Por que Jeremias disse “não passo de uma criança”? Ele era criança quando Deus o chamou?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Quando o profeta Jeremias foi chamado pelo Senhor para o ministério de profeta, ele disse a Deus: não passo de uma criança. Eu gostaria de compreender se isso que ele disse tem a ver com a idade dele. Ele seria muito novo, uma criança, quando recebeu o chamado do Senhor para ser um profeta? Ou estamos diante de uma figura de linguagem?

Caro leitor, uma das maiores dificuldades de interpretação dos estudantes da Bíblia (em alguns textos bíblicos) é saber ao certo quando algum texto está usando uma figura de linguagem e quando está usando uma expressão que seja literal.

No estudo de hoje iremos avaliar essa fala de Jeremias, buscando compreender o que o profeta quis dizer a Deus quando expressou que não passava de uma criança.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

Por que Jeremias disse “não passo de uma criança”? 

(1) A primeira coisa que temos que buscar é saber se a expressão “não passo de uma criança” é literal ou figurada e buscar elementos no próprio contexto que nos indique isso.

Uma das formas de se fazer isso é analisar a palavra usada pelo profeta. A palavra que no português foi traduzida como “criança”, vem do hebraico “na Ìar”, que tem os significados de “menino, moço, servo, jovem, criado”.

Podemos observar aqui que a palavra não tem um uso focado apenas em criancinhas muito novas, mas também em alguém jovem, um rapaz, um moço, por exemplo. Veja este tipo de aplicação aqui:

“nada quero para mim, senão o que os rapazes (hebraico “na Ìar”) comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão” (Gênesis 14:24 – acréscimo meu entre parênteses).

Nesse texto de Gênesis observamos a aplicação da mesma palavra usada por Jeremias, mas aqui mostra claramente uma aplicação para jovens (não criancinhas pequeninas).

(2) Isso mostra que Jeremias está falando da sua idade, que ele considerava que era muito novo para ser um profeta do Senhor, ainda um incapaz em sua própria visão. Na sequência Deus responde ao profeta:

“Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás” (Jeremias 1:7).

Deus não concorda com Jeremias! Não que ele não fosse um jovem, pois ele, de fato, era, mas Deus não concorda que o jovem profeta diga que é uma criança com o objetivo de dizer a Deus que ele era incapaz de cumprir essa missão devido ter uma idade menor do que considerava ideal para ser um profeta do Senhor!

Isso porque era o próprio Deus quem o estava enviando. Então, ainda que jovem, estava sendo capacitado pelo Deus de Israel para a missão.

(3) Esse tipo de reação de Jeremias, de não se achar capacitado, era bem comum. Podemos perceber que vários homens de Deus quando foram chamados deram algumas desculpas a Deus para não fazer o trabalho que Deus queria, achando-se incapacitados para esse trabalho.

Moisés, por exemplo, disse que não era eloquente, que era pesado de língua (Êxodo 4:10). Isaías disse que era homem de lábios impuros (Isaías 6:5).

Salomão, como Jeremias, também diz a Deus que não passava de uma criança (1 Reis 3:7). Jeremias, diante da fala fortíssima de Deus de que o havia escolhido desde o ventre da mãe e o constituiu profeta (Jeremias 1:5), deu uma primeira desculpa: “Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar…” (Jeremias 1:6).

(4) Observe que diante da fala do Senhor de que ele seria profeta, Jeremias diz que não sabe usar bem a fala, ou seja, ele não acha que poderia ser um profeta, cuja principal atividade é usar a fala para levar a palavra de Deus!

É possível que Jeremias fosse um jovem tímido, um pouco retraído e, por isso, não se via capaz de cumprir esse ministério! Na sequência de sua fala ele explica que, aos seus olhos, não passava de uma criança.

É possível que Jeremias fosse ainda bem jovem quando foi chamado (mas não uma criancinha). Talvez ele tivesse em mente os experientes e conhecidos profetas que já passaram por Israel e quando olhava para si não se via capacitado para ser como eles sendo tão jovem!

Mas o Deus de Israel é aquele que capacita e fez dele um dos grandes profetas em Israel! Glória a Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp