Os filhos de Deus de Gênesis 6:2. Anjos que tiveram filhos com mulheres?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Como é possível que anjos tivessem filhos com mulheres, conforme ensina Gênesis 6:2? Eu sempre achei esse texto estranho mas, ao que parece, tinha de fato forças malignas atuando ali. Pode fazer um estudo para aprendermos mais lições desse texto?

Caro leitor, Gênesis 6:2 é um texto de difícil interpretação que necessita de diversas ponderações para que seja minimamente compreendido sem absurdos interpretativos.

É o que vamos fazer agora, buscando entender cada parte do texto e contexto e, chegando assim, a uma interpretação que se harmoniza com os relatos bíblicos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem eram os filhos de Deus em Gênesis 6:2 – contexto

(1) Comecemos relembrando o texto: “vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gênesis 6:2).

A primeira coisa que se faz necessária aqui é a definição de quem são esses “filhos de Deus” mencionados aqui, que desejaram e tomaram para si as “filhas dos homens”.

(2) Começo explicando uma grande confusão que as pessoas fazem. À luz do Novo Testamento, o conceito de “filho de Deus” é que são aqueles que receberam Jesus Cristo em sua vida, como ensina João 1:12:

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome”

 O que o apóstolo João ensina é que filho de Deus é só quem recebe a Cristo. Sendo assim, quem não é filho, é apenas criatura de Deus, ou seja, pessoas criadas pelo Senhor.

No entanto, esse conceito só foi conhecido após Cristo. Antes de Cristo esse não era o conceito exato de “filho de Deus” quando são citados no Velho Testamento.

Nesse caso devemos compreender a expressão filho de Deus como “criatura de Deus” e podia ser aplicada tanto a homens como até mesmo para seres celestiais (como em Jó 1:6).

Sabendo disso, agora podemos examinar pelo menos 3 interpretações sobre quem são esses filhos de Deus de Gênesis. Vejamos:

Quem são os filhos de Deus em Gênesis 6:2? – Interpretações

(3) A primeira interpretação aponta que os “filhos de Deus” seriam os setitas (descendentes de Sete, filho de Adão). Nesse caso, o texto bíblico estaria fazendo um contraste entre a linhagem de Caim e a linhagem de Sete.

O foco aqui estaria em mostrar como os setitas (que seria um povo justo) se envolveram com as filhas dos homens (no caso elas seriam as descendentes de Caim) e isso gerou uma mistura de famílias, que por sua vez gerou uma maldade sem precedentes na terra.

(4) A segunda interpretação aponta que os “filhos de Deus” seriam anjos que estavam aqui na terra e tiveram relações amorosas com mulheres e geraram filhos delas, seres humanos “híbridos”, parte filhos de homens, parte filhos de anjos.

Nesse caso, o texto bíblico estaria mostrando que esses anjos caídos, misturando-se com os humanos também caídos, geraram uma maldade incrivelmente grande na terra, o que depois resultou no dilúvio.

Essa interpretação é também fundamentada em Judas 1:6: “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia”

(5) A terceira interpretação aponta que os “filhos de Deus” seriam descendentes de Lameque (não o Lameque pai de Noé), mas o Lameque maligno, descendente de Caim.

Nesse caso o texto estaria mostrando como a maldade se multiplicou, contaminando quase todas as pessoas da terra até aquele momento.

É possível que dentro dessa interpretação, as “filhas dos homens” fossem descendentes de Sete, que foram dadas em casamento a esses homens tiranos! Ou quem sabe tomadas à força, raptadas (o texto diz “tomaram”)?

Qual das interpretações faz mais sentido dentro desse texto?

(6) Agora que conhecemos as interpretações mais possíveis para esse texto, faz-se necessário fazer ponderações. Começo falando sobre a interpretação muito defendida de que anjos tomaram mulheres para si.

A meu ver essa interpretação é a mais improvável de todas. Anjos, apesar de serem mostrados na Bíblia fazendo missões aqui na terra, pela ordem de Deus, nunca são mostrados tendo uma vida duradoura como se fossem seres humanos. Os atos que fazem são sempre menções pontuais!

Logo, crer que anjos desceram aqui, casaram com mulheres e tiveram até filhos, parece ser bem absurdo! Além disso, Jesus explicou que esse tipo de coisa não faz parte da vida de anjos:

“Pois, quando ressuscitarem de entre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento; porém, são como os anjos nos céus” (Marcos 12:25).

Além disso, em Gênesis 6:3 observamos que Deus fala exclusivamente dos seres humanos mortais que estavam em pecados graves e não menciona nada de julgamento a anjos:

“Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos” (Gênesis 6:3)

(7) A interpretação de que os filhos de Deus de Gênesis 6:2 são os setitas (descendentes de Sete) é defendida por muitos.

Mas ela parece não explicar muito bem como a maldade dessa união se disseminou tão rápido por meio da ação pontual de alguns setitas que casaram com mulheres da descendência de Caim.

Mas é uma interpretação mais forte do que a dos anjos, isso é fato, pois explicaria ao menos uma escalada maior do pecado nessa mistura de famílias de justos com injustos, levando justos a serem atraídos para uma vida de pecado sem limites!

(8) Mas a interpretação que mais me agrada, na verdade, seria uma combinação de duas das interpretações que trabalhamos no estudo:

Esses filhos de Deus seriam, na verdade, descendentes de Caim. São chamados ali de filhos de Deus porque nesse contexto significa “criatura de Deus”.

Os anjos (caídos) na realidade entram como influência demoníaca existente na vida desses homens malignos. São homens possuídos pelo maligno, agindo com toda sorte de maldade!

Note que o texto não diz que eles casaram com as mulheres, mas diz que “tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gênesis 6:2).

Isso pode ser uma indicação de que eles raptaram, ou até mesmo forçaram essas mulheres a se casarem com eles, sem consentimento!

Isso explicaria a escalada cada vez maior da maldade descrita ali, que culminou no dilúvio derramado por Deus para limpar a terra dessa geração!

Somente Noé e sua família acharam graça dianteSomente Noé e sua família acharam graça diante de Deus e foram preservados! Observe o contraste feito por Deus: “Porém Noé achou graça diante do SENHOR” (Gênesis 6:8)

(9) Dessa forma, por mais que esse texto tenha as suas dificuldades interpretativas, podemos ver que Deus quer mostrar ali de forma clara que, uniões que tem por objetivo aumentar cada vez mais a escalada do pecado só podem culminar no juízo do Senhor sobre o ser humano!

O que de fato ocorreu com o derramar do dilúvio que exterminou todas essas pessoas mencionadas, exceto Noé e sua família, pois Noé era um homem cheio da graça de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp