Estes são os significados do número 12 na Bíblia

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Por que a Bíblia usa em tantos textos o número 12. Qual seria o significado desse número se repetir tantas vezes em diversos textos, tanto no Velho Testamento, quanto no Novo Testamento? A Bíblia quer nos comunicar algo especial quando usa essa numerologia?

Cara leitora, a primeira coisa que temos que deixar claro quando estudamos essa questão de significados de números na Bíblia, é que não temos neles algo mágico, místico, escondido, secreto como alguns pregam por aí.

Muitas numerações na Bíblia têm sim significados, porém, são significados claros e objetivos. Apesar de haver simbolismos neles (como veremos no estudo), não devemos associar esses números a crendices vazias.

“Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas” (Êxodo 15:27).

Aqui já temos o primeiro significado do número 12, que é apenas numerar uma quantidade de alguma coisa. Mas temos outros significados que veremos na sequência.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O número 12 na Bíblia – Alguns exemplos

(1) Uma pesquisa rápida na Bíblia nos mostra muitos usos desse número, em diversas ocasiões. Por exemplo, temos as 12 tribos de Israel:

“São estas as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a bênção que lhe cabia” (Gênesis 49:28).

Foram 12 também os príncipes que surgiram de Ismael, conforme a promessa feita por Deus a Abraão:

“Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação” (Gênesis 17:20).

E, claro, o exemplo mais conhecido da Bíblia, que é a escolha dos 12 apóstolos de Jesus:

“Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades” (Mateus 10:1)

Temos diversos exemplos do uso desse número 12 em diversos textos bíblicos. Mas quais seriam os significados desse número ser repetido em tantos momentos na Bíblia?

O significado bíblico do número 12

(2) Como você pode perceber nos três exemplos que usei de propósito, temos ali a menção de grupos de pessoas. Agrupamentos de pessoas debaixo de uma organização de 12.

O primeiro significado simbólico desse número está ligado a grupos completos de pessoas. 12 apóstolos, 12 tribos, 12 príncipes. Observe a formação indicando um povo ou grupo!

O significado se aprofunda um pouco quando fala do povo de Deus. O número 12, usado e relacionado ao povo de Deus, simboliza a completude do povo do Senhor.

Um povo completo, eleito, escolhido de Deus!

Por exemplo, em Apocalipse temos a menção dos 144 mil selados. Ali temos 12 vezes 12, multiplicado por 1000. Ou seja, 12 tribos (representando o povo de Deus do Velho Testamento) e 12 apóstolos (representando o povo de Deus do Novo Testamento). 

(3) E quando falamos de povos, de união de pessoas, não podemos deixar de pensar em governo. O número 12 também nos traz um simbolismo de uma perfeição governamental, estrutural. Uma organização ideal de um povo ou de algo.

Por exemplo, Salomão, na escolha de administradores, organizou-os em número de 12 para cuidarem de regiões dentro de Israel em seu governo:

“Tinha Salomão doze intendentes sobre todo o Israel, que forneciam mantimento ao rei e à sua casa; cada um tinha de fornecer durante um mês do ano” (1 Reis 4:7).

E essa organização seguiu os 12 meses do ano, que também apontam para uma simbologia de estrutura organizada, perfeita e ideal.

Então, note que a ideia desses 12 administradores era realizar uma organização ideal de fornecimento de mantimentos. É uma simbologia clara nesse sentido!

(4) Ainda dentro dessa ideia, Jesus usou o número 12 também como símbolo de poder superior, organizado e incomparável, quando respondeu a Pedro, que sacou da espada para tentar evitar a prisão de Jesus:

“Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?” (Mateus 26:53).

A ideia aqui é de um exército invencível, completo, ideal, capaz de vencer qualquer batalha e tomar o governo pleno da situação, mas que Jesus não quis usar.

Cada legião romana contava com cerca de 6 mil soldados. 12 legiões representariam 72 mil soldados romanos. Um exército extremamente poderoso!

Jesus não estava aqui preocupado com números, já que um único anjo poderoso do Senhor seria suficiente. Mas ele quis mostrar a superioridade das forças de Deus, caso Ele as quisesse usar e usou o simbolismo do número 12 aqui!

(5) Esses são os principais simbolismos do número 12 dentro da Bíblia. Volto a lembrar que não é objetivo da Bíblia na citação de números repetidos, que exista algo místico, mágico, escondido.

Os números são citados de maneira objetiva e compreensível, para informar sobre questões objetivas e também para apontar simbolismos como vimos neste estudo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp