Onde está na Bíblia que Jesus tinha 33 anos de idade quando morreu?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Desde que me entendo por gente ouço fala que Jesus tinha 33 anos de idade quando morreu. Por esses tempos tenho tido mais desejo de conhecer a fundo a Palavra de Deus e procurei saber onde teria esse versículo com essa idade de Cristo, mas não encontrei. Jesus tinha mesmo essa idade quando morreu? Onde podemos encontrar esses detalhes na Bíblia Sagrada?

“Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou” (Lucas 23:46).

Você não encontrará na Bíblia nenhum versículo categoricamente dizendo que Jesus morreu com 33 anos de idade! Não temos esse verso. Mas isso significa que está errado dizer que Jesus morreu com essa idade? Não está! E vou mostrar porquê.

Quando se é um estudante aplicado da Bíblia, é importante não somente repetir informações que ouviu, mas entender as informações de forma lógica. Por exemplo, por que se afirma que Jesus morreu com a idade de 33 anos? Vou te explicar!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Jesus tinha 33 anos de idade quando morreu?

(1) Se você procurar um verso na Bíblia dizendo que Jesus tinha 33 anos de idade quando morreu não irá encontrar. Nenhum dos evangelistas que narraram a história de Jesus se preocupou em registrar essa informação.

São poucos os registros descrevendo fatos relacionados a idade de Cristo. Somente Lucas se preocupou em registrar algumas idades de Jesus: temos um registro de um fato quando Jesus tinha doze anos:

“Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa” (Lucas 2:42).

E outro registro do início do ministério de Jesus aos 30 anos de idade: “Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério…” (Lucas 3:23).

(2) Sendo assim, não havendo menção da idade de Cristo quando morreu, por que as pessoas afirmam que Jesus tinha 33 anos de idade quando morreu? A resposta está em uma combinação de análises de passagens de dois dos evangelhos (Lucas e João).

Em Lucas 3:23 nos é relatado a idade com que Jesus inicia seu ministério: “Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério…” (Lucas 3:23).

Somado a essa menção, temos no livro de João a menção de quatro festas da páscoa após o início do ministério de Jesus:

(i) João 2:13-23;

(ii) João 5:1;

(iii) João 6:4

(iv) A última páscoa quando ele foi crucificado.

Sabemos que a páscoa dos judeus era realizada anualmente no mês de Abibe ou Nisã (Êxodo 34:18).

(3) Logo, somando essas duas evidências, podemos chegar na idade de 33 anos. Se considerarmos que essa primeira páscoa citada por João (João 2:13-23) foi quando Jesus tinha 30 anos de idade (Ou seja, no ano em que ele completou seus 30 anos), logo, com 31 anos foi a segunda páscoa citada (João 5:1), com 32 anos a terceira páscoa citada (João 6:4) e com 33 anos a páscoa em que ele foi crucificado.

Sendo assim, parece razoável crer que Jesus tinha realmente por volta de 33 anos quando foi crucificado. Apesar de muitos irem um pouco além, desejando precisar até mesmo os anos e meses que Jesus tinha, isso não tem como ser tão preciso em nível de meses, pois nos falta a data exata de nascimento dele, sendo, então, impossível precisar anos e meses.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp