Razões claras porque você NÃO é a igreja de Cristo!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu sou convertido há pouco tempo e tenho muitas desavenças com esse modelo tradicional de igreja. Em minha opinião cada um de nós é a igreja. Eu posso ser a igreja em qualquer lugar, não preciso me reunir em um templo ou em um lugar que chamam de igreja e nem ter um pastor para me pastorear. Posso cultuar a Deus em minha casa, posso ser igreja mesmo se estiver sozinho em qualquer lugar. Me mostre na Bíblia onde está errado meu pensamento!

Caro leitor, em primeiro lugar precisamos esclarecer que a nossa opinião sobre algo não pode ser equiparada ao ensino da Bíblia sobre aquilo.

O que quero dizer é que a Bíblia é quem fornece a nós as diretrizes e não é a nossa opinião sobre os fatos que são as diretrizes! Por isso, gostaria de te convidar a ler o que a Bíblia diz sobre o que é a igreja.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Onde na bíblia diz que podemos ser a igreja sozinhos?

(1) É verdade que a definição bíblica do que é a igreja de Deus não está ligada a um templo ou um local físico específico.

Mas é verdade também que em nenhum texto bíblico encontramos a ideia de que a igreja seja uma única pessoa ou grupo de pessoas reunidas de qualquer forma, sem qualquer liderança.

Ou que uma única pessoa possa ser a igreja. Ao contrário disso, a Bíblia sempre trata a igreja como coletividade. Vejamos um exemplo:

A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9:31).

Quem é essa igreja? Uma única pessoa? Não!

A igreja na Bíblia é organizada e com liderança

(2) A igreja organizada e com liderança, que muitos têm rejeitado, encontra amplo respaldo na Bíblia e é o modelo dado por Deus para ser aplicado.

Um exemplo interessante sobre isso foi dado pelo próprio Jesus, quando orientou a respeito do tratamento de problemas entre irmãos na fé (Mateus 18:15).

Na orientação de Cristo o problema deveria ser tratado de maneira pessoal e, não havendo arrependimento, levado a testemunhas e, em última instância, era a igreja quem iria julgar a questão:

“E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17).

Observe que a igreja aqui é um grupo de pessoas com autoridade (de Deus) para resolver questões como essa.

Se cada pessoa fosse a igreja, o julgamento final de casos como esse poderia ter sido feito já pela primeira pessoa (já que ela seria a igreja).

Mais uma vez não temos a ideia de igreja como sendo uma única pessoa. Observamos uma organização composta por várias pessoas e com liderança constituída.

(3) A organização de igrejas em diversas localidades era muito comum nos relatos bíblicos: “tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26).

Observe que Barnabé e Paulo se reúnem em um determinado lugar onde havia uma igreja constituída e organizada.

A igreja organizada ainda contava com pessoas especialmente levantadas por Deus (dentro do grupo chamado igreja) para a edificação mútua e coletiva:

“Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo” (Atos 13:1).

A igreja bíblica é pastoreada

(4) Paulo, um dos maiores plantadores de igrejas mencionado na Bíblia, promovia o levantamento de lideranças para as igrejas, com o objetivo de supervisão, ensino e acompanhamento da obra:

“E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido” (Atos 14:23).

Isso nos mostra claramente que a organização de lideranças, as quais as pessoas deveriam se submeter em amor (claro, enquanto estivessem corretas segundo as escrituras), era uma forma de organização e fortalecimento de igrejas e era o modo como Deus as organizava e as usava.

Se cada pessoa fosse a igreja não seria necessário tal cuidado de Paulo em eleger líderes preparados para cuidar de grupos de pessoas. A esse fato soma-se a orientação bíblica de honrarmos os líderes da igreja:

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hebreus 13:17).

O que é a igreja, então?

(5) Nenhum indivíduo sozinho é a igreja, isto é fato! Uma definição simples de igreja (igreja visível) é a reunião dos seguidores de Jesus de Nazaré, que se reúnem em determinado local (não necessariamente em templos), em determinados momentos para realizarem tarefas ordenadas por Deus à sua igreja, tais como ensino, evangelização, cooperação mútuas, encorajamento, adoração a Deus, etc.

E também, não poderíamos nos esquecer que também fazem parte da igreja de Deus (que chamamos igreja invisível), aqueles que já morreram em Cristo e que já estão com o Senhor.

(6) Sendo assim, concluímos que o pensamento de que “eu sou a igreja sozinho”, que tem sido muito proclamado atualmente, não encontra respaldo na Bíblia. A igreja de uma pessoa só que muitos têm levantado por aí não é a igreja de Cristo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp