O que significa que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Jesus disse uma frase que meu deixa um pouco sem compreensão do que Ele quis dizer: quando ele disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, o que isso quer dizer? Pois vejo que muitas igrejas têm sido destruídas ou já fecharam as portas neste mundo e isso parece uma vitória do maligno. Ajude-me a entender essa questão?

Cara leitora, quando Jesus ouviu a confissão de Pedro de que Ele era o Cristo, o filho do Deus vivo (Mateus 16:16), a resposta de Jesus a ele foi que Pedro seria muito importante na construção de Sua igreja e que Ele, Cristo, era a pedra de sustentação dessa igreja. Dentro desse contexto, analisemos agora a sua dúvida:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja?

(1) O verso completo da fala de Jesus é este: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

Primeiramente vamos definir o que é a igreja de Cristo. Muitos confundem a igreja de Jesus com os templos geográficos. Aqui temos um conceito interessante que nos ajuda a entender:

(i) A igreja visível: É composta de todos os servos de Deus que estão vivos na terra, que são crentes em Cristo e são a igreja aqui neste mundo. Nela tem gente de todas as tribos, povos e raças.

(ii) A igreja invisível: É composta por todos os crentes que já pisaram nesse mundo, mesmo os que já morreram e estão agora com o Pai.

(2) Portanto, nesse verso Jesus não está falando da igreja (templo de tijolos), esses podem ser destruídos, podem mudar de lugar, podem acabar.

Mas, nesse contexto, Jesus está falando da segurança que a obra que Ele realizou dá aos crentes (que em conjunto formam a igreja do Senhor).

Vamos analisar agora cada parte da expressão “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

(3) Portas do inferno. É uma figura de linguagem que aponta para a morte, para a condenação. Jesus está falando aqui da Sua vitória sobre a morte.

Sendo Ele um vitorioso, aqueles que O seguem também serão vitoriosos com Ele. Isso nos indica que apesar da morte física ser uma realidade que o pecado trouxe ao mundo, que os crentes podem até ser mortos por perseguições do maligno (como de fato acontece muitas vezes), temos que a obra realizada por Jesus vence a morte em todos os sentidos:

Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” (2 Timóteo 2:11-12).

Por isso, as portas do inferno (todo o poder da morte) não têm vitória definitiva contra os servos de Deus. Assim como Jesus, os servos do Senhor morrem fisicamente, mas não eternamente!

(4) Não prevalecerão contra ela. A igreja edificada por Cristo é vitoriosa. Não por méritos próprios, mas pelos méritos do Senhor Jesus! Ele a comprou com seu próprio sangue:

“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28).

Das mãos dele ninguém pode arrebatar os que fazem parte da igreja verdadeira: “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (João 10:29).

Ele entregou a si mesmo para quitar a dívida do pecado, dívida essa que nos mantinha condenados, até que a obra de Cristo pagasse tudo que devemos:

“o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” (Gálatas 1:4).

Todas essas verdades apontam para a realidade de que a igreja fundamentada por Cristo, não pode ser derrotada nem pelo maligno, nem pela morte, nem por nada.

Ainda que possa sofrer nesta terra, a igreja de Cristo triunfa com Ele na vitória que Ele teve! É por isso que Apocalipse narra a derrota final de todos os inimigos:

“Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Apocalipse 20:14). Apocalipse 20:10 também narra a derrota final do diabo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp