Razões claras porque você NÃO é a igreja de Cristo!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você pergunta: Eu sou convertido há pouco tempo e tenho muitas desavenças com esse modelo tradicional de igreja. Em minha opinião cada um de nós é a igreja. Eu posso ser a igreja em qualquer lugar, não preciso me reunir em um templo ou em um lugar que chamam de igreja e nem ter um pastor para me pastorear. Posso cultuar a Deus em minha casa, posso ser igreja mesmo se estiver sozinho em qualquer lugar. Estou errado em meu pensamento?

Caro leitor, em primeiro lugar precisamos esclarecer que a nossa opinião sobre algo não pode ser equiparada ao ensino da Bíblia sobre aquilo. O que quero dizer é que a Bíblia é quem fornece a nós as diretrizes e não a nossa opinião sobre os fatos. Por isso, gostaria de te convidar a ler o que a Bíblia diz sobre o que é a igreja.

Razões claras porque você não é a igreja de Cristo!

Você não é a igreja sozinho

(1) É verdade que a definição bíblica do que é a igreja de Deus não está ligada a um templo ou um local físico específico. Mas é verdade também que em nenhum texto bíblico encontramos a ideia de que a igreja seja uma única pessoa ou grupo de pessoas reunidas de qualquer forma, sem qualquer liderança; ou que uma única pessoa possa ser a igreja. Ao contrário disso, a Bíblia sempre trata a igreja como coletividade. Vejamos um exemplo: A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9:31). Quem é essa igreja? Uma única pessoa? Não!

A igreja na Bíblia é organizada e com liderança

(2) A igreja organizada e com liderança, que muitos têm rejeitado, encontra amplo respaldo na Bíblia e é o modelo dado por Deus para ser aplicado. Um exemplo interessante sobre isso foi dado pelo próprio Jesus, quando orientou a respeito do tratamento de problemas entre irmãos na fé (Mateus 18:15). Na orientação de Cristo o problema deveria ser tratado de maneira pessoal e, não havendo arrependimento, levado a testemunhas e, em última instância, era a igreja quem iria julgar a questão: “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17). Observe que a igreja aqui é um grupo de pessoas com autoridade (de Deus) para resolver questões como essa. Se cada pessoa fosse a igreja, o julgamento final de casos como esse poderia ter sido feito já pela primeira pessoa (já que ela seria a igreja). Mais uma vez não temos a ideia de igreja como sendo uma única pessoa. Observamos uma organização composta por várias pessoas e com liderança constituída.

(3) A organização de igrejas em diversas localidades era muito comum nos relatos bíblicos: “tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26). Observe que Barnabé e Paulo se reúnem em um determinado lugar onde havia uma igreja constituída e organizada. A igreja organizada ainda contava com pessoas especialmente levantadas por Deus (dentro do grupo chamado igreja) para a edificação mútua e coletiva: “Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo” (Atos 13:1).

A igreja bíblica é pastoreada

(4) Paulo, um dos maiores plantadores de igrejas mencionado na Bíblia, promovia o levantamento de lideranças para as igrejas, com o objetivo de supervisão, ensino e acompanhamento da obra: “E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido” (Atos 14:23). Isso nos mostra claramente que a organização de lideranças, as quais as pessoas deveriam se submeter em amor (claro, enquanto estivessem corretas segundo as escrituras), era uma forma de organização e fortalecimento de igrejas e era o modo como Deus as organizava e as usava. Se cada pessoa fosse a igreja não seria necessário tal cuidado de Paulo em eleger líderes preparados para cuidar de grupos de pessoas. A esse fato soma-se a orientação bíblica de honrarmos os líderes da igreja: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hebreus 13:17).

O que é a igreja, então?

(5) Nenhum indivíduo sozinho é a igreja, isto é fato! Uma definição simples de igreja (igreja visível) é a reunião dos seguidores de Jesus de Nazaré, que se reúnem em determinado local (não necessariamente em templos), em determinados momentos para realizarem tarefas ordenadas por Deus à sua igreja, tais como ensino, evangelização, cooperação mútuas, encorajamento, adoração a Deus, etc. E também, não poderíamos nos esquecer que também fazem parte da igreja de Deus (que chamamos igreja invisível), aqueles que já morreram em Cristo e que já estão com o Senhor.

(6) Sendo assim, concluímos que o pensamento de que “eu sou a igreja sozinho”, que tem sido muito proclamado atualmente, não encontra respaldo na Bíblia. A igreja de uma pessoa só que muitos têm levantado por aí não é a igreja de Cristo.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado usando um método passo a passo para te guiar em como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente? Clique aqui e pegue seu Método passo a passo agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão