O que é o bode para Azazel mencionado em algumas bíblias? É um demônio?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou lendo o livro de Levítico e encontrei a menção de um nome chamado Azazel no capítulo 16, versículo 8. Fui investigar um pouco e parece que algumas pessoas pensam que esse nome está relacionado a um tipo de demônio citado na Bíblia. Estou curioso para entender essa situação mais profundamente, porque parece estranho que um bode seja mencionado como sendo destinado ao Maligno nas lei de Deus.

Cara leitora, sua pergunta faz parte daquelas perguntas complexas que temos sobre a Bíblia. Porém, com um estudo detalhado conseguiremos abrir um pouco o entendimento e certamente alcançar certa luz sobre o tema.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem é o Azazel para onde um bode era enviado?

(1) Primeiro vamos compreender um pouco o contexto de Levítico 16. Ali temos as orientações para o principal dia da Lei, chamado de o “Dia da Expiação”, que ocorria apenas uma vez por ano (Levítico 16:34).

Dentre os vários detalhes que deveriam ser observados, o que vamos analisar é que dois bodes deveriam ser escolhidos (Levítico 16:5).

Depois lançariam sortes para determinar qual bode seria sacrificado como oferta pelo pecado para o Senhor e qual seria o bode “para Azazel”:

“E tirará sortes quanto aos dois bodes: uma para o Senhor e a outra para Azazel” (Levítico 16:8 – NVI).

É aqui que entra a questão que vamos analisar. Algumas traduções, como a NVI e a NTLH traduzem a palavra hebraica “Ìaza’zel” como “para Azazel”. Porém, outras traduções como a ARA, RC, VIVA, traduzem a mesma palavra como “para o bode emissário”. Vamos entender a questão juntos?

(2) A palavra hebraica “Ìaza’zel” tem um significado um tanto incerto e desconhecido. Esse fato levou estudiosos a criarem algumas possibilidades interpretativas para essa palavra, buscando compreender o que significa o texto que diz que um dos bodes seria enviado “para Azazel”.

Sabemos que um dos bodes era sacrificado ao Senhor pelos pecados do povo e que esse outro era enviado ao deserto. Mas o que ou quem seria esse Azazel? Vejamos as possibilidades mais interessantes:

(i) Um demônio que representava aquilo que se opunha a Deus?

Essa é uma interpretação muito usada. Se um dos bodes era oferecido ao Senhor, o outro era como que “oferecido ao diabo” e carregava simbolicamente os pecados das pessoas, que foram perdoadas pelo Senhor.

No entanto, a própria lei proíbe qualquer sacrifício aos demônios, o que parece enfraquecer muito essa interpretação: “Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, com os quais eles se prostituem; isso lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações” (Levítico 17:7).

Sendo assim, mesmo que esse bode não fosse sacrificado ao demônio, se crermos que ele era enviado, mesmo que simbolicamente “ao diabo”, isso parece ferir essa lei de Deus.

(ii) Um bode que significava uma remoção completa dos pecados?

Essa interpretação compreende que enviar “para Azazel” seria enviar para longe da vista, para o deserto, para um local distante, significando que os pecados não mais são parte do povo, pois foram perdoados.

Nesse caso, afirmam que a palavra “Azazel” vem de uma raiz que significa “remover” ou “remoção absoluta”. O bode, então, era enviado como símbolo de uma remoção absoluta dos pecados.

(iii) Um lugar para onde o bode seria enviado?

Muitos estudiosos judeus conectam a palavra “Azazel” a um penhasco alto e íngreme de onde o bode era jogado; e, ainda outros, acham que ela indica um “lugar deserto” para onde o bode era enviado.

Nesse caso, enviar “para Azazel” era enviar para esse lugar deserto, onde esse bode simbolicamente levaria os pecados, que morreriam com ele ali.

(iv) Simplesmente o bode expiatório ou emissário?

Alguns pensam que “Azazel” seja apenas um nome para bode expiatório ou bode emissário. Mas fica um pouco estranho o texto, pois ele diz que um dos bodes era para o Senhor e outro “para Azazel”.

Como um bode seria enviado para o próprio bode?

(3) Conforme vimos, essa questão está longe de ter uma resposta totalmente satisfatória. Todas as possibilidades têm seus pontos positivos e negativos.

Porém, um fato inegável que temos que pontuar é que esses dois bodes indicavam ao povo a obra realizada pelo Senhor no meio deles.

O pecador era perdoado por meio de uma vítima inocente que tomava o seu lugar. Sendo assim, um dos bodes morria e o outro carregava os pecados para fora do meio de Israel, mostrando um perdão completo do Senhor! Isso se conecta totalmente a Jesus Cristo.

Ele também deu sangue pelos nossos pecados e foi levado para fora da cidade para morrer!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp