Moisés era gago? Por que nos filmes ele fala normalmente?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Sem categoria | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Por que muita gente diz que Moisés era gago, mas nos filmes ele sempre aparece falando bem, conversando normal? Sempre ouvi em pregações que Moisés tinha algum tipo de gagueira, por isso, não queria falar diretamente ao faraó e, assim, Deus mandou Arão para ajudá-lo. Gostaria de entender o que significa esse “pesado de língua” que o texto menciona?

Caro leitor, quando Deus chama Moisés ele sente o peso desse grandioso chamado e começa a dar certas “desculpas” a Deus com o objetivo de se esquivar da sua responsabilidade.

Uma delas era sobre a dificuldade que tinha de falar. Mas que tipo de dificuldade seria essa? Vamos buscar descobrir com a análise do texto.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Moisés era gago? O que significa a expressão pesado de língua?

(1) Depois de Deus dar a Moisés grandes sinais para apresentar diante do povo e de Faraó, como o bordão que se transformou em serpente (Êxodo 4:2-4) e a mão que pegava lepra e depois se curava (Êxodo 4:6-8), ainda assim, Moisés não se sentiu à altura da missão que Deus havia lhe dado.

Na sequência desses sinais dados, Moisés diz a Deus: “Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua” (Êxodo 4:10).

Moisés reclama de uma suposta dificuldade de comunicação. Então, precisamos considerar que inicialmente Moisés não queria a missão.

Quando não queremos algo temos a tendência de exagerar os obstáculos para justificar nossa ausência, para justificar nossa negativa. Isso precisa ser considerado na alegação de Moisés!

Mas que tipo de dificuldade seria essa que Moisés alega. Vejamos o significado das palavras usadas por Moisés e não aceitas por Deus como algo que o desqualificaria!

(2) Analisemos agora as expressões usadas por Moisés “eloquente”, “pesado de boca” e “pesado de língua”. Eloquente no português, vem do hebraico “dabar” e indica discurso, palavra, fala, declaração.

Em termos positivos é a capacidade de usar a fala de uma maneira habilidosa para comunicar coisas!

Moisés está indicando aqui que não era uma pessoa que tinha a melhor das orátórias (na visão dele), a capacidade de comunicação tão apurada. Ele não era um “comunicador” na visão dele. Possivelmente, depois de todos esses 40 anos no deserto cuidando de animais, Moisés tenha vivido bastante tempo de silêncio!

Pesado de boca é a palavra hebraica “kabed” (pesado, grande, abundante) e “peh” (boca).

Aqui a interpretação é difícil. O que indicaria pesado de boca? Algum dificuldade de fala? Uma voz com pouca potência para falar alto? Pouca capacidade de se comunicar com fluência? Algum nível de gagueira? Não se sabe exatamente a que ele se referia.

(3) Por fim, pesado de língua é a palavra hebraica “kabed” (pesado, grande, abundante) e “lashown” (língua, linguagem) que é um sinônimo da expressão anterior.

Com essas informações creio que não podemos, como alguns fazem, determinar que Moisés era gago, por exemplo.

Apesar da gagueira ser uma condição que se encaixa bem na expressão figurada “pesado de língua”, pois é uma dificuldade real de formar as palavras corretamente (como que sentindo a língua pesada para formar as palavras), não temos como saber ao certo se era isso.

Essas expressões, porém, podem estar “contaminadas” com um exagero de Moisés para “sair fora” da missão que Deus tinha para ele!

(4) Como já mencionei, as figuras que Moisés usa para falar de sua dificuldade na fala pública podem significar que era gago, mas também podem significar, por exemplo, que Moisés não era alguém que falava alto, que conseguia projetar sua voz para falar a uma multidão como um líder faz.

Ou que Moisés tivesse alguma dificuldade de formar palavras e pensamentos de forma rápida como um líder comunicador geralmente faz.

Ou ainda, aceito por alguns, que diante da missão de ter de ir à corte Egípcia, Moisés estaria indicando que não teria espaço para falar lá (devido ao seu passado de ter matado um egípcio).

E, claro, não podemos negar que tudo isso pudesse ser também uma desculpa, um menosprezo de si mesmo da parte de Moisés, que não queria pegar essa missão.

(5) Porém, o fato de maior relevância não é a dificuldade de fala de Moisés que não sabemos ao certo qual era, mas a resposta de Deus: “Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?” (Êxodo 4:11).

Deus demonstra que tem conhecimento total de Moisés, Ele o fez, o criou, o chamou e sabe exatamente como iria trabalhar através de Moisés, capacitando-o para a obra.

É assim que Deus faz em nós! Não importa nossa incapacidade, Deus nos torna capazes!

Por fim, temos diversos registros de Moisés dizendo coisas. Ou seja, seja qual tenha sido sua dificuldade, ele foi superando e fazendo a obra de Deus!

Moisés disse: Assim diz o SENHOR: Cerca da meia-noite passarei pelo meio do Egito” (Êxodo 11:4)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp