O que significa que nem só de pão viverá o homem?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Gostaria de entender com mais profundidade o significado da frase de Jesus, quando Ele disse que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Pode me ajudar a montar uma compreensão profunda desse texto?

Cara leitora, quando Jesus disse essa frase estava passando pela famosa tentação no deserto. Apesar disso, veremos que Jesus pegou essa frase de um dos livros da Lei de Moisés. Vamos analisar juntos a partir de agora os detalhes dela com profundidade.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

O que significa que nem só de pão viverá o homem?

(1) A frase usada por Jesus para resistir às investidas do diabo na tentação no deserto (Mateus 4:4), foi retirada de Deuteronômio 8:3, que diz:

“Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem”.

Nesse texto Moisés está relembrando o povo de Israel (os pais que ainda não haviam morrido e os filhos que entrariam na terra prometida), que passou 40 anos no deserto como punição do Senhor (Números 14:34), que tudo aquilo teve um propósito do Senhor e que Ele não abandonou Seu povo.

Antes, o Senhor os conduziu como sustentador e professor deles, para ensiná-los lições importantes que deveriam ser aprendidas como indivíduos e como nação. Quais os significados e lições de tudo isso?

(2) Não só de pão. O povo no deserto tinha escassez ampla de comida. Tudo era difícil ali. Mas Deus sabia das necessidades e providenciou o “pão do céu”, o maná que todo dia de manhã aparecia e podia ser colhido para o sustento deles.

Deus não estava aqui menosprezando as necessidades físicas de alimento, mas mostrando que Ele, o Senhor, cuidava das necessidades deles!

O Deus que sustenta mostra que tudo vem Dele, por isso, quando o ser humano dá as costas ao Senhor, está indo por um caminho grave de pecado!

(3) Viverá o homem. Deus criou a biologia humana. Ele sabia da necessidade de alimento para a sobrevivência. Mas a vida do homem não é só alimento, coisas materiais.

A vida do homem tem algo mais, tem outras esferas, tem outros aspectos que devem ser observados com carinho. Focar só no pão é um fracasso de vida, é minimizar outras coisas muito importantes!

Deus queria mostrar isso a eles. O âmbito material era importante? Sim! Porém, nada floresce distante do Deus sustentador.

(4) Mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. Isso significa que Deus quer que o homem seja um ser integral! O que procede da boca do Senhor é a vontade Dele para a vida de Seu povo.

É tão importante quanto o pão que nos alimenta diariamente! Ter o pão e ignorar as palavras do Senhor equivale a estar indo na direção da morte espiritual.

E Deus não quer isso para nós! O povo de Israel deveria reconhecer que a vontade do Senhor deveria ser observada e que o pão (maná) era resultado da bênção de Deus em prol de suas vidas! Deveria haver uma união entre fazer a vontade do Senhor e gozar de Suas bênçãos!

(5) Quando Jesus usou essa frase que analisamos acima, foi esta a tentação que Ele recebeu do diabo: “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3).

O diabo dando orientações para que Jesus quebrasse seu jejum não representava a vontade de Deus! O diabo nunca tem sugestões que nos levam para perto de Deus e, claro, Jesus sabia disso!

Mas o diabo sabia que Jesus estava com muita fome! Por que não o tentar com pão? Jesus, porém, sabia que o pão viria mais tarde das mãos do próprio Deus e que fazer a vontade do Senhor era a maior necessidade da Sua vida!

Assim, Ele venceu todas as tentações do inimigo. E o que ocorreu no final? “Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram” (Mateus 4:11).

Dentro da vontade de Deus as nossas necessidades são satisfeitas da melhor forma possível, ainda que passemos por caminhos difíceis!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp