Quem sãos os 24 anciãos vestidos de branco e assentados em tronos em Apocalipse?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou lendo Apocalipse e fiquei muito curiosa com a menção feita de vinte e quatro anciãos sentados em vinte e quatro tronos e vestidos de branco. Quem seriam essas pessoas que estão ali tão perto de Deus? Pode me ajudar a entender melhor?

Cara leitora, o livro de apocalipse é o mais desafiador escrito de toda a Bíblia, pois exige muito estudo e nem sempre nos dá respostas tão claras quanto gostaríamos.

Mas mesmo assim é desafiador estudá-lo e gratificante tirar lições dele. Hoje vou te ajudar a entender um pouco mais sobre esses vinte e quatro anciãos citados ali.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem sãos os 24 anciãos vestidos de branco em Apocalipse?

(1) Podemos observar inicialmente que João diz que havia uma porta aberta no céu e ele recebeu a ordem de subir para ali (Apocalipse 4:1).

Na sequência João se acha em espírito naquele lugar e visualiza um trono e alguém assentado no trono (Apocalipse 4:2).

Dentro desse contexto, temos, então o detalhamento da visão, que diz: “Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro” (Apocalipse 4:4).

O texto não nos dá maiores explicações de quem seriam esses “anciãos” e nem porque estariam assentados em vinte e quatro tronos próximos ao trono principal que é de Deus, o que exigirá de nós um bom exercício de interpretação para chegar a algumas conclusões.

(2) A palavra “anciãos” é a tradução da palavra grega “presbuteros”, que significa “ancião, de idade” e também era usada no Novo Testamento para designar os presbíteros (líderes da igreja), como em Atos 14:23, por exemplo.

Anciãos, então, aponta para pessoas de experiência, experimentadas, sábias, que têm uma função importante de liderança. Mas quem seriam esses 24 anciãos? Seriam pessoas?

Grande parte dos teólogos concorda que esses 24 anciãos não parecem ser pessoas especiais, mas sim ministros angélicos, ou seja, seres celestiais muito próximos de Deus e que servem com muita proximidade ao Senhor.

São chamados anciãos por causa de sua sabedoria, grandeza e ligação próxima com Deus e Seus propósitos (estão em tronos muito próximos de Deus). A identidade deles parece apontar nessa direção. Mas vejamos outros aspectos interessantes:

(3)  O texto diz que eles estão vestidos de branco e tem coroas de ouro na cabeça. A vestidura branca aponta para a interpretação de que são seres celestiais, já que, por exemplo, anjos são citados diversas vezes na Bíblia dessa forma, usando vestes brancas (veja Mateus 28:3 e Atos 1:10, por exemplo).

A palavra coroa vem do grego “stephanos”, era a coroa dada aos vencedores nos jogos públicos. Aqui o fato dela ser de ouro aponta para a posição desses anciãos, uma posição exaltada, de honra.

Só podem mesmo ter muita honra dada por Deus, já que estão nessa visão em vinte e quatro tronos ao redor do grande trono de Deus.

(4) Chegamos agora ao número vinte e quatro. Muitos entendem que esse número, além de representar esses vinte e quatro seres (a quantidade deles) também tem um aspecto simbólico que aponta para um par de doze (12+12).

O primeiro número doze seria a representação do povo de Deus no Antigo Testamento (as 12 tribos de Israel) e o outro doze seria a representação da igreja de Cristo no Novo Testamento (12 apóstolos).

Sendo assim, esses anciãos seriam também a representação da totalidade dos servos de Deus que estarão diante de Deus no final dos tempos.

(5) Como podemos perceber é difícil fazer uma interpretação livre de questionamentos e dificuldades.

Mas o fato óbvio que o texto nos transmite é que Deus está no trono, que Deus tem seres celestiais que também trabalham em favor de que Sua vontade seja realizada (veja em Efésios 3:10 como Paulo fala de principados e potestades nos lugares celestiais) e que tudo está debaixo do domínio do Pai.

Essas são verdades inquestionáveis que alimentam a nossa fé. Os detalhes adicionais que não são tão claros servem para aguçar nossa curiosidade e vontade de estudar!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp