A Santa Ceia CORRETA deve ser feita somente 1 vez ao ano!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou visitando uma igreja perto da minha casa e lá eles fazem a Santa Ceia apenas 1 vez ao ano. Perguntei por que e meus amigos disseram que é assim que Jesus mandou, por causa da páscoa. Fique sem entender, pois em todas as igrejas que já fui, geralmente é sempre feita 1 vez por mês ou até toda semana. Qual é a forma correta de fazer a ceia?

Cara leitora, de fato, existem algumas denominações que têm a prática de fazer a Santa Ceia apenas uma vez ao ano. Eu vou mostrar na sequência por que não acho essa a melhor frequência para se fazer a Ceia e o que a Bíblia ensina sobre a questão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A santa ceia deve ser feita anualmente, mensalmente ou semanalmente?

(1) A primeira e mais clara informação bíblica é que a Palavra de Deus não estabelece em forma de regra a periodicidade da Ceia. Jesus a instituiu, mas não impõe essa regra:

“E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19).

Isso, de certa forma, dá liberdade para que as igrejas tenham entendimentos diferentes a respeito de como organizam sua liturgia e programam os encontros para comerem a Ceia do Senhor.

(2) No entanto, ainda que não haja uma regra especificada, quando observamos a prática da igreja primitiva, parece que eles compreendem que a Ceia do Senhor deveria ser feita com certa regularidade mais próxima de tempo:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42).

Esse partir do pão citado certamente se refere a Ceia, ainda mais quando colocado ao lado do ensino de doutrina e de oração. Estão falando aqui de culto, de reunião dos irmãos. Na sequência, esse pensamento fica ainda mais forte, pois se diz:

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (Atos 2:46).

Isso tudo não favorece a ideia de que a igreja primitiva fizesse somente um encontro anual para tomar a Ceia do Senhor. Pelo contrário, certamente que faziam mais vezes.

(3) Com tudo isso em mente, ainda temos de pensar que a Ceia do Senhor é um memorial. Jesus mandou fazer em memória Dele:

“Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim” (1 Coríntios 11:25).

Se a Ceia é para relembrar, trazer à memória através do comer do pão e beber do cálice, então, não faz muito sentido que seja feita apenas em espaços longos de tempo como uma vez ao ano apenas.

Juntando essa questão, com o testemunho da igreja primitiva, penso que a ceia feita com períodos menores de espaçamento de tempo, favoreça mais o objetivo dela.

(4) Imagine que um crente que esteja em uma igreja que só faz a Ceia uma vez ao ano, tenha uma intercorrência justamente nesse dia, aí só vai poder tomar a ceia depois de mais um ano. Isso é bem ruim a meu ver.

Não podemos também confundir a Ceia do Senhor instituída por Cristo com a páscoa judaica, essa feita uma vez ao ano por ordenança de Deus na Lei de Moisés. Se a Ceia estivesse totalmente ligada à páscoa (nesse sentido), Jesus iria estabelecer essa periodicidade do memorial, coisa que não fez.

E, claro, não fez isso porque Ele estava ali estabelecendo uma nova aliança, com significado ainda mais profundo, considerando a obra que faria de morrer na cruz!

“porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mateus 26:28).

(5) Sendo assim, podemos concluir que as igrejas têm liberdade de escolher a periodicidade na realização da Ceia do Senhor.

Porém, acho mais harmonioso com o contexto bíblico que haja uma quantidade maior de Ceias no decorrer do ano e não somente uma por ano.

Principalmente no caso de igrejas maiores, onde temos diversos cultos na semana, que tem públicos diferentes. Nesses casos tem que ser com uma periodicidade ainda maior. Talvez até semanal por conta da necessidade de todos poderem participar.

Os líderes de cada igreja devem ter sabedoria e organizar a Santa Ceia, adequando a sua comunidade ao objetivo da Ceia, a fim de que a periodicidade com que é feita ali atinja o objetivo bíblico da Ceia na comunidade de servos de Cristo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp