queria que Pedro o confessasse três vezes e lembrasse da sua restauração. Lembrasse que o amor triunfa sobre o pecado!

(3) Além da restauração de Pedro, o principal fato em questão aqui é que Pedro já havia sido perdoado, porém, como alguém que negou Jesus poderia liderar a igreja de Cristo?

Certamente teria dificuldades e objeções diante das pessoas, se o próprio Cristo não indicasse que essa era a vontade de Deus ali na frente de outros discípulos.

O foco principal de Jesus é, então, deixar claro que Pedro seria líder e estava plenamente restaurado para tal.

Observe que depois de dizer que amava Jesus, Jesus sempre complementava: “apascenta as minhas ovelhas”. Pedro estava aqui recebendo de Jesus sua restauração e sua missão como líder da igreja!

(4) A repetição da pergunta por três vezes também nos indica o foco principal que Pedro deveria ter em seu trabalho como apóstolo: o amor.

O amor a Jesus, pleno, totalmente comprometido, só esse amor daria a Pedro (e a todos que servem a Deus) a capacidade de pastorear as ovelhas do Senhor, de cuidar da igreja de Cristo, o que é um grande desafio que, sem o suporte do amor a Deus, não seria plenamente completado!

(5) Você notou como Jesus chamou as pessoas a quem Pedro deveria pastorear? Chamou de meus cordeiros e minhas ovelhas! E isso tem um motivo!

Sabemos que são dois tipos de animais muito usados figuradamente por serem parecidos com os seres humanos em vários comportamentos, bem problemáticos como os seres humanos são, e também por necessitarem de pastoreio para que tenham um vida boa e agradável.

Nada mais claro para demonstrar como seria o trabalho do apóstolo Pedro, um homem restaurado, que agora confessa Jesus sem qualquer medo e o ama acima de todas as coisas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp