Por que Paulo diz que os casados sejam como se não fossem casados?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Tem um escrito do apóstolo Paulo que acho muito estranho, que é quando ele diz aos casados que sejam como se não fossem casados. Não entendi muito bem a natureza dessa orientação e em que sentido ele fala isso. Teria alguma coisa a ver com divórcio?

Caro leitor, alguns textos bíblicos, quando olhados de forma mais isolada, nem sempre são fáceis de entender, o que exige dos estudantes da Bíblia um olhar mais profundo, avaliando os contextos e entendendo o objetivo de tal texto.

Faremos isso para entendermos por que Paulo diz aos casados que sejam como se não fossem casados.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Paulo manda que os casados sejam como se não fossem casados?

(1) O texto onde temos essa orientação de Paulo é 1 Coríntios 7:29: “Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem…”.

A primeira coisa a fazermos é olhar todo o capítulo 7. Nesse capítulo Paulo está respondendo perguntas diversas daquela igreja enviadas a ele sobre casamento: Quanto ao que me escrevestes…” (1 Coríntios 7:1).

(2) Depois de várias orientações dadas, Paulo chega a perguntas com respeito às virgens, se deviam ou não se casar. Ele menciona aqui que não tem um mandamento do Senhor, mas daria uma opinião (1 Coríntios 7:25).

Nessa opinião Paulo considera que os tempos são difíceis e que a missão de levar o evangelho é algo prioritário, por isso, veja o que ele diz:

“Considero, por causa da angustiosa situação presente, ser bom para o homem permanecer assim como está. Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento” (1 Coríntios 7:26-27).

(3) De forma alguma Paulo está demonizando o casamento, mas, claro, considera que o fato de alguém casar traz a essa pessoa uma gama enorme de responsabilidades que iria dificultar em muito a missão de levar o evangelho.

Isso porque quem se casa tem as preocupações de casado em sua mente, fica dividido entre uma série de compromissos que tomam tempo (1 Coríntios 7:33-34).

Esse é o pano de fundo da orientação de Paulo que estamos analisando. Sendo assim, o que ele quis dizer com “os casados sejam como se o não fossem”?

(4) Paulo via o tempo de anunciar o evangelho como um tempo extremamente curto (Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia).

Sendo assim, estando a pessoa casada, deveria fazer um esforço extra para fazer a obra do Senhor, ao ponto de ficar tão livre quanto fosse possível das obrigações de casado para fazer a obra de Deus.

Não era uma orientação para negligenciar o casamento, pelo contrário, era uma orientação para que houvesse um esforço extra consciente para dar conta das duas coisas, ou seja, do casamento e suas obrigações e do evangelho e suas obrigações, fazendo cada um deles de forma diligente.

Isso é exatamente o significado de os casados serem como se não fossem casados. Observe em todo o capítulo 7 que Paulo queria que os solteiros também soubessem disso e pensassem muito bem se valia a pena casar.

(5) Paulo, porém, não foca somente no casamento como algo que deveria ser bem pensado em relação a obra de Deus, mas, inclusive, fala sobre sentimentos e atitudes do dia a dia que deveriam estar todos debaixo da missão principal, ou seja, da missão de levar o evangelho:

“mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa” (1 Coríntios 7:30-31).

As realidades que vivemos nesse mundo são passageiras, por isso, para Paulo, o cristão deveria encarar tudo numa perspectiva de que o mundo passaria muito rápido e a eternidade logo chegaria, por isso, os cristãos deveriam, no máximo possível, estarem focados na obra de Deus e a realizarem com o máximo possível de esmero, não deixando nada atrapalhar (nem casamento, nem sentimentos, nem preocupações com coisas do mundo).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp