Quem é o cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse? Veja as quatro possibilidades

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Como podemos saber quem é o cavaleiro do cavalo branco em Apocalipse? Alguns dizem que pode ser Jesus Cristo, mas já ouvi gente falando que na verdade ele é o diabo imitando Jesus Cristo. Seria isso possível? Gostaria de compreender melhor esse texto, pode me ajudar?

Cara leitora, Apocalipse é um dos livros mais difíceis da Bíblia. São muitas figuras apresentadas e muitos temas que, ao serem analisados, nos trazem mais de uma visão possível.

De qualquer forma, é possível sim levantarmos hipóteses sobre o significado de um texto e escolher uma que seja mais coerente com todo o contexto.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

Quem é o cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse?

(1) Observamos na narrativa de João que o Cordeiro (Jesus) tem autoridade para abrir os sete selos que selam o livro (Apocalipse 5:5).

Quando o Cordeiro abre o primeiro selo, um dos quatro seres viventes chama alguém, dizendo “vem” (Apocalipse 6:1). Então, temos a seguinte descrição:

“Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer” (Apocalipse 6:2).

Antes de buscarmos o entendimento sobre quem seria esse cavaleiro no cavalo branco, observe que ele tem um coroa, o que indica realeza, autoridade e o arco ilustra poder para vencer, já que ele sai vencendo e para vencer. 

(2) Na sequência, os outros cavaleiros que vêm em seguida, trazem muita calamidade, como mortes, guerras, fomes, etc. São os cavaleiros que vêm sobre os cavalos vermelho, amarelo e preto.

Explicado esse contexto, vejamos agora alguns pensamentos sobre quem seria aquele cavaleiro que vem com o cavalo branco:

(i) O cavaleiro do cavalo branco seria o anticristo? Aqueles que defendem essa posição avaliam que no livro de Apocalipse sempre temos duas realidades se contrapondo o tempo todo, como a mulher e a prostituta, Jerusalém e a Babilônia, o Cordeiro e a besta, etc.

Sendo assim, pensam que temos aqui uma realidade encenada. Esse cavaleiro estaria “parecendo” Cristo, mas não era Ele.

Ele seria aquele que junto com os outros três cavaleiros trariam muitos males à terra, sendo, portanto, do maligno. Teríamos nesse caso a realidade apontada pelo apóstolo Paulo: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).

(ii) O cavaleiro do cavalo branco seriam as conquistas militares?

Teríamos aqui uma figura, por exemplo, do império Romano, que depois seria seguido por outros impérios (os outros cavalos coloridos) que trariam muita dor e calamidades ao mundo.

A figura do cavalo branco, do arco, remete ao seu uso por reis vencedores, que os usavam para desfilar depois de suas conquistas. Isso indicaria que o diabo teria algumas vitórias em seus planos na terra.

(iii) O cavaleiro do cavalo branco seria a propagação do evangelho?

Alguns pensam que temos aqui um simbolismo que aponta para o grande poder do evangelho, que se espalha pelo mundo todo.

E depois, a hostilidade do mundo contra o evangelho, atrai uma série de juízos de Deus sobre as pessoas (os outros cavalos coloridos).

A coroa representaria que o evangelho é do rei Jesus e o arco indicaria que o evangelho iria conquistar grandes vitórias em meio a muitas batalhas.

(iv) O cavaleiro do cavalo branco seria Jesus Cristo?

Essa é a posição aceita pela maioria dos teólogos, principalmente porque Jesus é mencionado junto a um cavalo branco em Apocalipse 19:11, que diz: “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça”.

Além disso, o branco sempre está associado com as coisas de Deus nas Escrituras.

Soma-se a tudo isso que a presença de Jesus fazendo Sua obra sempre agita as forças do maligno (que seriam os outros cavalos, o amarelo, o preto e o vermelho citados depois), então, temos que esse cavaleiro se encaixa melhor como sendo o Senhor Jesus.

(3) Como podemos ver, esta é uma característica de alguns textos de Apocalipse: eles aceitam diversas opiniões que, até fazem sentido. Umas mais, outras menos!

Sendo assim, cabe ao estudante da Bíblia conhecer essas opções de interpretação e refletir qual delas melhor se enquadra no contexto. E isso, sem brigas (que infelizmente tem sido muito comuns nas redes sociais).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp