Por que as mulheres de hoje não usam véu se a Bíblia manda usar?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Por que a maioria das igrejas de hoje em dia peca contra a palavra de Deus, já que em 1 Coríntios o apóstolo Paulo manda as mulheres usarem o véu e isso não é feito? Somente uma igreja é verdadeira e é a que todos sabem que as mulheres usam o véu! As outras são falsas! Você tem uma explicação para isso?

Caro leitor, o texto onde o apóstolo Paulo fala a respeito de véu está em uma de suas cartas enviadas a igreja de Corinto, e diz:

“Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada” (1 Coríntios 11:5).

Estaria esse verso dando uma ordem para que todas as mulheres, em todas as épocas, de toda a igreja de Cristo, usem o véu publicamente na igreja?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O uso do véu na Bíblia

(1) Para entender essa questão do uso do véu, precisamos compreender o que motivou Paulo a escrever sobre esse tema.

Observe que ele começa esse trecho falando sobre um tipo submissão, de sujeição positiva mostrada através de honra e respeito:

“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11:3).

Aqui Paulo parece mostrar que Cristo honrou a Deus sendo submisso em sua passagem pela terra, ao passo que a mulher deve honrar o homem sendo também submissa a ele em Suas missões conjuntas e o homem e mulher, juntos, honrar Cristo e Deus!

Ou seja, a ideia central é de companheirismo e total sintonia na missão e papel de cada um e não de sujeição violenta, diminuição do outro ou coisas do tipo.

Isso se vê no padrão usado, que é a própria relação do Senhor Jesus Cristo com Deus Pai! Uma relação de honra perfeita!

Os problemas da igreja de Corinto sobre véu

(2) Isso nos leva a concluir que existia nessa igreja fortes problemas de insubmissão. Paulo tratou desse problema novamente em 1 Coríntios 14:34-35, onde ele ordena que mulheres ficassem caladas e interrogassem o marido em casa!

Ou seja, o texto parece nos indicar um tratamento de problemas pontuais no relacionamento de lideranças da igreja e a atitude de algumas mulheres e não uma passagem de doutrinas a serem seguidas como regra para toda a igreja em todos os tempos.

A questão a ser resolvida era ali, daquela igreja. E Paulo a estava resolvendo sob a ótica local!

Mas isso nos leva a questionar: qual seria o objetivo de Paulo ao mandar mulheres usarem um véu? O que isso resolvia no problema de insubmissão de muitas mulheres?

O que era o véu?

(3) Para responder a isso, precisamos entender o que era o véu. Alguns pensam que Paulo esteja se referindo aqui àquele pedaço de pano usado para cobrir o cabelo e parte do rosto. 

Mas existem estudiosos que pensam que Paulo se refira a um estilo de penteado, onde o cabelo ficava preso de determinada forma, trazendo uma diferenciação na aparência da mulher.

As duas coisas são possíveis. E as duas apontariam que, dentro daquela cidade, mulheres sem véu em público ou mesmo com certos tipos de penteados, não eram mulheres de família, bem vistas!

É possível que mulheres cristãs estavam aderindo a modismos não somente na aparência, mas na forma de se portar. E esses modismos estavam adentrando a igreja e causando desordem.

Isso parece nos indicar, seja qual for o sentido desse véu, que o uso dele diferenciava mulheres submissas e “de família” daquelas que agiam com insubmissão em público ou na igreja, fazendo coisas que não eram corretas!

Essa diferenciação com o uso desse véu parece resolver, na visão do apóstolo, aquelas problemáticas pontuais na igreja de Corinto.

(4) Observe que Paulo também coloca uma regra para os homens: “Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça” (1 Coríntios 11:4).

Aqui parece haver uma necessidade de diferenciação. Os homens não participavam dos cultos com a cabeça coberta com véu (pano).

Ou, no caso desse véu ser um penteado, homens de cabelo comprido não deveriam fazer penteados e ficar parecidos com as mulheres, pois deveria haver diferenciação.

A igreja de Corinto parece andar na direção de retirar a distinção da aparência entre homens e mulheres, o que foi visto como uma ação que prejudicava a ordem e a decência do culto.

Seja qual for essa possibilidade, mais uma vez Paulo parece tratar questões exclusivas do funcionamento daquela igreja e não estar criando regras para outras igrejas que sequer tinham problemas parecidos.

(5) Sendo assim, não vejo que a igreja verdadeira seja aquela onde mulheres usam véu e homens não usam.

Se esse fosse um fator fundamental, por que em outros escritos, cartas, doutrinas e orientações passadas a várias igrejas na Bíblia, esse tema sequer é mencionado novamente?

Se é um tema de importância máxima, que diferenciasse verdadeiros crentes de falsos crentes, seria ao menos lógico que ele aparecesse muito mais vezes na Bíblia, dada sua importância!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp