The Chosen: Cuidados ao assistir novelas e séries bíblicas!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Meu pastor é radicalmente contra crentes assistirem a novelas bíblicas e até a essa nova série que todo mundo está falando, chamada The Chosen. Segundo ele, existe muita distorção da Bíblia ali. No entanto, já vi muitas pessoas sendo a favor, considerando isso algo bom. Qual é a sua opinião sobre crentes assistirem a essas séries bíblicas? E, se puder, fale-me um pouco da série The Chosen, o que você acha dela.

Cara leitora, não acredito que a resposta para a sua dúvida seja simplesmente sim (pode assistir a qualquer série) ou não (nenhuma série presta). Penso que devemos fazer algumas considerações e, somente então, teremos embasamento para decidir se devemos ou não assistir.

A primeira consideração é dividir as pessoas em dois grupos: o primeiro grupo é composto por não convertidos ou pessoas que têm pouco conhecimento da Bíblia e de Jesus.

Para essas pessoas, eu recomendaria assistir a séries como The Chosen sem pensar muito. Isso pode ser um primeiro contato delas com partes importantes da Bíblia e pode servir como semente para que elas creiam e busquem um entendimento mais profundo. Portanto, para essas pessoas, essas séries podem funcionar como um tipo de material para evangelismo.

O segundo grupo é formado por aqueles que já entregaram suas vidas a Jesus, que já andam com o Mestre e que já têm certo conhecimento da Bíblia. Para esse segundo grupo, eu faria algumas ressalvas importantes:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

(1) Nenhuma série deve substituir seu contato com a Bíblia

Se você usar qualquer série ou novela bíblica como substituição para o seu contato direto com a Palavra de Deus, isso não é positivo. Se só tiver tempo para escolher uma das duas coisas, a Bíblia ou a série, sempre fique com a Bíblia.

Porém, séries como The Chosen podem servir como complemento e como uma boa forma de preencher o tempo livre com um conteúdo de valor, em vez de encher a mente com conteúdo prejudicial e mundano que encontramos nas redes sociais, na televisão e em plataformas de streaming.

(2) Avalie enquanto assiste

Um cristão que já tem compromisso com Jesus deve ser um bereiano, ou seja, alguém crítico a esse tipo de conteúdo. Por isso, enquanto assiste, não seja passivo, apenas aceitando, antes, avalie tudo para ver se de fato as coisas estão corretas. Paulo se alegrou por ver irmãos agindo assim:

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11).

Mas talvez você esteja se perguntando como pode fazer uma boa avaliação. Quais critérios usar? Por exemplo, nas séries, existem cenas que não constam na Bíblia e até personagens adicionais que não são mencionados no texto sagrado. Aqui estão algumas dicas:

(3) Os conteúdos base da fé cristã não podem ser alterados

Se uma série que você está assistindo alterar de alguma forma os elementos fundamentais da fé, isso é motivo para considerá-la inadequada.

Por exemplo, imagine que uma série mostre Jesus casado, com filhos, vivendo uma vida dessa forma. Essa adição vai contra os textos bíblicos que indicam que Jesus não se casou.

Ou ainda, uma novela bíblica que retrate Jesus como apenas um profeta e não como o Salvador enviado por Deus para nos salvar. Obviamente, essa série deve ser rejeitada.

(4) Conteúdos que não ferem a Bíblia podem ser adicionados

Uma série como The Chosen ou uma novela bíblica (séria) não tem a intenção de substituir a Bíblia; em vez disso, é uma obra artística com o objetivo de transformar o conteúdo bíblico em conteúdo audiovisual. Para fazer isso, é necessário adicionar elementos às cenas, compondo-as com maior detalhamento.

Nesse sentido, mostrar Jesus dormindo em uma cama, por exemplo, não é um erro, uma vez que a Bíblia só menciona que Ele dormiu detalhadamente em um barco. No entanto, não é provável que Jesus tenha dormido normalmente em outros lugares além do barco? Certamente. Portanto, essa cena não contradiz a Bíblia.

Portanto, os elementos adicionados, como cenas complementares, nomes, diálogos, etc., que não contradizem a Bíblia, podem ser usados para compor a história.

(5) Conclusão

Minha conclusão é que um crente deve, em primeiro lugar, dedicar um tempo significativo ao contato direto com a Bíblia, lendo o texto bíblico.

Depois, se houver tempo livre, é bom considerar assistir a boas séries e até novelas bíblicas. Isso é muito melhor do que encher a mente com conteúdo prejudicial de todo tipo oferecido diariamente na palma de sua mão.

No entanto, é essencial adotar uma abordagem crítica e avaliar o conteúdo enquanto se assiste. Devemos seguir o princípio de julgar todas as coisas e reter o que é bom, como ensinou o apóstolo Paulo:

“julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21).

Aos que me perguntaram, recomendo sim a série The Chosen. No momento que escrevo esse estudo a série está em sua terceira temporada e até agora tem sido fiel ao texto bíblico e, no que precisa acrescentar para compor cenas, tem sido cuidadosa, sem colocar elementos que vão contra os escritos bíblicos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp