Por que Jesus PERMITE o traidor Judas estar na mesa da SANTA CEIA?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu vi uma pregação de um pastor dizendo que Judas participou da Santa Ceia que Jesus fez com os apóstolos, porém, a meu ver, ele deve ter saído antes, pois como Jesus poderia permitir na Santa Ceia uma pessoa endemoninhada como Judas? O que você me diz sobre isso?

Esse é um tema bem interessante e que exige de nós analisar a cronologia dos fatos dentro dos evangelhos. Depois de fazermos isso conseguiremos compreender se Judas participou ou não e ainda o motivo de Jesus deixá-lo estar com eles mesmo sabendo dessa traição.

A primeira coisa a pontuar é que temos em 3 dos evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) detalhes mais profundos a respeito dessa última ceia de Jesus com os apóstolos. Vamos analisar cada uma das narrativas para entender se Judas participou desse momento.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Judas participou da instituição da Ceia do Senhor?

(1) Mateus nos narra que Jesus fala a respeito do traidor enquanto comiam: “E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá” (Mateus 26:21).

Judas, ou de forma falsa ou achando que o que fazia não era uma traição, diz algo a Jesus e recebe uma resposta do Mestre:

“Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste” (Mateus 26:25).

Logo na sequência, Mateus narra a instituição da Ceia do Senhor, o que indica que na narrativa de Mateus, Judas estava presente:

“Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo” (Mateus 26:26).

(2) Na narrativa de Marcos, temos a mesma sequência citada em Mateus. Marcos narra Jesus falando sobre a traição e Judas estava ali presente, pois Jesus diz:

“Quando estavam à mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá” (Marcos 14:18).

Na mesma sequência de Mateus, temos Marcos mostrando Jesus partindo o pão e repartindo também o cálice. Aqui temos também que Judas parece estar presente na instituição da Ceia.

Mas o texto que resolve essa questão de forma mais clara ainda é o que está na narrativa de Lucas.

(3) Na narrativa de Lucas, temos inserido em meio à Ceia a fala a respeito do traidor, o que indica que Judas, de fato, estava ali. Observe que depois de partir o pão, Jesus fala sobre o cálice:

“Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós” (Lucas 22:20).

Depois disso, na sequência, Lucas mostra a fala de Jesus sobre a traição, o que coloca Judas sim no meio da instituição da Ceia do Senhor:

“Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa” (Lucas 22:21).

(4) Na narrativa de João não temos detalhamentos a respeito da instituição da Ceia em si, porém, João fala a respeito do traidor e mostra alguns detalhes adicionais. Judas, após comer um pedaço de pão, é possuído pelo diabo:

“E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa” (João 13:27).

João narra na sequência que após comer é que Judas saiu e foi concretizar todo o seu plano:

“Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite” (João 13:30). Percebemos que Judas deixa a cena após comer a Ceia, logo, ele participou dela.

Mas por que Jesus permitiu ele participar da Ceia, esse momento tão especial?

(5) Temos de compreender que o ensino de Jesus sobre o joio no meio do trigo é real. O joio muitas vezes estará ali com o trigo, ficará ali por algum tempo, mas no tempo certo será arrancado.

Judas foi arrancado para que ficasse claro quem era de Deus e quem não era! Mas isso tinha de acontecer no momento certo, no momento de Deus!

Judas comeu a Ceia, porém, não participou espiritualmente dela, pois estava vazio em sua vida com Deus. Comer da Ceia não faz de alguém automaticamente um discípulo verdadeiro. João mostra isso claramente quando apresenta Satanás guiando Judas, mesmo ele tendo comido da ceia! 

Assim como também hoje muitas pessoas comem do pão e bebem do cálice indignamente, vemos que ali Judas comeu-a indignamente. Isso foi um exemplo do que não fazer! Jesus permitiu para que houvesse total clareza sobre a verdadeira vida com Ele e a vida só de aparências!

Comer sem ser servo verdadeiro e depois trair Jesus! Isso ficou registrado como exemplo da falsidade religiosa! 

O mais triste de tudo isso é que ainda hoje muitos vão até a mesa de Cristo e são, na verdade, traidores Dele! Não devemos agir como traidores daquele que nos deu o pão!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp